terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Tudo está a ser feito para perdermos pontos amanhã

Já sou espectador do futebol português há alguns anos e normalmente já consigo prever alguns cenários de acordo com o rumo dos acontecimentos, tanto dentro do campo, mas principalmente por coisas que vejo fora dele.

Nas últimas jornadas levámos com Vasco Santos, Jorge Sousa e Bruno Paixão e levaremos com Rui Costa amanhã. Dos 2 primeiros e do último contam-se pelos dedos os jogos em que não inclinaram o campo contra nós durante a sua carreira. O terceiro é simplesmente um mau árbitro que se defende sempre do ruído que vem de fora.

Na Madeira com Vasco Santos ficaram pelo menos 2 penalties por marcar a favor do Benfica, um golo irregular marcado contra nós (na minha opinião), muitos amarelos por mostrar e muitas faltas por assinalar. Nesse jogo com 30 minutos de jogo o Marítimo devia ter pelo menos 5 jogadores amarelados mas não tinha nenhum. Em termos de anti-jogo deu para tudo. Foi um daqueles jogos há anos 90.

No derbi Jorge Sousa fez o que faz sempre. Inclinou o campo. Outra vez amarelos por mostrar em incontáveis jogadas cortadas com faltas sobre os jogadores do Benfica. Obviamente que percebo a análise dos lances na área do Benfica. O que já não entendo é tudo o resto ter sido ignorado. Outro dado curioso é a nota dada no final do jogo. Um 2 em 1. Pode associar-se o árbitro ao Benfica mas mantém-se nomeavel para futuros jogos. E quanto a mim já existe árbitro para o Benfica vs Porto da segunda volta.

Na Amoreira 6 lances de possível grande penalidade na área do Estoril. Podem ver no apanhado que o Hugo Gil fez. Obviamente nem todos são penalty. Mas quanto a mim os 2 que são claros, para além do que foi assinalado, não tiveram direito a qualquer repetição!!! No final do jogo aproveitando essas "omissões" da Sportv voltou a fazer-se passar a ideia de que o Benfica venceu devido há arbitragem.

Já o Porto teve Carlos Xistra, Luis Ferreira, Bruno Esteves e Vasco Santos. Tudo nomeações amigáveis como diria Rui Santos. Nos 2 primeiros jogos em 180 minutos jogou mais de 140 em superioridade numérica e teve 2 penalties assinalados a seu favor. Tantos como o Benfica em 14 jornadas decorridas. No último jogo o árbitro assistente anulou mal um golo ao Porto, mas já Vasco Santos perdoou descaradamente um segundo amarelo a Alex Teles aos 73' minutos com o jogo em 1-1 e um penalti claro aos 82' já com o jogo em 2-1.

O Sporting teve Rui Costa, Jorge Sousa e Hugo Miguel. O primeiro permitiu que William jogasse o dérbi ao não mostrar o segundo amarelo numa jogada em que meteu um adversário a sangrar do nariz com uma cotovelada. O segundo fez a arbitragem que sabemos. O terceiro no último Domingo, fechou os olhos a uma falta clara de Coates aos 6 minutos para não o ter de expulsar. Curiosamente já vimos disto e disto do mesmo árbitro.

No entanto no final destas semanas o Benfica é apontado novamente como o grande beneficiado pela arbitragem. Não me espanta. Foram lances de penaltis claros por assinalar a nosso favor sem repetição. Foram horas e horas dedicadas aos possíveis 2 penalties por assinalar no derbi, enquanto que foram segundos a analisar os que não foram assinalados a nosso favor nos últimos jogos.

É a critica constante de Porto e Sporting há arbitragem que teima em não dar castigos para nenhum dos 2 clubes. Pinto da Costa falou no final de quase todos os jogos das últimas semanas e nada. A Bruno Carvalho apenas falta insultar as mães de todos os agentes da arbitragem e também nada. Vieira falou uma vez no camarote e apanhou 60 dias.

A esta hora por exemplo deve estar Rui Santos a fazer de conta que lances para penalti sem repetições nesta jornada não existiram. Deve estar a dizer que o Porto foi prejudicado e Benfica beneficiado. Já deve ter inclusivamente na sua liga o Porto em primeiro e o Benfica em segundo.

E é por tudo isto que prevejo que amanhã tudo seja permitido ao Rio Ave. Fora de campo já foi aberto o caminho a Rui Costa para ele poder roubar o Benfica descaradamente. Até consigo prever como o jogo vai ser conduzido. O primeiro cartão ao Rio Ave vai ser adiado o maior tempo possível, principalmente a médios e laterais. Até aos 80' deve existir 1 ou 2 cartões no máximo.

Mas isto nem é dificil de prever. Para quem não sabe há 14ª jornada apenas por 2 vezes adversários do Benfica receberam amarelos antes dos 30'. Foram Corona do Porto e Bruno César do Sporting por protestos (coincidência serem ambos extremos).

A este cocktail ainda se junta o Rio Ave. Uma equipa forte que vem de 4 vitórias seguidas. Com um treinador vindo do Porto e lá colocado principalmente para estes jogos.

Para terminar nos últimos 2/3 dias foram noticias em barda de clubes interessados em jogadores do Benfica e em possíveis transferências milionárias em Janeiro.

Que no Benfica se perceba tudo isto e que amanhã a equipa entre como se de um clássico se tratasse. O nível de dificuldade deve chegar perto desse patamar.

4 comentários:

  1. No texto existem erros ortográficos de palmatória e que deslustram a sua objectividade. Tem cuidado, pois quem está habituado a ler começa a desinteressar-se do tema e do espaço. Os muitos "há" que escreves, escrevem-se "à". Uma coisa é o verbo "haver" e outra é a contracção da preposição "a" e o artigo "a".

    ResponderEliminar
  2. O Ruim 'anão intelectualmente desonesto' Santos é o maior cretino entre os lagartos e um dos mais insidiosos filhos da puta na 'mérdia' nacional !...É uma merd@ de homem. Nem no Snob lhe passam cartucho ...!!!!

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto e retrata tudo o que está a acontecer. Por isso é que o velho peidoso é um gajo perigoso... pode ter perdido parte da máquina corrupta mas sempre que tem hipótese, ainda usa os muitos recursos que sempre teve... vamos lá ver como corre amanhã porque vamos ter de jogar o suficiente para golear 5-0 para ter a sorte de sair com uma vitória por 1 golo.

    ResponderEliminar