quinta-feira, 26 de maio de 2022

A decisão mais fácil em termos de gestão

No 4-4-2 / 4-2-3-1 de Bruno Lage:

No 4-4-2 de Jorge Jesus:

No 3-4-3 / 3-5-2 de Jorge Jesus:

No 4-4-2 / 4-2-3-1 / 4-3-3 de Verissimo:

  • Weigl / João Mário (aqui)
  • Weigl / João Mário / Paulo Bernardo (aqui, aqui)
  • Weigl / Meite / Paulo Bernardo (aqui)
  • Weigl / Meite / João Mário (aqui)
  • Weigl / Taarabt / Ramos (aqui, aqui, aqui)
  • Weigl / Ramos (aqui)
  • Weigl / Meite / Ramos (aqui)
  • Weigl / Paulo Bernardo / Ramos (aqui)

São já 2 anos e meio de experiências e mais experiências. Parceiros e mais parceiros. Sempre com o mesmo resultado. Empates, derrotas e humilhações. 2 anos e meio a tentar adaptar uma equipa as necessidades de um jogador em vez de tentar adaptar os jogadores as necessidades da equipa.

E mesmo assim, passados 2 anos e meio e com o quarto treinador, já está a regressar a mesma lenga lenga de que o treinador vai transformar o jogador? O centro campista do plantel com menos características para o tipo de jogo que ele pratica? Vamos fazer pressão alta com este jogador?

Assumam de uma vez por todas o fracasso desta contratação. É demasiado limitado em quase todos os aspetos do jogo. Quando até um goleador como Gonçalo Ramos é colocado em campo para ser mais médio do que segundo avançado contra os Vizelas da vida, já estão indirectamente a assumir isto.

Não existe nada que justifique a manutenção deste jogador. Já desde os tempos de Dortmund que com os mesmos treinadores e mesmos planteis os resultados são melhores sem ele em campo. Desta forma podem perceber porque é que ele cá veio parar.



A estes dados ainda se podem juntar um número absurdo de jogos onde é dada a volta a resultados depois da sua saída (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui).

Eu sei que vêm logo para aqui dizer que as estatísticas não mostram nada. Que existem muitos factores como os adversários ou os colegas num determinado jogo. E até certo ponto isto é verdade. Fazer um jogo em casa com o Famalicão quase com o melhor 11 é diferente de ir jogar a Paços com metade da equipa de miúdos. Se o conjunto de amostras for pequeno não se pode considerar os dados muito fiáveis. Mas quando estamos a falar de mais de 3 centenas de jogos todos esses factores vão-se diluindo. É como lançar uma moeda ao ar. Se for 10 vezes até pode calhar coroa 8 vezes (80%). Mas se lançarmos 100 vai cada vez mais aproximar-se dos 50%.

Mesmo assim eu até coloquei uma tabela apenas com os jogos do campeonato sem contar com Porto e Sporting e a tendência mantém-se. Tudo isto se torna ainda mais grave quando nos ultimos 2 anos os substitutos de Weigl nem eram 6 de raíz. Tanto Gabriel como Meite foram adaptados a posição. 

Com base na falta de rendimento, neste histórico de resultados, no ordenado que recebe e no tipo de futebol do novo treinador, esta devia ser a decisão de gestão mais fácil de tomar. Eu percebo que é das mais difíceis em termos populares mas no final do dia os adeptos apenas querem saber de vitórias. E está mais que visto que com este jogador não o vamos conseguir. Não só não o vamos conseguir como vão continuar a ser queimados outros jogadores.

11 comentários:

  1. É uma luta difícil, convencer os próprios benfiquistas que ele só prejudica a equipa. Conheço alguns casos em alguns fóruns de futebol que o defendem com unhas e dentes, mesmo perante este tipo de evidências...
    É o toque de bola, é os raros cortes que consegue fazer, são os passes que não atam nem desatam tão típicos dele mas têm 100% eficácia na maioria passes de 2 metros....
    Eu não chego a entender se é demasiada BTV, demasiadas vezes a colocá-lo no pedestral...sinceramente, eu só queria que o tuchel, por algum motivo oculto, o levasse dali para fora mas sabemos bem que isto é o alvoroço dos jornais em querer arranjar assunto...
    Acho que no dia que ele ser capitão, que acho seguro que seja próxima época - fazendo figas que o alemão schmidt n vá na cantiga e o despache mesmo - será o dia que, embora já estivéssemos, será oficial que o clube está entregue à bicharada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa conversa do Tuchel para mim é igual a do Grimaldo no Napoles nos ultimos 5 anos.

      A unica noticia em que eu ainda acreditei foi no Milão porque se reuniram com o empresário. E depois com as noticias de que ele queria sair ainda tive uma leve esperanças. A questão é que esse empresário tem outros jogadores como o Timo Werner. E a outra questão é que o Benfica pelos vistos quer mais do que pagou por ele. E só mesmo alguns maluquinhos para cairem nisso. Mas espero que os haja.

      Quanto a esta luta é triste. Porque não tem a ver só com o jogador em si. Tem a ver com uma cultura de subserviência a um jogador por causa das suas origens e estatuto social. Não pelo que rende dentro do campo porque isso é menos do que um Filipe Augusto. É uma cultura de jet set. De circulos privados. Tudo o que o Benfica não é. Ou pelo menos não era. Nós estamos cada vez mais parecidos com o Sporting. E é isso que mais me doi no meio disto tudo. É estarmos a perder a identidade.

      Vou dar um exemplo dos fontanários. Tudo se sabe dentro do Benfica. E isto porque lá dentro querem que se saiba. Porque se estiverem atentos maior parte das noticias vem com elogios ou a Rui Costa ou ao RPB. Tudo se paga. Depois andam eles por ali todos vaidosos quando chega um jogador a dizerem que tinham dado a noticia um mês antes. Se o Porto tivesse dinheiro como tinha há uma década atrás já estávamos a chuchar no dedo com 2 ou 3 jogadores que já andaram a anunciar. Era certinho. E vamos ver se este ano não nos acontece se eles entretanto venderem jogadores antes de nós.

      Eliminar
    2. Já tenho vindo a sentir isso da parte do benfica sim...a pseudo- sportinguização. Para começar, temos um lagarto no 2º cargo, que na teoria é o 1º porque o rui costa não manda nada, no clube. Isto faz muito mal ao clube e já tiveram a situação do casamento e agora da nova equipa - que era a velha - do rui costa na presidência para o mandar embora....
      O vieira conseguiu tratar de acabar com a mentalidade dos adeptos na grande maioria. Isto do sócio cliente em vez de sócio adepto parece ter vindo para ficar...
      Eu nem sei se o apoio ao weigl provém também do que custou...parece que existem pessoas que ligam muito aos valores quando em jogo jogado não faltam aí é equívocos graves de scouting e preços de compra...
      Mas continuo a bater na mesma tecla, tal como tu...isto parece sabotagem. Há coisas tão à frente dos olhos, que até um cego vê.

      Eliminar
  2. É só a pior contratação da história do Benfica.

    Eu sou de dar tempo a treinadores... Mas se é mais um que não o coloca fora da equipa, é mais um que vou desejar ver na rua assim que possível.

    ResponderEliminar
  3. Ontem quando vi a notícia no jornal abola, lá me desmanchei todo. Tinha alguma esperança que o Schmitt por ser alemão e provavelmente já o conhecer de ginjeira, não só por ter jogado contra ele no campeonato alemão, mas pelo facto de o ano passado ter tido de estudar o Benfica, fosse um pouco mais inteligente e fizesse finca pé para o despachar. Porque vai ser mais uma vez o seu carrasco. Já o foi para 3 treinadores e após rodar com tantos médios a culpa cair sempre nos outros é no mínimo estranho que ainda pensem que o conseguem aproveitar.
    Muito mal vai o Benfica. Torna-se triste para um adepto que já se estava a habituar a ver um Benfica mais forte ter de olhar para este Benfica do instagram, jet sets, elites e jogadores coqueluche.

    ResponderEliminar
  4. troza e dzazucr,

    Eu acho que ele quer outro tipo de jogador. É só ver um jogo do Weigl e um jogo do PSV na época passada para entender isso. Não tem os minimos. Acho piada que o lateral esquerdo fez um post a dizer que o João Mário não tem lugar no sistema dele mas não dizem nada sobre o Weigl que é um caso ainda mais gritante de incompatibilidade.

    Esta noticia da bola é o sinal de que não chegou nenhuma proposta. E já é o recado de que o Schmidt vai ter de encaixar o menino de qualquer maneira. Já se falou que o alemão queria o Sangare e agora também o Skhiri. Tal como o JJ pediu muitos para aquela posição. No final não vai receber nenhum. Reparem como nem vão deixar o Gabriel fazer a pré-época depois de ter feito 7 golos e 9 assistências num ano. De ser o jogador mais forte em termos de pressão alta que temos. Ele nem vai saber que tem este jogador a disposição.

    Vejam também a questão dos centrais. Durante uns tempos falou-se que ia sair um entre Otamendi e Vertonghen. Hoje no Record já vem a dizer que o Shmidt afinal conta com os 2 e que existem formas de colmatar a falta de velocidade de ambos.

    Isto não vai mudar nada. No inicio de Agosto vamos entrar na pré-eliminatória com Otamendi / Vertonghen, Grimaldo e Weigl. Mais uma vez só vamos trocar os cromos lá da frente e da posição 8. Vamos perder o melhor marcador e o jogador com mais assistências no ultimo campeonato e vem depois o Gotze para alegrar a malta.

    Infelizmente acho que é isto que nos espera. Isto é uma repetição do que aconteceu há um ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas. Está na cara que o Benfica 22/23 vai ter Weigl e titularíssimo, e talvez até Grimaldo também. Escusado será dizer que os resultados em princípio não fugirão do que foram desde que estes dois atletas estão juntos no plantel do Benfica. Portanto meus caros, o melhor será prepararmos-nos para mais uma época em branco em termos de troféus, e ficarmos em 3º ou em 4º.

      Oxalá esteja completamente errado, mas penso que não.

      Eliminar
  5. Meus caros, o texto explica bem a nossa situação. Vejam é quem joga ao lado do Weigl: Chiquinho, Tarabt e João Mário, atrás Otamendi. Eu se fosse ao Weigl é que fugia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então explica como é que esses todos sem o Weigl ao lado (e com outros médios que não são sequer 6 de raíz) conseguem vencer (muitos) mais jogos do que com o Weigl lá dentro.

      Explica como é que o João Mário no ano anterior e no mesmo sistema conseguiu ser campeão e aqui só durou meia época.

      Explica porque é que em toda a carreira de Weigl as equipas apresentam melhor rendimento sem ele em campo. São mais de 300 jogos de azar é isso?

      Mas ele que fuja. Como é que um tipo tão bom se sujeita a jogar com tantos matrecos? Como é que ele ainda não foi para nenhuma das dezenas de equipas que andam loucas pelos seus serviços?

      Eliminar
    2. Anónimo das 14h04,
      então que fugem todos com o Weigl…quem quer estes cepos?

      Eliminar