terça-feira, 17 de novembro de 2020

E o próximo a ser arquivado vai ser o Estorilgate

Um dos maiores atropelos a verdade desportiva na história do futebol mundial. Com um sem número de façanhas e intervenientes.

Uma história que começa com a claque do Porto a invadir o relvado no intervalo do jogo alegando que a bancada podia ruir. Foi feita uma vistoria nessa altura que deu a bancada como segura, mas a claque do Porto tornou impossivel o recomeço do jogo.

 

Mais tarde um relatório do LNEC confirmou que a bancada não tinha qualquer problema.

A história proseguiu com a Liga de Proença a quebrar os regulamentos e a permitir que a segunda parte do jogo se realizasse 37 dias depois, em vez de o fazer no dia seguinte como seria o mais natural.

Com isto permitiu que o Porto muito debelitado (por exemplo a jogar com 2 laterais a extremos) recuperasse vários jogadores para a segunda parte. Em vez de José Sá, Ricardo Pereira, Diego Reyes, Layun, Danilo e Aboubakar, o Porto recomeçou com Casillas, Marcano, Sérgio Oliveira, Corona, Brahimi e Soares (que de não convocado para a primeira parte passou a marcar 2 golos na segunda).


Depois entra o capitulo da arbitragem. No golo do empate do Porto existem 3 jogadores fora-de-jogo.

O fiscal-de-linha que não conseguiu ver estes 3 jogadores em posição irregular é Sérgio Jesus que na época passada festejou um golo do Famalicão contra o Benfica para a Taça de Portugal.

 

Mas se um fiscal de linha não ver um fora-de-jogo destes é mau, então o que dizer do VAR Luis Ferreira não ter "visto"? Ele que foi advogado de defesa no processo Apito Dourado e que uma das suas grandes façanhas como árbitro é ter validade 3 golos irregulares ao Boavista no Estádio da Luz no espaço de 25 minutos.

O próximo capitulo chega logo após o apito final. Ivo Vieira, na altura treinador do Estoril disse algumas coisas curiosas. Uns dias depois, Abner, defesa-esquerdo que estava emprestado pelo Real Madrid (um passador naquela segunda parte do jogo) foi devolvido, mesmo com a janela de transferências já fechada.

E a cereja no topo do bolo acabaram por ser os 784 mil euros que o Porto pagou ao Estoril uma semana antes do jogo por dividas antigas que não apareciam nos relatórios de contas anteriores.

 

E tudo acabou em bem como se pode ver pelo ar de felicidade de Vasco Santos após essa partida.

É dificil entender como é que algo tão descarado como isto tenha sequer sido possível fazer. Mas mais ainda é que depois de tudo somado provavelmente ninguém vá ser responsabilizado. Num país normal era averiguado quem tinha incitado a invasão do relvado. Era averiguada a Liga de clubes sobre o porquê do jogo ter sido retomado depois da data permitida pelos regulamentos em vez de o fazer no dia seguinte. Era averiguado um VAR que com recurso a imagens ignora um fora-de-jogo claro. Eram averiguadas as declarações do treinador do Estoril e o desempenho de alguns jogadores do clube. Era averiguado o porquê da devolução do Estoril, em Fevereiro, de um jogador emprestado. E eram averiguadas as contas entre os dois clubes e o porquê do timing daquele pagamento.

Mas em Portugal a justiça anda a reboque da comunicação social. E essa como nós sabemos abafa tudo e mais alguma coisa que tenha a ver com Porto e Sporting. E portanto o processo deve lá estar bem guardado no fundo de uma gaveta até que num momento oportuno seja arquivado.

4 comentários:

  1. https://bancada.pt/artigos/portugal/pj-imputa-ao-correio-da-manha-alegados-pagamentos-ao-arguido-do-cashball

    ResponderEliminar
  2. Este jogo Corrupto é o q mais me revolta. a jogarem mal como a merda, quase a levarem o 2-0, brahimi quase a ser expulso, Não quiseram jogar a 2ª parte e arriscar uma derrota iminente, mandam invadir o relvado, fogem logo para o Porto uma hora depois, mandam na Liga e na FPF, teriam q jogar no dia seguinte, a cobarde e amestrada CS nada piou, Isto é uma Guerra pela Verdade desportiva e só Unidos é que poderemos derrotar esta corja imunda Corrupta, Batoteira e cheia de amarelinha.

    ResponderEliminar
  3. Na 2ª parte, os jogadores do Estoril nem se mexiam, pareciam zombies, olhavam uns para os outros a ver quem é que ía à bola, e depois aquele ar de desalento próprio de maus actores, "eh pá, aquela bola era tua…".
    Se não fosse pelo Benfica que Amamos, já tinha deixado de ver Futebol em Portugal, tenho Vergonha desta Justiça, e andam a brincar com ela e com a nossa dignidade, o Poder Político e Judicial anda mto "distraído", isto vai minando a coesão social de todo um País e depois ficam mto indignados quando alguém "perde a cabeça".
    este processo vai morrer na gaveta da PJ, ou melhor, vai sair um despacho onde nada é posto em causa e oficialmente não se passou nada.

    ResponderEliminar
  4. Pouca gente se lembra da reacção do presidente do Estoril quando se soube do pagamento. Que era mentira, que ia processar quem tinha levantado essa suspeita.
    À noite o badalhoco traques vaio confirmar o pagamento. Com as "justificações" conhecidas.
    Nunca mais se ouviu o tal presidente. Se o pagamento era legal, normal, porque teve aquela reacção inicial? Se não houvesse problema confirmava e dizia o porquê do pagamento.
    Trafulhice óbvia.
    Mas podemos esperar sentados que alguma vez isto seja investigado. Para ser investigado a PJ e o MP teria feito buscas no FCP e no Estoril. Não as fez. Obviamente o processo jaz no fundo duma gaveta, aceleradamente trabalhado para prescrever.
    mlm

    ResponderEliminar