quinta-feira, 31 de março de 2016

Estatisticas de cartões, expulsões e penaltis nos jogos dos 3 grandes.

Nas últimas semanas têm sido cultivados pela máquina de propaganda do Sporting 3 mitos. Que o Sporting é a equipa que joga melhor futebol, a sorte do Benfica e o os beneficios arbitrais devido à não marcação de penalidades contra o Benfica.

Quanto ao primeiro mito os 15 golos marcados do Benfica a mais do que o Sporting são suficientes para se perceber do ridículo da afirmação. Para o segundo, que também ajuda a desmascarar o primeiro são os 6 jogos que o Sporting ganhou nos últimos 5 minutos (Tondela, Nacional, Arouca, Belenenses, Braga e Académica) e ainda mais alguns jogos ganhos pela margem minima. Quanto ao terceiro nada melhor do que analisar alguns dados.

De seguida são apresentados os quadros com lances de penalties e expulsões nos jogos dos 3 grandes e um resumo de toda esta informação. 




Pelas tabelas em cima, e olhando estritamente para as decisões tomadas, é possível retirar as seguintes conclusões:

Fala-se muito de o Benfica não ter penalties assinalados contra si mas a diferença entre grandes penalidades assinaladas contra e a favor é de +6 para o Sporting, +6 para o Benfica e +1 para o Porto.

Fala-se de nenhum jogador do Benfica ter sido expulso até este momento. Mas não se fala em quantos adversários foram expulsos ou os minutos em superioridade/inferioridade numérica neste campeonato. O Sporting tem 52 minutos em superioridade numérica, o Benfica não tem nenhum minuto e o Porto teve 17 em inferioridade numérica (num jogo em que já vencia por 3-0).

Em termos de pontos ganhos/perdidos graças a estas decisões o Sporting tem +10 pontos, o Porto mais +4 pontos e o Benfica +0 pontos. Detalhando melhor estas contas:

Sporting - +14 pontos pelos penalties e expulsões favoráveis nos jogos contra Tondela, Rio Ave, Nacional, Estoril, Belenenses, Braga e Académica. -4 pontos por penalties e expulsões desfavoráveis contra Paços de Ferreira e Tondela.

Porto - devidos aos penalties favoráveis nos jogos contra Paços de Ferreira e Moreirense.

Benfica - nenhuma decisão foi determinante para o desfecho final das partidas.

Analisando as decisões arbitrais TODAS e não pegando apenas nas que interessam para alguns, é fácil verificar que o grande beneficiado é de longe o Sporting. Sem os "mauzões" dos árbitros, ou seja, se não tivessem existido penalties ou expulsões nos jogos dos 3 grandes, o Sporting era capaz de estar com menos 12 pontos do que o Benfica neste momento.

É pena que em nenhum jornal se faça um trabalho destes em vez do tipico encher de chouriços nas suas páginas. Se calhar não interessa muito à máquina de propaganda sportinguista.

Sem comentários:

Enviar um comentário