sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Não percam mais tempo para reforçar a defesa

Esta semana foi contratado mais um jogador jovem para a equipa de juniores/B/sub23. No entanto não se vê vontade em reforçar a defesa da equipa principal.

Passaram-se anos e o último jogador experiente e adaptado ao futebol europeu que chegou para reforçar a defesa foi Eliseu (praticamente a custo zero). No ano antes tinha sido Siqueira (por empréstimo) e o último em que o Benfica investiu verdadeiramente foi Garay.

Daí para cá apenas se vêm jogadores a chegar ao plantel principal vindos da formação ou jogadores jovens a custo 0 ou baratos. Durante vários anos foram Jardel e Luisão (mais Eliseu durante menos tempo) o esteio da defesa. Eliseu foi muito mal substituído e parece que se achou que Luisão e Jardel iam ser eternos. Entretanto chegámos a este ponto.

Estamos no final da primeira volta e o Belenenses tem menos golos sofridos que nós, o Vitória de Guimarães tem os mesmos e o Porto tem metade!!! Temos uma média superior a um golo sofrido por jogo no campeonato português e na Liga dos Campeões.o cenário ainda é mais negro.

Isto são números assustadores e o problema não foi apenas de Rui Vitória. São demasiados os golos sofridos por erros individuais. Ruben Dias não devia estar a jogar neste momento. No Benfica tem de imperar a exigência para todos sem excepção. Quem vem da formação não tem de ser diferente. Hoje ter um jogador da formação a jogar é anunciado como um titulo. Estamos a passar do 8 para o 80.

A diferença entre uma época aceitável ou um verdadeiro desastre (seria 0 títulos e ficar fora da Champions) pode estar na contratação de 2/3 jogadores para a defesa. Jogadores experientes que ajudem os mais novos a crescer. Se a ideia é manter as coisas como estão, então vamos penar bastante nos próximos anos.

4 comentários:

  1. Exactamente. E pelo andar da carruagem bem podemos esperar sentados.

    ResponderEliminar
  2. Foram contratados Lema e Conti...para ficarem no banco. Ou não têm qualidades para a equipa principal ou tratou-se de mais uma "argolada", DAS GRANDES,( como sempre, levada a cabo por "desconhecidos"...) e a nossa defesa e meio campo, sendo as principais lacunas no plantel, p que não é pouco. Promover atletas do Seixal, com grande reforço de meios Televisivos , enche-nos os peitos de ar...mas Bernardos Silvas não aparecem todos os dias. O Rubén, ou atravessa um crise mental (com incidência na questão física…) ou então estagnou e está a demonstrar o atleta Mediano que eu sempre vi, no Seixal. Aquele penalti contra o sporting, mais as constantes desatenções no eixo da defesa e as inúmeras faltas, algumas mesmo feias e desnecessárias, provam que o atleta regrediu. Se Lema ( deu boa conta do recado quando chamado contra o fcp, onde foi expulso injustamente…) e Conti não servem, para quê tê-los comprado ? Passam as Direções estes erros repetem-se. O fcp acaba de contratar Pepe, numa jogada claramente inteligente, porque têm tudo para serem bi-Campeões e não brincam em serviço. Devem dinheiro ? Não querem saber. Se tivéssemos reforçado a equipa em Janeiro de 2018 talvez tivéssemos ganho o Penta, deixando o fcp a falar sózinho. Uma situação "Manuel Damasiana" pode muito bem voltar a repetir-se. O fcp já domina, largamente, fora do campo, agora só falta dentro do campo. E se mandar o Conceição "ás malvas" para trazer o JJ para a época que vem...vai ser bonito. Estou a estranhar esta obcessão de LFV para com o arrogante J.Mourinho; ou tem um trunfo na manga e quer desviar as atenções...ou então "o rei vai nu", e não consegue atrair ninguém , de para treinar o Benfica com o plantel que temos. Espero que Bruno Lage tenha nervos de aço , porque este romance LFV/ J.Mourinho, mostrado diáriamente n"a bola", é uma verdadeira desconsideração que ele não merece .

    ResponderEliminar
  3. Mais defesas centrais para quê? Eu conto 4 na equipa A, todos eles umas torres, sem contar com os miúdos da equipa B, ainda mais altos. Mais altos do que os do Porto que os cartilheiros dizem tem uma muralha. Mentira!!!
    Querem andar a fazer coleção de defesas centrais?

    ResponderEliminar
  4. Tudo dito!
    Defendo que Lema jogue com Jardel e que Conti alterne na dupla com Lema, fazendo as vezes de Jardel. Se se provar que Conti não dá, então é mandar embora, o que não se entende é as faltas de oportunidades.

    ResponderEliminar