sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Bom jogo dentro das condicionantes

Às vezes custa-me a entender algumas opiniões de colegas benfiquistas. A maioria das reações ao jogo de ontem foi uma delas. Considerar quase como uma vergonha empatar o jogo de ontem não faz qualquer sentido numa situação normal, uma vez que o Astana não é uma equipa qualquer e já o demonstrou. Muito menos nas condições em que o Benfica chegou a este jogo. E vou enumerar algumas delas.

O jogo foi realizado a 7000km de distância. A viagem, só de avião, demorou mais de 10 horas. A diferença horária nesse país é de +6 horas. Apesar de o estádio estar fechado, a temperatura é muito baixa do que em Portugal. O jogo era realizado num sintético (como é que se manteve o Boavista na época passada?). Ninguém tinha ganho nesse campo. O Benfica vinha de um jogo muito intenso onde realizou 120 minutos. Para além das ausências de Sálvio, Nelson Semedo e Fejsa ainda ficou sem Luisão e sem Gaitan. Quis poupar ainda André Almeida para o jogo de Braga. Penso que estão aqui muitas razões para se perceber que nunca ia ser um jogo fácil.

Ainda assim o Benfica entrou muito bem no jogo. Teve o controlo e alguns bons lances de ataque no inicio onde apenas falhava no último passe. Realizou algumas saídas rápidas para o ataque muito interessantes. Mas numa jogada de ataque muito rápida do Astana acabou por sofrer o primeiro golo e a equipa perdeu-se um bocado em campo, sofrendo mesmo o segundo golo apontado em posição irregular. Após o segundo golo o Benfica voltou a pegar no jogo e criou algumas oportunidades. Após estas ameaças o Benfica marcou mesmo por Jimenez num grande cabeceamento antecipando-se ao central.

Na segunda parte o Benfica entrou com demasiada pressa de chegar ao empate e falhou demasiados passes na zona central. Voltou a falhar golos mas também permitiu ao adversário alguns lances perigosos. Já depois da lesão de Silvio e da saída de Samaris o Benfica empatou o jogo numa grande jogada. Um puro hino ao futebol. É pena que quando alguns andem tão sedentos de sangue e nem sequer conseguem ver estas jogadas. Até ao final Rui Vitória voltou a equilibrar o meio-campo com Cristante, e o Benfica já não arriscou tanto e tentou chegar à vitória pela certa. Não conseguiu mas para o próximo jogo manteve 2 resultados possíveis para poder passar em primeiro lugar do grupo.

Como notas muito positivas do jogo de ontem estão Renato Sanchez e Jimenez. Renato com jogos vai ser muito em breve o dono absoluto da posição 8. Precisa de melhorar no posicionamento e precisa de aprender a controlar os tempos de jogo. Mas para um miúdo de 18 anos está muito avançado em termos de maturidade. Jimenez tem tido jogos de muito trabalho mas não tem tido sorte na finalização. Nesta partido finalmente fez 2 grandes golos e pode ser que seja agora que finalmente vá explodir no futebol europeu.

Como pontos negativos a não utilização de Carcela. Gonçalo é novo e ainda não tem a capacidade fisica para após um jogo com prolongamento fazer outro ao mesmo ritmo e ainda por cima num sintético. No final do jogo estava esgotado e já com problemas musculares. Carcela sempre que jogou mostrou qualidade e mesmo em termos defensivos sempre demonstrou ser um jogador que ajuda. Em termos ofensivos é um desequilibrador nato. Eu diria mesmo que raro. Tem muito de Nolito na forma como vai para cima dos adversários e como tem apetência pelos golos. É por estas razões que não compreendo um maior aproveitamento deste jogador.

1 comentário:

  1. Completamente de acordo,com 2 reparos só: 1º - O 1º golo dos kasares é um contra atake,perda de bola no meio campo e truz.
    2º - A diferença entre ganhar o jogo e empatar,está só nos € ,pk de resto seria a mesma coisa,ganhar ou empatar,teriamos k marcar pontos no ultimo jogo na Luz contra o AM,portanto,esteve bem RV. Mais vale um passaro na mão k 2 a voar. ;)

    ResponderEliminar