sexta-feira, 11 de março de 2022

Individual vs Colectivo no jogo contra o Portimonense

Escassos dias após o jogo com o Ajax onde a equipa correu muito, o Benfica venceu o Vitória de Guimarães por 3-0. Apesar de nos primeiros 15 minutos poder ter sofrido 2 golos a equipa estabilizou e até aos 60' resolveu o jogo podendo descansar depois fisica e mentalmente na ultima meia hora.

Passada uma semana desse jogo vamos a Portimão com a equipa solta fisicamente e mais uma vez voltamos a sentir dificuldades. Mais um vez uma equipa de menor dimensão conseguiu voltar a discutir um jogo contra nós até ao último minuto. Mais uma vez tivemos dificuldade a criar oportunidades para chegarmos a vantagem e depois para segurar o jogo. 

Rafa e Taarabt foram alvos de várias criticas após o jogo. Taarabt pelas perdas de bola e Rafa por não desiquilibrar. Começando por Taarabt foi dele a perda de bola que resultou no golo do Portimonense.Uma perda de bola a arriscar uma bola entre linhas. Depois da perda de bola estavam os 2 médios centro e os 2 centrais do Benfica atrás da linha da bola contra apenas um jogador do Portimonense a frente da linha da bola. E foi entre os 4 jogadores que a bola foi colocada rasteira para isolar esse jogador. O menor dos nossos problemas nesse lance foi a perda de bola do Taarabt.

As grandes equipas têm de saber defender com poucos e para ganhar estes jogos têm de arriscar. Não existe nenhum jogador do mundo que não perca uma bola se arriscar no passe ou em jogadas individuais. E no Benfica é preciso arriscar. E foi mais uma jogada de Taarabt a arriscar no 1x1 que nos deu o empate. E ainda foi dele um passe na segunda parte a isolar Yaremchuck que nos devia ter deixado a jogar contra 10.

Já Rafa vem sendo criticado pela falta de golos e assistências. Neste jogo até fez uma, mas é preciso estar em condições fisicas ideais e receber a bola com mais espaço para o poder fazer frequentemente. A verdade é que Rafa anda a desgastar-se constantemente em trabalho defensivo. Não pode ser o maior desiquilibrador da equipa a andar a tapar buracos no meio campo e no lado esquerdo da defesa.

No lado oposto a Taarabt esteve Weigl. Teve vários jogos nesta era Verissimo em que vinha arriscando mais com bola e por essa razão a percentagem de acerto no passe baixou para baixo dos 90%. Mas provavelmente por se sentir acossado por criticas decidiu voltar ao registo que lhe tem valido toda a sua carreira. Foi o jogo inteiro de bola vem, bola vai com a equipa a ficar na esmagadora maioria das vezes a mesma distância ou ainda mais distante do golo do que quando a bola chegou a ele. Só por uma vez em 90 minutos arriscou um passe a tentar meter uma bola no Gilberto entre um central e um lateral adversário. E assim terminou quase com 100% de acerto no passe e com um rating magnifico em todas as plataformas de estatistica.

O problema é que o objetivo de um jogo de futebol ainda é meter a bola dentro da baliza. Não falhar passes ajuda mas apenas se esses passes servirem para chegar mais proximo desse objetivo. O que não é o caso. É por isso que prefiro 1000x um gajo a fazer merda durante um jogo inteiro mas a tentar fazer o melhor para a equipa do que um gajo a jogar para si proprio e a dar 0 a equipa. Vou sempre prefirir jogadores com personalidade a jogadores cobardes.

Hoje para além de vencer era importante resolver o jogo cedo. Permitir a equipa não se desgastar muito fisica e mentalmente para ir discutir a passagem aos quartos da Champions levezinhos.

4 comentários:

  1. De acordo,muitos criticaram ao Taraabt incluindo os comentadores da Sport tv pelo passe intercetado. Mas ninguém viu que se o passe não fosse intercetado teriamos 2 jogadores na linha da Baliza. O que não se entende é onde estava a retaguarda do médio ofensivo, ninguém questiona até tem o ridículo de lhe xolocarem como homem do jogo, a verdade é que o Weigel nos lances capitais que ele foge a marcação ou não vai no duelo aofremos golo e isto infelizmente aconteceu muitas vezes.

    ResponderEliminar
  2. aqui fica o meu 11 para hoje e para Amesterdao:

    vizela:

    ody,
    lazaro, morato, verthoghen, gil dias
    paulo bernardo, meite, joao mario,
    radonic, ramos, diogo gonçalves

    amesterdão:

    ody,
    gilberto, otamendi, morato, grimaldo
    taarabt, meite, ramos
    rafa, yaremchuck, darwin

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
  3. O "filho do patrão" continua a sua saga.
    Quando se critica Taarabt por perder a bola, veja-se onde a bola é perdida, bem, mas bem longe da nossa baliza.
    Da minha percepção, o médio defensivo serve para compensar a equipa/colegas exactamente para estes se sentirem à vontade para arriscar, uma vez que terão as costas protegidas. No Benfica isso não acontece. No Benfica boa parte dos erros individuais dão em golo porque o nosso médio defensivo não compensa.
    Até tem melhorado nos últimos tempos (mal sería se em 2 anos a ser titular indiscutível não melhorasse nada - imagino o nível que não tería Florentino com 2 anos a titular), mas continua sem perceber o jogo e não conseguir ler os movimentos dos colegas e da bola aquando da perda da mesma.
    No lance em causa, em vez de fechar o meio, não sei por que razão, chega-se para o lado. Enfim.
    Vai ele trabalhando para as suas estatísticas individuais enquanto as da equipa perecem.

    ResponderEliminar
  4. Aguardo o 11 inicial com a esperança de poupanças para o jogo europeu. É a única maneira de tirar aquele cona mole da equipa. E só nesse caso tenho interesse em ver um jogo do Benfica.. Ao que isto chegou.

    ResponderEliminar