quarta-feira, 2 de março de 2022

2 anos ridicularizados em 90 minutos

Podem ver o video com melhor resolucão aqui (precisam de estar logados com uma conta google)

Os terrenos que consegue ocupar, a forma como segura a bola e como consegue arrancar com ela, a segurança e objectividade no passe, a destemidez, a velocidade, a técnica, a força fisica. Que mundo de diferença. Não fosse o posiciamento e tinha feito um jogo enorme. Felizmente este último aspeto tem mais a ver com o facto de nunca ter feito a posição antes de chegar ao Benfica. Mas é também o mais fácil corrigir num jogador de futebol.

Vou destacar as jogadas aos 2', 10, 16', 22', 27', 35', 47', 64', 67', 91'. Uma dezena de ações que levaram a equipa a ficar com boas condições nos corredores para cruzamentos ou em igualdade/superioridade numérica no meio-campo do Vitória com a bola de frente para a defesa. Isto aconteceu após recuperações "limpas" (que ficam nos pés dos nossos jogadores) ou por passes a colocar a bola nessas zonas. É por esta quantidade de lances que criou, que em 2 deles acabamos por marcar. Não foi porque na frente estiveram mais inspirados.

Eu agora pergunto. Em quantos, dos mais de 100 jogos, é que Weigl foi tão produtivo como Meite? Um 8 a jogar a 6 e sem ritmo competitivo ridicularizou completamente 2 anos de titularidade abosoluta de um 6 de raíz. Do jogador mais bem pago da história do Benfica. O mais triste é que Meite nem fez um jogo de outro mundo devido aos problemas de posicionamento que tem. Mas ainda assim foram anos luz de diferença entre ambos.

P.S. Já estamos a entrar na ultima fase do regresso a um novo Vietnam. Desportivamente já lá estamos e financeiramente estamos muito proximos. Estamos com a maior folha salarial de sempre do clube e mesmo com um dos melhores encaixes de sempre em prémios de Liga dos Campeões (provavelmente o maior) vamos terminar o ano com um prejuizo a rondar os 80M se não vendermos ninguém. É bom que comecem a olhar para estes jogos com atenção para no final da época se tomarem as opções certas. Mas sobre isto ainda vou falar noutro post.

23 comentários:

  1. Pois... vão mesmo olhar para a exibição do Meïte, vão. Oxalá esteja enganado, mas com o dinheiro que pensam que vão fazer com a venda do Weigl vamos ter um Grimaldo 2.0, todos os anos vai para o Nápoles mas eles emprestam-no-lo logo a seguir nem dá para notarmos a ausência dele.

    Srs. dirigentes do Benfica, a serem verdade os 10 mil euros por jogo (e no caso de vocês não "comerem" desse dinheiro); entre salários, prémios, e essa cláusula manhosa temos à vontade uns 4 a 5 milhões por época só à conta dele. Vendam-no por qualquer proposta acima dos 12/13 milhões, e juntando tudo, em menos dois anos temos os 20 milhões que deram por ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo um site que tinha os salarios ele recebe mais de 3 limpos que são 6M ao ano para o Benfica. O problema é que para vender se calhar nem 10M conseguimos.

      Basta ver como até capas na abola houve no verão a dizer que estavamos disposto a vender por menos de 30 e ninguém mordeu o isco. O RPB antes de entrar no Benfica andava a dizer isso no programa dele. Segundo malta que tem fontes o Benfica teve 2 empresários a tentar arranjar clube comprador e o melhor que conseguiram foi um empréstimo com opção de compra. Nesta informação apesar de ser malta que costuma acertar também pode ser treta porque isto das fontes já se sabe como é que é.

      Mas nem que seja só para nos livrarmos do salario dele que o despachem. Ficamos sempre a ganhar. Se arranjarmos alguém que lhe pague os salarios são mais de 6M numa época que poupamos num gajo que dá 0 a equipa.

      Eliminar
    2. Sim, é verdade. Os três milhões são os líquidos, brutos não andará muito abaixo dos seis milhões. Com prémios e afins mais a cláusula manhosa, estarão à vontade entre sete e oito milhões a saírem do Benfica todos os anos. Uma proposta de oito ou nove milhões, nem que seja a pagar em "mil" prestações, e em ano e meio já se foi buscar o dinheiro empatado.

      Isto são contas "à merceeiro" obviamente, mas a estratégia passa por vender com prejuízo para não enterrar mais dinheiro. O grande problema aqui é a cláusula de rescisão, cem milhões. Não acredito que haja alguém no Benfica que tenha a esperança de vendê-lo por muito mais do que o valor de compra, mas em algumas cabeças menos "ágeis" esse valor de referência pode tolher o raciocínio.

      Eliminar
  2. Só um pequeno pormenor: o Weigl também nunca foi um 6! No Benfica não se compram jogadores em falta, o costume e comprar um qualquer e depois andar em adaptações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei de onde vem essa ideia de ele não ser 6. Só nas divisões inferiores antes de ir para o Dortmund é que ele intercalava a 6 e 8 (segundo o transfermarkt). Ao mais alto nivel jogou sempre a 6 e fez alguns jogos a central. Foi sempre 6. O problema é que não dá mais do que aquilo. É tão simples como isto. E basta olhar para as suas carateristicas para perceber que a 8 não dá.

      Eliminar
    2. Ele nunca foi 6, nunca foi 8, nunca foi jogador. Essa é que é a realidade

      Eliminar
  3. Muito preocupante o prejuízo apenas em meio ano.

    Mais preocupante ainda pelo valor absurdo do custo salarial do plantel.

    O Benfica deve ter a pior relação 'custo do plantel'/'benefício desportivo', do país e talvez de toda a Europa (tendo em atenção o orçamento do campeão nacional de cada liga).

    Em relação ao Weigl e ao Meité. Obviamente que o Meité será relegado para suplente e provavelmente não jogará mais este ano.
    Realmente é um grande atrevimento fazer mais recuperações de bola num jogo do que libelinha alemã em 10 ou 12 jogos. E ainda por cima fazer 2 passes para a desmarcação do defesa direito que deram nos 2 golos iniciais da equipa.
    Rua com ele, Veríssimo, mete a libelinha.

    AP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não estou a espera de outra coisa. Não fico surpreendido se até final da época o Weigl fizer 990 minutos (mais se passarmos os oitavos da Champions).

      O plantel posso dizer que em relação custo/resultados é o pior da história do Benfica. Disso não tenho dúvidas. Nós passamos mal durante vários anos mas nessas alturas não tinhamos dinheiro. Foi incompetência como lá chegamos mas a partir de certa altura não dava para muito mais. Nós ainda estamos na fase da incompetência. Estamos quase quase naquela linha de não retorno.

      Agora vamos ver se existe capacidade e coragem de no verão limpar quem tem de ser limpo. Quem não rende nem 1/10 do que recebe. Mas desconfio que em vez de sairem 3 ou 4 jogadores que iam logo aliviar 1/4 do orçamento e não se iria notar no rendimento desportivo vão sair entre 10 a 15 onde estarão jogadores com rendimento para aliviar o mesmo valor. E entretanto vão subir mais uns poucos da equipa B. Se eu fosse a adivinhar na proxima época perto de metade do plantel vai ser de miudos, 1/4 do plantel de superstars sem rendimento e o resto com alguns bons jogadores.

      Eliminar
  4. o weigl dado já será um grande negocio, poupava-se uns milhoes em salarios e a equipa ficaria muito mas muito mais forte.

    weigl é o pior jogador que eu vi jogar no Benfica, e já vi o bossio, o rojas, o tahar, o king, o el adrioui, o pringle, o mickael thomas, o paulo almeida.

    todos estes nunca deveriam ter vestido a nossa camisola, eram todos jogadores da regional da bulgaria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já tivemos muito gajo mau no clube. Chegar aos 100 jogos é que não foram muitos. é por isso é que ele é um caso de estudo.

      Eliminar
  5. Ja entra pelos olhos dos mais teimosos. O grabde idolo e so o maior flop da hisyoria do Benfica e enquanto continuar so vamos afundar.

    ResponderEliminar
  6. Enfim, entra pelos olhos a dentro. Só não vê quem tem palas ou tem outros interesses como se vê pelos dirigêntes do Benfica.
    Pior que tudo, Weigl desvalorizou e desvaloriza tudo à sua volta. Desde que chegou, o único jogador a conseguir valorizar-se terá sido Darwin (e mesmo assim muitos benfiquistas querem vê-lo longe, fartam-se de criticá-lo, pergunto-me como é que esta gente pensa que se ganham jogos?).
    Rafa saírá por tuta e meia, assim como se despachou Pizzi sem ganhar nada em troca. Ninguém consegue valorizar-se com este encosto em campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imaginar esta equipa sem Darwin e Rafa na proxima época até dá calafrios. O primeiro é inevitável porque é o único com mercado. O segundo não deve querer ficar cá depois de ser apontado como um dos culpados do descalabro do Benfica.

      Eliminar
  7. As referências à folha salarial como estando desajustada à qualidade não fazem sentido nenhum.
    Mas querem ganhar e jogar melhor reduzindo a golha salarial? É lógico que quando desportivamente as coisas não correm bem tudo parece caro mas a alternativa seria planificar nos anos anteriores para ter uma folha mais baixa e fazendo isso como se melhora o rendimento? Desportivamente foi um ano falhado mas isso não apaga o facto de mesmo assim o Benfica ser o clube português mais equilibrado por larga margem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não é quanto gastas mas onde gastas. E gastar em Weigl é um erro

      Eliminar
    2. Somos o clube mais equilibrado mas com esta folha salarial em 2 ou 3 anos estamos iguais ou piores que os outros. Se olharmos para receitas e custos operacionais, sem contar com custos e receitas extraordinárias (compra e venda de jogadores ou prémios de Champions) estamos em perda de 100M por ano.

      Que temos de baixar a folha salarial é obvio. Agora podemos baixar a folha salarial em 25% despachando 3 ou 4 que não têm rendimento desportivo e onde nessas posições temos outros jogadores que garantam que não perdemos competitividade, ou então despachamos mais de 10 para reduzir esses mesmos 25% mas ficamos mais fracos desportivamente.

      Infelizmente já se está a sentir que vai ser a segunda. Já vês por aí a ser passada a mensagem que na proxima época metade do plantel vai ser made in seixal. Vai ser mais uma razia de plantel. Mas vamos ficar com a porcaria na mesma.

      Eliminar
  8. O meu filho esteve na Luz a assistir ao jogo e, quando chegou a casa, disse que não achou que o Meité tivesse estado bem!!! E que, inclusivé, havia malta no público constantemente a criticá-lo!!
    Claro que acabou por mudar de opinião depois de revermos o resumo alargado!(acho que as críticas constantes do público acabaram por o influenciar negativamente)
    Este caso do meu filho é apenas 1 caso... 1 pequena amostra. Esta atitude de desprezo pelo Meité e admiração pela libelinha alemã é influenciada pela comunicação social, debates e comentadores... que depois contagia os adeptos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta ver como praticamente se ignorou e não se falou do Meite depois do jogo. O lateral esquerdo até fez um artigo sobre ele mas para dizer que fez um jogo bonzito e que até pode dar descanso ao Weigl mais vezes.

      Desde o inicio que Weigl é visto como um jogador diferenciado. Muito acima de todos os outros. "O melhor jogador do plantel", etc. Se alguém não vê como tal é inclusivamente ridicularizado. Assim as pessoas já vão para um jogo com uma ideia pre definida. Só vêm o que sai dali de bom. Ao Weigl bastava 2 ou 3 acções das que estão no video para ter páginas de jornais e horas de bajulação na comunicação social.

      E no caso dos outros é o inverso. Lembro-me do jogo com o Covilhã e aos 10 minutos os comentadores já estavam a dizer que o Meite tinha de sair. E repetiram aquilo mais de 5 vezes até ao intervalo. Com o rapaz a fazer um bom jogo.

      A maioria das pessoas vai ver um jogo e já está tão formatada pelo que ouve e lê que não abre a possibilidade a outros cenários que não os que ouviu. O jogador A não ser assim tão bom e o jogador B afinal não ser assim tão mau. É por isso é que eu digo. Se as pessoas não soubessem quem estava no campo o Weigl não tinha feito nem 20 jogos pelo Benfica.

      Eliminar
    2. O melhor exemplo desse preconceito é Gilberto. Há determinado tipo de jogadores, ou pela forma de jogar ou por vezes até pela compleição que são completamente discriminados à partida. Antes de sequer jogarem já estão queimados. A esses não se tolera sequer um mau passe. E para que eles deiam certo é preciso haver personalidade do treinador na sua aposta, algo que com Jesus, Gilberto teve. Mas foram precisos muitos jogos muito bons para convencer os benfiquistas. Exactamente o oposto de outro tipo de jogadores. Há um certo "racismo" futebolístico na forma como boa parte dos adeptos vê futebol. Têm uma forma muito unidimensional de analisar e são extremamente influenciáveis pelo que se diz, seja na imprensa seja da boca de alguns "influencers" da praça.
      São incapazes de perceber que existem vários tipos de jogadores e que uma equipa é feita da mescla de características. Agora o que é fundamental é a competitividade/mentalidade compititiva do jogador.
      Jogadores que hoje vês muitos a bajular, como Kantè, Casimiro, Palhinha e até Sérgio Ramos teríam imensa dificuldade em serem aceites pelos adeptos "exigentes" do Benfica.

      Eliminar
  9. Sigo este blog há algum tempo e só posso concordar quando a maior crítica ao slb em campo é o weigl. Não corre, faz passes sem impacto no jogo sempre, não vai ao choque, algo imprescindível num trinco, foge do jogo, extingue a confiança da equipa quando joga. É incrível como é um ídolo de muito benfiquista, não sei que jogo é q vêm...e como s não bastasse, tanto ele como o joão mário, que é parecido naquilo q faz em campo mas apenas se dá um bocadinho mais ao jogo, são dois dos salários mais altos do plantel...eu só consigo conceber isto como masoquismo meter sempre o alemão. Ou ordem direta da direcção por motivos obscuros...quase todos os jogos que ele não jogou ganhámos sempre e por boa margem...e depois ainda temos de ouvir o rui costa dizer que percebe muito de bola. Para mim, para não ver o que está à vista de todos - menos os ilustres adeptos do jogador, que nem parecem do clube - chama-se sabotagem. Seja quem for o ou os visados lá dentro, mas é sabotagem...interna e as questões externas, porque sabemos bem o estado de arbitragens CD liga e outros corruptos tão bem conhecidos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas mesmo o João Mario já saltou da equipa. Baixou de forma e saiu. Weigl é non stop 90 minutos. Eu no Domingo ainda pensei que mesmo castigado ele ia jogar. Ele tem um estatuto especial.

      Por exemplo temos 4 jogadores para poderem jogar a lateral direito e mesmo assim já chamaram um lateral direito da B para se treinar na equipa principal. Para trinco não temos mais ninguém de raíz e só esta semana é que o Rafael Brito treinou com a equipa principal.

      Isto ou são clausulas no contrato, burrice extrema ou então andam com o rabo preso e fazem tudo o que lhes mandam fazer.

      Eliminar
    2. Weigl é o autêntico "filho do patrão". Jogue bem ou jogue mal, esteja em boa ou má forma, tem sempre de jogar.

      Eliminar
  10. Ainda não tinha comentado o real conteúdo do post. Devia ser Meite e mais 10 em qualquer jogo agora... Se o Weigl algum dia fizer metade deste jogo tem os adeptos a pedir para se capitão... Mas como foi o Meite...

    Afinal o Tarabaat funciona no meio campo... O Meite também... Ah...

    ResponderEliminar