terça-feira, 4 de abril de 2017

Como as coisas são e como as fazem parecer

Já íamos em quase dois meses de superlativação azul e branca. Os adjectivos começavam a escassear para tanto poderio e futebol maravilha. Nuno é nos dias que correm um picasso que cria obras de arte não só nas conferências de imprensa como na disposição dos seus jogadores dentro de campo. O prémio Rui Santos com certeza já não lhe escapa.

O poderio da sua equipa tinha sido evidente nos oitavos de final da Liga dos Campeões. A Juventus ainda hoje não sabe como conseguiu eliminar este Porto. Não fosse o Bufão a desviar 2/3 bolas com os olhos durante os 180 minutos (não chegou a precisar das mãos) e o céu era o limite. E é preciso dizê-lo. Se não fossem os árbitros a aplicar as leis e talvez tivesse acontecido mais uma grande vitória à Porto.

Já o moribundo Benfica, que nada joga, vinha de uma derrota humilhante na Alemanha, onde apenas conseguiu discutir a eliminatória durante 150 dos 180 minutos, e tinha acabado de empatar na Mata Real. O título estava decidido. O foguetório foi intenso durante 22 horas, esmoreceu um pouco a seguir ao empate do Porto em casa com o Setúbal mas voltou em força nos restantes 14 dias.

O Benfica chegava ao jogo sem Fejsa (nunca foi titular contra o Porto desde que joga no Benfica), ainda sem Grimaldo e sem Jimenez que costuma entrar em todos os jogos. O Porto chegava na máxima força e como o seu treinador quis frisar, trabalhou durante 15 dias com 9 dos 11 jogadores que apresentou no clássico. O Benfica trabalhou com 4.

Quem não percebe nada de futebol e ouvisse toda esta legião de pés de microfone durante as últimas semanas diria que o Porto ia entrar na Luz e atropelar o Benfica. Também os adeptos portistas estavam com uma confiança sem limites e ver alguns a defender hoje o que o Porto fez durante e principalmente no final do jogo deixa-me feliz. A cultura de vitória desapareceu de vez.

No final do dia, e após 8 jornadas, o Benfica é novamente a única equipa a depender de si própria para ser campeã. No entanto queria mais. O Porto desperdiçou a oportunidade de garantir para si esse estatuto. No entanto festejou. Muitos podem achar que não mas isto conta muito. O Porto até pode acabar campeão mas no final existe uma coisa que não vai mudar. O Porto não lutou para vencer este campeonato. Preferiu esperar que o Benfica o perdesse.

Nas próximas jornadas vai ser mais do mesmo. A pressão vai estar na ordem do dia. O Benfica que durante mais de 20 semanas a aguentou, dando apenas oportunidade de perder a liderança após o jogo contra o Paços de Ferreira, dizem que vai tremer. O Porto que teve 2 oportunidades consecutivas de chegar ao primeiro lugar e falhou, dizem que dificilmente perde pontos. Aliás a nova moda é que o calendário do Benfica é o mais difícil. Não sei se eles já viram contra quem vão jogar fora de casa e principalmente os resultados que essas equipas têm nos seus redutos. Espero que não tenham pensado muito nisso.

No final do jogo toda a imprensa fez questão de saudar a forma correcta e sem incidentes como decorreu o clássico. Só pode ser para rir. No estádio os adeptos do Porto tentaram derrubar um portão para chegar aos adeptos do Benfica. No final do jogo João Pinto parecia que queria bater em alguém. Pinto da Costa respondeu mal a jornalistas enquanto Luís Gonçalves os ameaçava. Na policia verificaram-se os costumeiros abusos de autoridade com um elemento a pontapear a cabeça de um adepto já no chão. No caminho de casa um autocarro de adeptos do Benfica foi atacado numa estação de serviço e tiveram de fugir, sendo que até um miúdo de 14 anos ficou ferido. Ainda mais a norte a casa do Benfica de Braga era vandalizada pela terceira vez. Ai se fosse ao contrário...

P.S. - Já não existe palavras para descrever o Sporing e no que aquele clube se tornou. Podiam esperar pelo derby e tentar legitimamente fazer de tudo para vencer o jogo dentro de campo. Agora andar a fazer este papel de alternadeira do Porto é deprimente. Lá vão ser 3 semanas a ouvi-los diariamente.

P.S.2 - Já vamos em 6 golos mal validados esta época contra o Benfica. Só o desta jornada não permitiu que o campeonato ficasse já resolvido. Se lhe juntarmos os restantes...

2 comentários: