terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Recapitulando a arbitragem de Jorge Sousa

2' - Zeegelar chega atrasado a uma bola e pontapeia Salvio.

9' - William Carvalho pontapeia Salvio no peito. Lance claro para amarelo. Jorge Sousa resolve com um aviso.

13' - Guedes fica sozinho sobre a direira e Jorge Sousa pára o jogo por causa de cartolinas no campo. Aos 2' já lá estavam mas ele não achou necessário parar o jogo nessa altura.

16' - Pizzi ganha uma bola e é travado por William Carvalho. Nada de cartão. Aos 9' tinha sido avisado.

18' - Lance tipico de Coates. Ganhar lances nas alturas com os cotovelos. Nem falta é marcada.

21' - Guedes é empurrado junto à bandeirola de canto e não é marcada falta. Este lance serve mais para demonstrar o critério utilizado noutros lances mais à frente.

22' - Zeegelar varre Pizzi. Jorge Sousa não mostrou cartão.

23' - Bas Dost quase marca golo num lance em que estava em posição irregular.

24' - Lance de Pizzi na área do Benfica que dá origem ao golo do Benfica. Bruno César após o golo leva amarelo por protestos.

27' - Adrien corta propositadamente uma possível jogada de contra-ataque com o braço num lance claro para amarelo. Jorge Sousa não mostrou.

36' - Salvio é novamente derrubado por Zeegelar. E vão 3 faltas duras de Zeegelar sem amarelo.

37' - Guedes trava um ataque do Sporting num lance para amarelo e... leva amarelo. Já vimos umas aí para trás parecidas não já?

38' - Coates agarra Guedes num lance claro de amarelo. Jorge Sousa dá bem a lei da vantagem mas não mostrou cartão.

40' - Lance que dá origem ao canto do lance de dúvida de Nelson Semedo. Neste lance Gelson Martins agarra Rafa (não confundir com bloqueio) que apenas já só chega a tempo de interceptar o cruzamento.

42' - Coates tem um lance identico ao de Nelson Semedo 2 minutos antes. Das poucas vezes que Jorge Sousa manteve o critério.

57' - Gonçalo Guedes recupera uma bola em zona perigosa a William Carvalho mas Jorge Sousa descortinou uma falta. Lembram-se do lance aos 21'?

60' - Novamente Coates a saltar à bola com os cotovelos e mais um agarrão (não confundir com bloqueio) a André Almeida que é impedido de ir também disputar a bola. Por pouco não deu golo para o Sporting.

64' - Zeegelar corta ostensivamente um lance com o braço. Jorge Sousa não marcou e ninguém do Sporting se queixou de mão aqui.

67' - Joe Campbell e William Carvalho travam mais uma jogada de ataque a meias. William Carvalho foi avisado aos 9'.

71' - Danilo recupera uma bola, sofre falta, mas a bola seguiu para Pizzi que podia lançar um contra-ataque. Jorge Sousa decidiu travar esse contra-ataque.

73' - Jimenez tem comportamento antidesportivo e recebe um amarelo por ter atrasado a marcação de uma falta.

75' - Entrada por trás de Joel Campbell sobre Rafa. Lance claro para amarelo. Jorge Sousa não mostrou.

79' - João Pereira ceifa Cervi numa jogada clara para amarelo e adivinhem... Jorge Sousa não mostou.

81' - Finalmente o primeiro amarelo a um jogador do Sporting por faltas cometidas. Demorou pouco. 80 minutos e mais ou menos 20 faltas depois.

82' - Amarelo a Coates por mais um atropelo a Jimenez.

85' - Danilo faz uma falta clara para amarelo e... leva amarelo.

90+2' - William Carvalho tem comportamento antidesportiva ao empurrar um apanha bolas e... não leva amarelo. William tinha sido avisado aos 9'.

Depois disto tudo é um bocado incrível como é que a comunicação social diz que o Benfica foi beneficiado pela arbitragem. William Carvalho, Coates, Zeegelar, Adrien, Joel Campbell ou João Pereira deviam ter visto o amarelo e nalguns casos mais do que uma vez.

De realçar William que depois de avisado aos 9 minutos continuou a ter créditos durante a partida e com isso não fica de fora do proximo jogo, em Alvalade, contra o Braga. Se calhar fazia falta nesse jogo.

2 comentários:

  1. Revejam a jogada do primeiro golo do Benfica: o Gonçalo Guedes é atropelado pelo Rubem Semedo depois de endossar a bola ao Rafa. Bem o árbitro na aplicação da lei da vantagem; mal na não amostragem do amarelo ao jogador do Sporting no final da jogada.

    ResponderEliminar
  2. Excelente resumo!

    E já está nomeado o Vasco Santos para o Porco, o Hugo Miguel para o Spitting e o Paixão para o Benfica.

    É tudo às claras. Mas a comunicação social vai mais uma vez abafar tudo!

    - O Sonho de Damião

    ResponderEliminar