quarta-feira, 8 de julho de 2020

Jorge Jesus

Para dar um contexto do que acho sobre a possibilidade de Jesus voltar ao Benfica começo por deixar as minhas posições ao longo dos últimos anos.

Quando Jorge Jesus perdeu tudo em 2012/2013 eu defendi a sua continuidade. A época tinha sido brilhante até aquele final traumático. Mas das coisas que mais gosto é de ver o Benfica jogar. 2 vezes por semana, todas as semanas e em várias competições. E naquele ano o Benfica quase atingiu o número máximo de jogos possíveis. Sentia que era uma questão de forçar mais um ano para os titulos aparecerem.

Quando Jesus saiu no final de 2014/2015 fiquei chocado de inicio. Nunca me tinha agradado a ideia de apostar na formação até pelo exemplo de Sporting.

Mas após o inédito Tetra e de uma integração e mistura de jovens com jogadores experientes bem conseguida achei que tinha sido uma boa decisão. É que a situação financeira no final de 2014/2015 era má e para venda tinhamos apenas Gaitan e Talisca que nem tinha acabado a época a titular. Hoje estamos numa situação incomparavelmente melhor em termos financeiros.

O problema começou depois destes 2 anos pós JJ. Todos os jovens lançados nesse periodo saíram (Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Renato Sanches e Gonçalo Guedes) e ficaram os mesmos já a entrar em final de carreira para tentar integrar um novo conjunto de jogadores.

Para além destes, e ao longo destes ultimos 3 anos, foram saindo outros jogadores como Luisão, Eliseu, Fejsa, Talisca, Carrilo, Salvio, Raul Jimenez e Jonas. Para os seus lugares foram entrando Grimaldo, Conti, Ferro, Weigl, Cervi, Zivkovic, Rafa ou Chiquinho. A juntar a isto os jogadores da formação deixaram de precisar de passar pela equipa B.

No Benfica actual existem duas correntes. A do presidente que chegou a um ponto onde acha que tudo se revolve com a formação. A da estrutura que acha que o mais importante é a técnica acima de tudo o resto. Um trinco não tem de ser agressivo desde que tenha 95% de acerto no passe. Um central não precisa de ganhar bolas de cabeça ou duelos individuais se souber sair a jogar. Até um guarda-redes antes de defender umas bolas tem de saber jogar com os pés (foi onde se gastaram mais energias no inicio desta época).

E com esta brincadeira, na frente de ataque, temos para 3 posições Rafa, Pizzi, Cervi, Chiquinho, Zivkovic e Jota (e já contratamos Pedrinho). Nenhum deles passa do 1.70m. Nenhum deles ganha uma bola de cabeça ou um corpo a corpo e a maior parte deles nem sequer são agressivos. Como é que uma equipa assim consegue pressionar um adversário que tenha um minimo de qualidade?

No meio campo, de longe a posição mais bem apetrechada, decidimos também adicionar mais um bocado de macieza a equipa com Weigl. Mas o que interessa é que ele não falha passes (tenho de fazer um post sobre o rapaz).

Na defesa temos jogadores que não ganham bolas de cabeça e que também perdem maior parte dos duelos individuais.

E isto não é apenas um problema do presidente ou da estrutura do futebol. É também um problema do Benfica. Dos seus adeptos que interiorizaram esta cultura de "Lateral Esquerdo". Do que tenho lido mais com este possível regresso de JJ é que Tiago Dantas nunca vai calçar no Benfica. É este tipo de coisas que preocupa muita gente. Que um jogador que nem 60kg tem seja mais uma estrela da companhia.

Uma companhia que é a que menos faltas faz no campeonato. A mais driblada e apenas a quarta com maior percentagem de posse de bola atrás de Porto, Braga e Sporting (retirado do whoscored). Uma companhia que sofre mais do que um golo de equipas como Belenenses, Portimonense, Maritimo ou Santa Clara (4 na propria casa).

E é esta a razão que me faz aceitar a vinda de Jorge Jesus. Porque se não vier ele, ou alguém como ele na próxima época, não só não vamos resolver os nossos problemas como provavelmente ainda vamos piorar com um Pedro Alvaro no lugar de Ruben Dias ou um Tiago Dantas no lugar de um Gabriel.

E aí vai ser tarde de mais. Com 3/4 contratações e aproveitando 2/3 emprestados conseguimos tornar o plantel mais equilibrado em termos fisicos. Se não o fizermos agora vamos penar durante muitos anos até conseguir voltar a formar uma base forte.

P.S. Com este texto não quero dizer que só quero bizontes desde a defesa ao ataque. O que quero é uma equipa equilibrada em todos os aspetos. E neste momento isso não acontece.

P.S.2 Não deixa de ser curioso ver como a imprensa anti-Benfica já está a lidar com a possibilidade de Jesus voltar ao Benfica.

8 comentários:

  1. Relevo o PS.2. Já antecipam a vinda do JJ para o Benfica e isso deixa-os em pânico. Eu divirto-me a observar. Até os talibans já desesperam.
    Penso que vai ser um "upgrade". E vai mesmo voltar.

    ResponderEliminar
  2. Não acho grande ideia. Foi claramente uma nota positiva no Benfica, mas também teve as suas derrotas humilhantes. A sua arrogância não faz falta ao Benfica, julgo que estávamos melhor servidos com um treinador do tipo Lucien Favre, não é mais caro que jesus e termina contrato em 2001.

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, só precisamos de 2 ou 3 centrais(Gaston Silva/custo 0,Garay custo/0, Ruben Semedo 5 milhões ou Fabio Cardoso) e 1 lateral direito p/ o T.T rodar na B e 1 Lateral Esquerdo p/ saída do Grimaldo. Neste contexto da pandemia, se as coisas não melhorarem bastante o S.L.B. tem de vender 2 jogadores da equipa principal.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem concordo com tudo. Digo mais os exitos e os campeonatos ganhos, o tetra em 2017 fez mal e o desfazer do plantel acabou com o que vemos agora.
    Por isso mesmo sendo contra regressos precisamos mais do que nunca de JJ.
    De facto é engraçado a reação de um possivel regresso quer dos tais comentadores "independentes" falando do projecto, da formação, do Seixal e dessa balelas e tambem dos opositores ao Presidente. Só tem um nome medo, muito medo que voltemos que eramos, ás vitorias a dominar completamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dominar completamente? Ganhámos 1 taça de Portugal, 3 campeonatos em 6, perdemos com o Poltava, fomos goleados pelo fcp e Hapoel, e só 1 vez em 5 passa a fase de grupos da Champions, em 2011 7 derrotas no campeonato uma contra o último classificado que só venceria mais 1 jogo em casa. Só rosas.

      Eliminar
  5. Há muita verdade neste comentário mas estou contra vir JJ. Depois do que disse e fez após sair NUNCA mais pode vir. Só ele é que pode ganhar?O Benfica está refém dele? Darei nomes que creio podem fazer a ruptura com a política seguida actualmente (de obsessão com o Seixal e apostar em jogadores sem a mínima condição física): Gallardo, Pekerman, Marcelino, Allegri. Ok, Alegri sei que será muito difícil, mas os três primeiros são acessíevis, sobretudo Gallardo e Pekerman. Com Gallardo todos comem a relva e a equipa actua como um bloco, se não dá para jogar bonito, joga-se na raça e isso agrada-me. Não fosse a paragem cerebral de um jogador dos milionários na final da Libertadores e o JJ nem tinha cheirado a Libertadores, levou um banho de bola dele. Não seria um bom nome? E Pekerman que chegou a sentar Zanetti (um dos melhores laterais de sempre), parece-me ser um líder nato e punha algumas prima-donas do balneário a comer relva se quisessem jogar.São inacessíveis? Só há JJ?O mais ridículo de tudo isto é passarmos a mensagem de estarmos dependentes de um treinador que saiu a cuspir no prato onde comeu e que alinhou numa guerra de calúnias contra nós, JJ não pode vir, o Benfica tem de se dar ao respeito!
    Para se inverter este ciclo de obsessão com a formação só há JJ?Gallardo é o rei da Libertadores, Pekerman tem um bom currículo, não podiam fazer um bom trabalho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo, respeito a sua opinião e concordo com a posição tomada. Dos nomes sugeridos, acho que concordamos que o melhor seria Allegri, assim como o mais inacessível ; Pekerman penso que já acabou carreira, e mesmo que não, acho arriscado, já tem uma idade avançada e nunca treinou na Europa, apesar da experiência penso que seria arriscado ; Marcelino Toral seria uma boa segunda ou terceira opção a explorar, mas Espanhois em Portugal...; Gallardo, já deveria estar contratado, nunca treinou na Europa mas é jovem e jogou em Clubes Europeus. É ambicioso, guerreiro, e duro no bom sentido. Tacticamente é muito bom. Muito parecido com Diego Simeone. Não é por acaso que os adeptos do Flamengo e os seus directores querem o Gallardo caso JJ saia do clube.
      Para mim, na impossibilidade de Allegri e Pochettino, Gallardo seria o ideal. Portugueses : Paulo Fonseca.

      Eliminar
  6. 99% da conversa é sobre a visão do Benfica. E o homem, não tem direito a escolher? Flamengo, Libertadores, Brasil, Maracaná, 40 milhões, ganhar coisas vs Benfica a lutar para ser campeão nacional sem hipótese alguma na Europa. Do ponto de vista dele, seria um erro de carreira grosseiro regressar, e logo agora. Ia ser odiado lá e cá.

    ResponderEliminar