quarta-feira, 15 de julho de 2020

Um abre olhos para o Benfiquismo do tiki taka

Tenho evitado falar aqui de Weigl porque embora eu não concordasse com a sua titularidade, até hoje sempre me pareceu um bom profissional. Achava que com outro contexto, com uma defesa mais forte, com jogadores mais agressivos na frente ele e com uma mudança na sua forma de jogar ele até podia resultar.

Depois do que vi hoje, da forma como foi engolido no meio campo e principalmente como se tentou fazer expulsar por mais do que uma vez, acabaram as minhas dúvidas. Pode ir a vida dele. "O melhor jogador do Benfica", segundo o Benfiquismo do tiki-taka, acabou por ser o maior erro de Vieira desde que está no Benfica.

A única medida elogiada nesta época pelos experts das redes sociais, e que até os fez correr nus pela rua, foi aquela que entregou o titulo ao Porto. Uma medida que ainda por cima fez sair Gedson e que sentou a grande promessa da formação deste plantel durante meio ano. Tudo ao contrário do rumo que o Benfica vinha seguindo. Fossem aqueles 20 milhões para um Tapsoba e hoje ja estariamos a festejar o Bi Campeonato.

Para demonstrar o desastre que foi esta entrada, aqui ficam algumas estatisticas para aqueles que ficam deliciados com a percentagem de passes certos do Alemão.




Desde a sua entrada na equipa sofremos 20 golos quando tinhamos sofrido apenas 5 até esse momento (não esquecer 5 sofridos para a Taça de Portugal e outros 5 para a Liga Europa). Marcamos menos 11 golos. Em termos de diferença de golos temos um saldo ridiculo de +7 em 17 jornadas. E a média de pontos conquistados por jogo passou de 2,8 para 1,7.

Quanto a outras estatisticas do "melhor jogador do Benfica" aqui ficam estes números.


O homem da qualidade de passe tem na sua carreira como sénior 2 (DUAS) assistências em aproximadamente 18000 minutos. E sabem porquê? Porque não arrisca um passe. E assim Gabriel, que passa o jogo a arriscar bolas nas costas da defesa adversária, leva na cabeça dos adeptos porque tem apenas 80% de acerto no passe. Já Weigl passa o jogo a meter bolas no Nuno Tavares, Ruben Dias, Jardel e André Almeida (sempre no pé) é idolatrado porque acaba quase sempre com mais de 95%.

E depois ainda aparecem estas estatisticas de que ele faz passes em progressão omitindo que ele pega na bola ainda atrás dos centrais. Para não ter uma média de passes verticais positiva a cada 5 passes tinha de meter uma bola no guarda-redes. Mas depois nesse jogo saiu o Samaris e ele fica em campo e levamos 2. Com o Famalicão saiu o Gabriel e ficou ele e eles empatam (tiveram mais oportunidades em 15 minutos que no resto do jogo). Hoje saiu ele e vencemos por 2-0 sem sofrer golos (4 oportunidades do Guimarães em 30 minutos antes dele sair. 1 oportunidade num remate de fora-de-area depois dele sair).

É impressionante o endeusamento deste tipo de jogadores no Benfica. Um jogador que já nem sequer era titular no Dortmund. Um jogador que veio de um clube onde é natural não se ganhar. E fazemos dele um deus enquanto a equipa se enterra desde a sua chegada

Espero que Nelson Verissimo aproveite esta oportunidade para o tirar da equipa (não vai jogar na proxima jornada) e que na Taça apareça com Florentino ou Samaris a formar dupla com Gabriel. Se o fizer e ainda tivermos Taarabt numa das alas, temos boas hipoteses de ganhar um novo animo para a proxima época.

P.S. Vai haver pessoal a dizer que não jogámos nada. E aí é que está a questão. Não jogámos mesmo nada. Mas na segunda parte eles bateram contra um muro até que se lhes acabou a força. E depois disso tivemos o golo e mais duas oportunidades. E com mais 10 minutos era capaz de dar goleada. E é isto que os adeptos também têm que perceber. É assim que se ganham campeonatos.

10 comentários:

  1. Venho a defender isso desde que o Weiga chegou, mas o seu endeusamento por esses blogues fora até me fizeram duvidar daquilo que via.
    Alguém se lembra de uma assistência dele? De um grande passe de ruptura? De uma jogada de fazer levantar o estádio? De ser uma parede intransponível para os adversários? Um médio?
    E ainda por cima quando vem é para a posição menos carenciada no clube nessa altura.
    Pode ser que na próxima época consigam a colocação da mesma forma que colocaram o Brilhantina, já não era mau.

    ResponderEliminar
  2. Não é bonito personalizarmos as nossas críticas num jogador, mas Weigl é como o Grimaldo outro "menino bonito", "não sabem jogar mal"; e embora não me consiga recordar de um jogo verdadeiramente mau do Weigl, há um antes e um depois dele, por mais que não queiramos ser injustos com um jogador em particular os dados são inegáveis, e estou em crer que a tal "revolta" no balneário começou por aí, ou melhor pelo tratamento que foi dado ao Florentino por causa do Weigl. Talvez, não sei, mas os números do antes e do depois são de uma discrepância inegável.

    ResponderEliminar
  3. "...Fossem aqueles 20 milhões para um Tapsoba e hoje ja estariamos a festejar o Bi Campeonato..."... completamente de acordo!!! 100%!!!

    ResponderEliminar
  4. Para mim, o Weigl não é um 6,é mais oito e se jogar num meio campo a 3 vai-se evidenciar.Há 2,3 épocas sobressaía mo meio campo do Borussia.
    Tb penso que deviamos ter investido num central que entrasse na equipa e agora seríamos nós a festejar o 38.

    ResponderEliminar
  5. O comentário tem muito sumo. Os números não enganam. Também prefiro o Florentino que acabou de ganhar o lugar.
    Em relação aos números do campeonato os adeptos gostam muito de ignorar outros números. A razão disso é que não sei. Talvez vergonha.

    2019/20: Este ano, no 2º ano de BL, o Benfica tem sido continuamente prejudicado até agora em 11 pontos enquanto os fruteiros, são ajudados com um recorde de, até hoje, 18 pontos!! Uma diferença de 29 pontos.
    Se acham 29 muitos pontos, podem retirar 20 pontos.

    Benfica...... 67 (-11) = 78
    Corruptos..73 (+18) = 55
    Sporting….. 56 (+9) = 47

    ResponderEliminar
  6. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. O Weigl é bom jogador num enquadramento certo. O erro foi pensar que o campeonato estaria mais ou menos no bolso e que seria urgente colocar o alemão a jogar para estar mais familiarizado com a equipa nos jogos europeus. Por muito bom que seja um jogador, se ele entra numa equipa quase sem treinos com os colegas, a equipa ressente-se. Houve uma tentativa de integração rápida que correu mal. Ainda para mais o Gabriel teve aquele problema na vista que já o terá afetado nos últmos jogos em que participou, os quais foram os primeiros jopgos do alemão.
    Portanto as coisas não são branco ou preto. Há várias causas que contribuíram para o insucesso. Por exemplo, quando vencíamos o Portimonense por 2-0, o Grimaldo e o Jardel lesionaram-se e foi depois disso que o Portimonense empatou.
    O nosso campeonato está cheio de ratice e o Weigl não serve neste contexto. Mas atenção que o Tapsoba também poderia não servir. Imaginem que esse rapaz, com cerca de 20 anos, tinha sido contratado pelo Benfica em Janeiro e logo no início de um jogo Porto-Benfica usava o corpo a corpo para impedir a progressão de um Marega e que este, formado na escola superior de ratice, se atirava para o chão e o árbitro resolvia expulsar o Tapsoba (recordam-se do jogo Guimarães Porto?). O rapaz era torrado pela comunicação social e agora estavam os benfiquistas a criticar a sua contratação. Apesar de tudo, um Weigl é 3 anos mais velho e a idade poderia indicar uma maior maturidade para suportar a pressão que a comunicação social coloca sempre sobre 1 ou 2 jogadores do Benfica para os desestabizar emocionalmente. O facto de ter vindo de um Borussia Dortmund dava-lhe um estatudo mais protetor do que o que teria um Tapsoba vindo de um Guimarães. Agora é muito fácil dizer que o Tapsoba teria sido uma melhor contrataçao, mas se tivéssemos contratado o Tapsoba, talvez tivéssemos agora uma opinião totalmente contrária.
    Quanto à comparação Florentino, Weigl, só faço uma pergunta: se o Benfica vendesse o Florentino por 25 milhões que achavam? Certamente diriam que valeria muito mais. As dificuldades também são importantes para que os jogadores adquiram a resiliência dos grandes profissionais. O Florentino vai bem a tempo de se tornar num dos maiores médios mundiais.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
  7. Weigl pode vir de um clube que não está habituado a ganhar, mas vem de um país/campeonato onde se exige sempre o máximo e disciplina.

    Essas do não arrisca um passe deve ser das maiores "frases feitas" para falar dele. Diz quantos jogadores do Benfica lhe dão linhas de passe para a frente? A circulação de bola do Benfica é quase sempre feita em "U" e ele faz sempre tudo em prol da equipa, faz o passe para que a equipa não perca a bola. O Gabriel é que é bom quando faz passes completamente descabidos que nos expõem.

    Culpar a compra do Weigl pela perda do campeonato é anedótico. Foi com o Weigl que chegamos aos 7 pontos de distância. No plantel saiu em Janeiro RDT que se calhar não era tão incompetente como isso. Quando vês jogadores a desistir de jogadas propositadamente o Weigl não pode ser culpa de tudo

    Já agora, segundo a tua análise podemos dizer que o Bruno Lage é mau treinador por causa do Weigl. Em 38 jogos tinha 36 vitórias, depois foi o descalabro que se viu. Culpa do Weigl, claro.

    É uma truta como nunca sacamos, alemão, promissor, num clube top da alemanha (perdeu o lugar? Teve uma rotura de ligamentos na época passada) e ainda dizemos mal. O que é bom é levar com Almeidas e Pizzis que andam a queimar os colegas em jantares com amigos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com Almeida e Pizzi vi o Benfica ser Tetra Campeão. Com Weigl vi o Benfica perder ou empatar mais jogos do que ganhar. E realmente é chato ter um médio que marca 29 golos e faz 17 assistências. E em todas as provas. É melhor um Weigl que precisa de 9 jogos para fazer 1 passe para finalização (vai espreitar no fura redes a comparação com Florentino).

      Se calhar no Dortmund também obrigavam o Weigl a jogar em U e também não lhe davam linhas de passe já que ele em 171 jogos só conseguiu fazer uma assistência para golo. O Gabriel realmente fez ali 2 passes descabidos contra o Boavista chamados de assistências para golo. Duas num jogo. Talvez daqui a 300 jogos o Weigl o consiga igualar.

      E não. A culpa do descalabro não foi só dele mas se ontem não conseguis-te ver a diferença do Benfica com e sem Weigl então estás em negação.

      Eliminar
    2. Viste o Gabriel fazer dois passes para golo porque adormeceste e tiveste um sonho.Passar a bola para as mãos do guarda redes nem no Tugão é assistência e mentir é feio.

      Eliminar
  8. O Weigl não tem de fazer passes para golo ou pediamos ao Fejsa para fazer isso? Ou ao Matic? Ou ao Javi Garcia? Não acho que sim. É um jogador de passe curto e futebol rendilhado. O Dortmind nunca na vida tem circulação em "U" joga num sistema totalmente diferente

    Viste o Benfica ser treta com Almeida e Pizzi, como jogadores titulares do onze ou como jogadores que eram úteis para estar no plantel?

    Fica atento e vê entre quantidade de perdas de bola infantis que esses dois têm. O Pizzi ainda lhe dou crédito porque tem alguma qualidade, agora o outro é medíocre.

    Mas o campeonato foi à vida, agora é fácil dizer isto e aquilo.

    Bem haja e viva o Benfica

    ResponderEliminar