sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Rescaldo da semana europeia

Acabou hoje mais uma semana europeia. Feito o rescaldo o defunto Benfica venceu o seu jogo nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e os eufóricos Sporting e Porto perderam ambos os seus jogos de maneira convincente na Liga Europa. Já o Braga continua a fazer uma época espetacular mantendo-se ainda em todas as frentes.

Começando pelo Benfica gostei da atitude da equipa. Fomos mais cautelosos do que no clássico e por causa disso uma equipa com muito mais argumentos que o Porto não criou nenhuma oportunidade clara de golo. Nós também criamos menos mas no fim acabamos por conseguir uma vitória. Vendo este jogo e outros como em Madrid ou em Braga fico com a ideia que não respeitamos o Porto como devíamos ter respeitado, tal como não o fizemos no Benfica vs Sporting da primeira volta. E nem falo pela equipa inicial mas sim pelos cuidados que não tivemos nesses jogos.

O Porto foi a Dortmund e como se esperava perdeu. O Dortmund também sem querer arriscar muito venceu por 2-0. Criaram metade das oportunidades do que nós na passada sexta e contra uma equipa do Porto muito mais fraca mas não deixaram o Porto fazer nada. Mais uma demonstração que estes jogos grandes têm de ser disputados sem correr grandes riscos.

O Sporting perdeu 1-0 em casa com o Bayer Leverkusen e praticamente não criou qualquer situação de golo durante todo o jogo. Jogou praticamente com o melhor 11 disponível trocando apenas Adrien por Aquilani e Slimani por Teo. Mais tarde foram mesmo essas as substituições. Nota-se que esta equipa está a ser espremida ao máximo e continua a existir a sensação que alguma coisa não está bem. Parece ser tudo feito em esforço e alguns jogadores parecem não ter intensidade.

As declarações de Jesus no final foram completamente surreais. Primeiro "matou" completamente o jovem central Ruben Semedo por causa da sua expulsão. Depois ameaçou os adeptos com a sua saída por causa dos assobios a Teo. Na mesma conferência de imprensa Jesus defendeu com unhas e dentes um jogador que já foi apanhado em noitadas e que ficou a gozar umas 3 semanas na praia enquanto os seus colegas treinavam enquanto que ao jovem central que cometeu um erro proprio da idade rebentou completamente com ele. Isto já para não falar do ataque aos adeptos que o tinham recebido à poucos dias atrás em euforia por ter ganho um jogo na Madeira. Depois não podemos esquecer o discurso repetido até à nausea de o campeonato é que é importante. O que pensará um jogador que não é normalmente utilizado quando ouve isto de um treinador. Pensarão que são uns mecos que estão ali para fazer descansar os colegas? E o que pensam os normais titulares de não poderem viver as grandes noites europeias que são dos melhores momentos das suas carreiras futebolisticas? O que pensam os adeptos quando sabem que a equipa vai entrar em campo sem ambição de ganhar um jogo europeu? E o que pensa a administração que investiu tanto em Jesus à espera da valorização de jogadores e dos prémios das competições europeias e é o próprio treinador que descarta tudo isso? Coisas para resolverem nesses lados.

Tudo somado nesta semana europeia o Benfica leva uma vantagem importante para a Russia e se não sofrer nenhum golo cedo nesse jogo pode tentar explorar o contra-ataque e passar a eliminatória. Porto e Sporting parecem ter a vida complicada e muito sinceramente não me parece que qualquer um deles consiga passar a eliminatória. Já o Braga continua a cumprir todos os objetivos a que se propôs. Para os seus adeptos é uma alegria. Quanto mais jogos importantes melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário