terça-feira, 31 de maio de 2022

O centro campista com melhores características para o estilo de jogo de Roger Schmidt.

Para deleite de muitos experts da bola que não perderão tempo para ridicularizar esta opinião vou dizer aqui qual é para mim o centro campista deste plantel com melhores características para sistema e estilo de jogo de Roger Schmidt. Esse jogador é Gabriel. É o melhor em pressão alta como se pode ver aqui, aqui ou aqui (vejam como é bom os jogadores da frente receberem umas bolas de vez em quando com espaço).

É também um jogador com chegada a área adversária como se pode ver aqui, aqui ou aqui.

É forte no penúltimo e último passe como se pode ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui.

Como bónus também é forte nas bolas paradas como se pode ver aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui.

Ainda por cima foi precisamente a jogar num sistema de duplo pivot de meio-campo onde se sentiu mais confortável no Benfica de Lage. Foi o único jogador do meio-campo titular nas 2 vitórias contra o Porto em 18/19 (algo que aconteceu apenas noutra ocasião desde 76/77). Mesmo em 20/21 a jogar fora da sua posição foi titular em 18 jogos com 15 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta época foi emprestado e foi de longe o jogador em maior destaque (7 golos e 9 assistências).

E com tudo isto a seu favor nem a pré-época vai fazer (Roger Schmidt nem deve saber que tem este jogador) porque no Benfica se permite (e alguns casos fomentam) a criação de mitos sobre alguns jogadores. No caso do Gabriel é o picanhas dando a entender que é mau profissional e não se cuida quando na realidade é dos poucos que destoam pela positiva em termos físicos no plantel. Isto acontece porque é um tipo Brasileiro, sem boa imprensa e que veio de um clube menor de Espanha. Somos cada vez mais um clube que ignora o esforço e o rendimento e premeia a mediocridade desde que ela seja de boas origens e tenha boa imagem.

E o Benfica não é isto. O Benfica que me apresentaram quando era criança era um clube exigente. Era um clube de inclusão e não um clube de elites. No Benfica que me apresentaram não existia o preconceito que existe hoje em dia com dezenas de jogadores. Vejam bem o que um Gilberto teve de passar no Benfica para começar a ser sequer respeitado. Vejam bem o que Darwin passou no Benfica durante um ano e meio. Ainda há 6 meses havia pessoal a querer despachá-lo.

Vejam como foram e são tratados alguns jogadores dos últimos anos. Andamos a insultar jogadores que fizeram parte do único Benfica que muitos de nós viram papar títulos atrás de títulos. Jogadores que fizeram parte ativa do melhor período da nossa história nos últimos 30+ anos. E não estou a dizer que aqueles que ainda estão no clube devem ficar no plantel. Para alguns deles a altura que podiam ser mais valias já passou. Mas pelo menos tenham algum respeito.

Anda toda a gente indignada porque não conseguimos despachar o André Almeida, Seferovic, Pizzi, Meite, Gabriel, Taarabt, etc. Como é que querem que tenham mercado se pouco ou nada jogam e como bónus maior parte deles são pintados como maus profissionais com a ajuda/anuência do próprio clube?

Nós somos um autentico fenómeno. A única equipa que perde por causa dos gajos que andam pelo banco e pela bancada em mais de 80% dos jogos. Será que ninguém pensa um bocado pela própria cabeça e se dá o clique para perceber que se calhar se perde por causa dos que jogam em mais de 90% da época? Será que ninguém se questiona porque é que a maioria dos titulares não têm mercado? Principalmente aqueles que estão na idade perfeita para os grandes clubes?

E vai ser assim que a pouco e pouco nos vamos afundando neste buraco. Num buraco de mesquinhez que nos vai aproximar cada vez mais da falência desportiva e mais tarde económica.

19 comentários:

  1. Concordo em absoluto!!!!! Não percebo o pq deste jogador não ser melhor aproveitado no nosso Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu perceber até percebo. Teve a imprensa que tanto nos adora aqui em Portugal a massacrá-lo e o próprio clube a permitir que isso acontecesse. É sempre bom ter uns tipos para culpar na altura das derrotas. Mesmo que eles nem sejam os titulares. Basta ver o afã dos adeptos na época passada a quererem que ele fosse despachado como se tivesse sido ele o culpado a partir do banco do que aconteceu na época. Basta ver como foi este ano com o Meite. E ainda em Julho do ano passado eu escrevi aqui um post a dizer que o Meite ia ser o novo Gabriel. E é só ver o que aconteceu. E isto vai ser um ciclo vicioso até ao dia em que a maior parte dos adeptos pararem um bocado para pensar e perceberem que se calhar o problema é dos que jogam. Dos que estiveram presentes em todos as eliminações das provas internas e em todos os pontos perdidos para o campeonato.

      Eliminar
  2. O Gabriel não fazer parte do plantel é um dos maiores erros do Benfica. Espero que possa, pelo menos, realizar a pré-época. O Benfica é um clube que sabe desculpar, quando o desculpado nos ajuda a ganhar. E o Gabriel ajuda... e muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a questão é desculpar de quê? Eu pelo menos não tenho conhecimento de ele ter tido qualquer problema disciplinar. Mas é por aí que também vem o meu ponto de vista. Começou-se a criar esta ideia de falta de profissionalismo do rapaz porque estava gordo quando é dos jogadores com melhor fisico do plantel. Se calhar o problema dos adeptos é não estarem habituados a ver jogadores com massa muscular a encher a camisola.

      Mas para mim é abjeto um jogador com as caracteristicas dele que encaixam na perfeição no estilo de jogo deste treinador não ir sequer ter direito a pré-época. E enquanto isso gajos que ganham o triplo e rendem 1/10 e com umas caracteristicas completamente opostas as ideias do treinador continuam por ali com lugar garantido e provavelmente com uma braçadeira de capitão a espera.

      É esta politica que vai matar o Benfica. Quando deixa de haver igualdade e exigência é quando os balneários começam a partir. É quando todos começam a baixar os braços. E depois acontece como aconteceu nestas ultimas 3 épocas. E para a próxima se tudo se mantiver como está vai acontecer o mesmo. E se calhar ainda mais cedo.

      Eliminar
  3. Também não percebo, o Gabriel sempre foi dos jogadores mais influentes do Benfica. Lembro-me de ver uma estatística no segundo ano do Lage, imediatamente antes do jogo com o porto na Luz em que perdemos 2-0, a percentagem de vitórias do Benfica com o Gabriel era imensamente superior ao Benfica sem o Gabriel em campo. Nesse jogo com o porto ele estava lesionado e não jogou. Isto muito antes de chegar o mono alemão.
    O Gabriel é o oposto do Weigl, com o brasileiro o Benfica fica muito mais perto das vitórias pelas razões que indicaste. Para além disso é um tipo com um feitio difícil, e os balneários de campeões não se constroem com gajos bonzinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na época passada o influenciaarbitral fez um post com os medios com melhor % de vitórias no Benfica e o Gabriel estava igualado com o Renato Sanches. Sendo que o Gabriel tinha mais jogos e até já tinha passado por 2 fases complicadas que levaram ao despedimentos de Lage e Rui Vitoria.

      Eu não sei se ele tem um feitio dificil. Mas desde que não seja mau profissional (e não sei de nada que diga o contrário) só tem de ser opção. Ainda na época passada no último jogo que fez pelo Benfica em Guimarães fez um grande jogo e já sabia que não contava e que provavelmente o iam despachar no ano a seguir. Por estas coisas não acredito que seja um mau profissional.

      Mas no Benfica é assim. Tens um médio que não rende, com a pior % de vitórias no clube e a receber o salario mais alto de sempre e continua por cá de pedra e cal, idolatrado pelos adeptos. Depois tens um médio com uma das melhores % de vitórias que recebe 1/3 do outro mas é enxotado e enxovalhado pelos próprios adeptos. Isto resume muito do que é o Benfica hoje em dia.

      Eliminar
  4. É o Benfica das coqueluches, dos instagrams e twitters. O Benfica das elites, do pedigree. O Benfica humilde desapareceu. Basta ver como, e dás um bom exemplo com o Gilberto, um jogador de origens humildes que por acaso não tenha um trajeto de clubes grandes, que tenha tido que subir a pulso é tratado. Basta ver como, ao contrário do resto dos grandes clubes da europa o 11 do Benfica que sempre foi um misto de europeus, brasileiros e africanos, agora raramente tem um jogador negro no 11. Antes de Meitè a última compra havia sido Talisca em 2015.
    Basta ver que só querem jogadores que fiquem bem na fotografia, a qualidade e o contributo para a equipa é segundo plano.
    Basta ver que só se valoriza a truta (agora é Gotze), mesmo que venham para posições que claramente não são o défice da equipa.
    O Benfica é neste momento o novo sporting em termos de mentalidade e adeptos. É o Benfica das coqueluches, dos instagrams e twitters. O Benfica das elites, do pedigree. É o Benfica onde tens de ser fashion.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que falas-te disso sobre o Talisca e o Meite tive a pensar e realmente não me estou a lembrar de mais ninguém.

      Quanto ao Gotze basta ver como alguns fontanários o deram como certo ontem e já anda tudo numa histeria que parecem pitas num concerto de uma boys band qualquer. E é para isso que ele vem. Ele foi um grande jogador e ainda é um bom jogador (não tem nada a ver com um Weigl), mas nas ultimas 8 épocas fez em média metade dos jogos possíveis por ano. Só nesta última época é que não teve paragens prolongadas. Mas foi 1 em 8. E o problema dele é crónico. Não é algo que já tenha passado. E nós na melhor das hipoteses vamos dar alguns 2.5M liquidos (recebe 3M no PSV) por ano num contrato que dificilmente vai ser inferior a 3 anos. Isto mais a clausula são 20M em 3 anos por um jogador sem retorno financeiro e que o espetavel é fazer metade dos jogos possiveis. Isto para não falar que na época passada em jogos do campeonato (contra adversários mais fechados que é o que ele vai encontrar aqui) só marcou 4 golos e fez 4 assistências.

      Em relação a este tema não existe melhor exemplo do que aquele que temos dentro de casa. Há 2 anos foi um alvoroço por causa do Cavani. Não vinha o Cavani para vir um puto qualquer uruguaio da segunda liga espanhola e ainda por cima por mais de 20M. E agora 2 anos depois é ver o que aconteceu. Foi só de muito longe o melhor jogador desta época e agora estamos prestes a vendê-lo por 4 ou 5x mais. Vinha o Cavani que pedia 5M limpos por 3 épocas eram 30M sem qualquer retorno e a conseguir no melhor das hipoteses igualar o rendimento do Darwin. O Darwin veio por 24M com 1/3 do salário (no total devemos ter gasto 30M com ele) e se o vendermos por 80M temos 50M de lucro. Transpondo para o Cavani eram 30M de prejuizo (diferença de 80M).

      O scouting do Benfica tem mais do que obrigação em encontrar um jogador com maior rendimento do que aquele que o Gotze tem tido nos ultimos anos pelo mesmo valor que estão dispostos a ir dar por ele. Mas o Benfica anda nesta espiral. Anda a pagar a imagem dos jogadores em vez do rendimento.

      E é como dizes. Parecemos o Sporting. Ainda me lembro de eles nos anos 90 terem "grandes" equipas e depois chegava o Inverno com os campos pesados e entravam em queda livre. Nós já andamos na fase do para o ano é que é após uma série de contratações sonantes e depois em Janeiro está o presidente a dar uma entrevista a dizer que as coisas não correram como esperavam.

      Eliminar
  5. Ah... e a diferença que sería termos um meio campo Gabriel+Florentino. Ou com qualquer outro. Só de pensar que semanas antes de trazer weigl estávamos atrás do Bruno Henrique, enfim, que diferença...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. permitam-me só clarificar o seguinte:
      - o flotentino só entrou no 11 no 37 quando o gabriel se lesionou contra o sporting para a taça e aí fez dupla com samaris no meio campo. contudo, a melhor dupla desse 37 foi sempre samaris + gabriel.

      o florentino entusiasmou-me no inicio que até o apelidei de novo Makele mas depois de alguns jogos desiludiu-me pela falta de intensidade, pelo fraco jogo aéreo e pelo e pela genica que demonstrou. é melhor que weigl mas pouco, precisamos de muito melhor que florentino

      benfiquista a serio

      Eliminar
    2. *falava de Bruno Guimarães (médio centro), isto embora não descurasse Bruno Henrique como 2º avançado.

      Eliminar
    3. Anónimo, parece-me normal para um jogador jovem. Tivesse ele tempo para ganhar calo e tería toda uma outra intensidade (curiosamente o filho do patrão já teve 2 anos e meio e continua a mesma lesma)

      Eliminar
  6. O Gabriel é dos jogadores que passou pelo Benfica que mais gosto me deu a ver jogar. Como referiste, encaixa na perfeição no perfil do RS.
    Infelizmente, há dois cenários que impossibilitam o seu regresso:
    1. Ele saiu claramente chateado com o clube devido à forma que foi tratado. Acho que o próprio Gabriel não quer voltar
    2. O nosso treinador iria LOGO começar a ser criticado por apostar no Gabriel. E, provavelmente, nem sabe da sua existência ou já é dado como um jogador que vai sair.

    Ficaremos mais uma época com a princesa, a meter coisas no Instagram, a e oferecer camisolas no fim do jogo... A encolher-se em todos os lances e a fazer sprints em slow-motion para trás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que ele esteja chateado. Aliás, existem muitos que estão porque o descalabro que aconteceu após a chegada do Weigl foi colocado neles. André Almeida, Pizzi, Gabriel, Rafa, etc foram todos dados como maus profissionais. Basta ver como o Rafa nem festejou aquele golo com o Estoril para perceber que não vê a hora de se pôr a andar.

      E é por coisas como estas é que eu digo que o Benfica não vai sair deste ciclo porque qualquer jogador que ali entrar, principalmente no meio campo vai ser atacado. É só ver o que fizeram com Meite desde o primeiro minuto em que chegou e com João Mário quando rebentou a meio da época por andar a correr por 2. Isto para não falar do "meio-campo a 3 com o Paulo Bernardo" que passou a "Paulo Bernardo está muito verdinho" em meia dúzia de semanas.

      NINGUÉM quer jogar num clube assim. Num clube onde não existe igualdade. Num clube que tem categorias de jogadores. Num clube onde quem dá tudo lhe vê o dedo a ser apontado e quem anda a passear é idolatrado.

      Eliminar
    2. E vai ficar pior porque, pelos vistos, o Otamendi não é para ficar.

      Esse tem personalidade e, graças ao JJ, está à frente do Weigl para ser capitão... Só por estas duas coisas deve ser para despachar... E ele deve ir todo contente pois foi dos que mais se viu desagradado com as merdas do Weigl

      Eliminar
    3. Sim, João Mário é outro. Espero que Schidt tenha caráter, pois se o tem, deve lembrar-se bem dos 2 jogos que João Mario fez contra o PSV. Durante a primeira metade da época, foi João Mário e Otamendi a compensar a inexistência do trinco. E como era de esperar e já na altura avisávamos, acabaríam por dar o estoiro físico, que foi o que aconteceu com João Mário. E depois tem de levar com as culpas mais uma vez, porque a coqueluche, o filho do patrão tem de jogar, enfim.

      Eliminar
    4. De acordo com a questão do desagrado de alguns atletas. Então chega um suposto "supra-sumo" muito acima dos restantes, pois só assim se justifica ser bem mais remunerado que os outros, entretanto e como tem que se dar tempo ao tempo, verifica-se que o atleta nunca mais evolui, e pior ainda, as causas do jogador não evoluir e da equipe não render são, André Almeida (5 títulos em 7 épocas até à chegada do Weigl), Pizzi (4 títulos em 5 épocas até à chegada do Weigl), Rafa (3 títulos em 4 épocas até à chegada do Weigl), e Gabriel (1 título numa época até à chegada do Weigl, até o Taarabt com 1 ou mais títulos em não sei quantos anos de Benfica também é culpado. Todos são culpados menos o jogador "superlativo", o tal que "é só ele e mais 10".

      Que os benfiquistas sejam na maioria algo lentos a entender as coisas, até dou de barato, pegando por exemplo nas percentagens das reeleições de Vieira, mas mesmo essas percentagens foram consequência da mesma máquina de propaganda que insistia em ocultar as coisas más ou menos boas, e que agora trabalha para nos convencer que o Weigl é do melhor que lá temos, e se não ganhamos é porque os merdas que lá temos actualmente e que até já ganharam e ganhavam antes da sua chegada, pura e simplesmente não têm capacidade para jogar ao lado de um jogador tão bom.

      E querem mesmo que acreditemos que não existe aqui algum incentivo financeiro algures? Que treinadores que puderam e até tentaram encostar o atleta com sucesso, o puseram imediatamente a titularíssimo absoluto porque o jogador rendia imenso nos treinos? Não gozem com a inteligência dos benfiquistas, por favor.

      Eliminar
  7. Tudo evidencias. Grabde trabalho aquo se faz a desmascarar a anemona alema. Mas os benfiquistas adoram aquela coisa !!!

    ResponderEliminar
  8. Totalmente de acordo. A dispensa de Gabriel (em detrimento da bailarina) é incompetência ou gestão danosa. É escolher.

    ResponderEliminar