sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

On repeat

Mais um jogo igual a todos os outros desta versão do Benfica. Trocas e trocas de bola intermináveis sem qualquer objetividade. Pizzi, Grimaldo e Weigl parecia que estavam num concurso a ver quem terminava com mais passes certos no jogo. Não dá nada à equipa mas pelos vistos isso não interessa... Neste Benfica o que interessa é chegar ao fim do jogo com os mais de 90% de passes certos. E foi mais um jogo sem qualquer oportunidade clara de golo e apenas com 2 remates perigosos de Rafa e Everton (ambos a passe de Taarabt).


Aqui fica uma imagem com o maior número de passes entre jogadores do Benfica. Basicamente é o Weigl a dizer para o Taarabt arriscar que ele tem uma uma percentagem de passe a manter. E assim dos 6 remates do Benfica no jogo, 4 foram a passe de Taarabt. Para terem uma noção do que é Weigl, Taarabt fez mais passes para finalização hoje contra o Arsenal do que Weigl fez num ano de Benfica (3 segundo este artigo a 6 de Janeiro com a comparação entre Weigl e Gabriel).

Defensivamente é impressionante a facilidade com que os adversários ultrapassam a nossa pressão. É impressionante a facilidade com que os jogadores aparecem com a bola controlada de frente para a defesa ou a facilidade com que coseguem colocar bolas nas costas da nossa defesa. Só um dos 5 jogadores do meio-campo e da frente é agressivo em termos defensivos. E é Taarabt. Todos os outros ficam a 2 metros dos adversários. Até já Darwin, que parece completamente rebentado em termos fisicos, o faz. E depois ainda temos um Grimaldo na defesa que fez mais um jogo miserável. E não faltou mais um golo ridiculo numa estupidez de Pizzi a aliviar contra Weigl. E mais uma vantagem desperdiçada.

Felizmente o centro da defesa tem estado impecável. Aí nota-se o trabalho de Jesus. E esta noite com a estreia de Lucas Verissimo. Primeiro jogo na Europa, logo contra o Arsenal, e um grande jogo. Fiquei com a sensação que pode ser um central para pegar de estaca e fazer 7/8 épocas de Benfica.  Isto se este novo Benfiquismo de Cascais o permitir porque o homem tem ar de ser demasiado agressivo para os padrões atuais.


8 comentários:

  1. Bom jogo do Veríssimo, parecia que já cá estava há anos e logo num jogo complicado.
    É a diferença entre jogadores com personalidade e bailarinas alemãs

    ResponderEliminar
  2. Estava a ver o jogo e a comentar com o meu irmão: "Fds, mas ninguém nesta equipa mete o pé?". Incrível como os nossos jogadores só fazem marcação à distância, acompanham o jogador, colocam-se à frente deles, mas nunca metem o pé.
    Quanto a Weigl, não há hipótese, a única explicação que vejo é que sejamos obrigados contratualmente a colocá-lo em jogo e mesmo isso não justifica, pois o prejuízo já vai bem mais alto que qualquer multa contratual.
    Incrível a facilidade em fazerem-nos golo. Tem sido recorrente marcarmos um golo, a outra equipa apertar um bocadinho e logo a seguir... golo. Fácil, fácil. Vá lá que no próximo jogo não joga o encosto, pode ser que ganhemos, pode até ser que não soframos golos.
    Gostei imenso do Lucas Veríssimo. Um central agressivo como precisamos e mais rápido que os que temos. Também gostei de Diogo Gonçalves, muito em jogo, apesar do golo ter chegado do lado dele. Sinceramente, devia jogar a extremo, tem coisas que nenhum dos outros tem.
    Não gostei de jogar com 3 centrais. Sinceramente, gosto do Benfica em 4-4-2 e é preferível contra equipas mais fortes adicionar como 2º avançadum homem no meio campo, que possa ser hibrido, ajudando a ter o controlo de jogo, como era o exemplo do Talisca.

    ResponderEliminar
  3. Meteu DÓ ver o Grimaldo e o Pizi a "jogarem". Sem velocidade e intensidade. Na 2ª mão deveria ser Gabriel no meio (saida de Pizi) e Nuno Tavares ou F.Cervi á esquerda senão vai ser descalabro...

    ResponderEliminar
  4. Weigl a ser Weigl... E depois é dos melhores em campo para muitos benfiquistas...

    O rei da estatística inconsequente.

    Eu só de ver o gajo a titular já nem quero saber. A aposta suicida neste gajo tem de ter um limite.

    Ainda por cima a jogar fora de posição... Ele joga muito bem em qualquer lado menos do lado do Benfica e nós insistimos em ter o gajo na nossa equipa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. com Weigl estamos sempre mais perto de perder ou empatar juntamente com Grimaldo não fazem metade de um jogador ,um descalabro ,o Pizzi fisicamente de rastos ,ou seja como é habitual nas equipas de Jesus a 2ª parte da época é uma miséria.

      Eliminar
  5. O grimaldo é um jogador banal como ele há por aí às carradas ainda por cima se relva estiver um pouco mais crescida não se vê. Mas porra sou eu, que nem sou técnico mas um vulgar espectador, que vejo isso os especialistas não? Do deutsch só se forem bolas passadas para trás e lados, mais que isso estamos conversados quanto a embates nem vale a pena.

    ResponderEliminar
  6. não batam no luis miguel
    ele só fez o que está recomendado
    no minimo estar a distancia de 2 metros do adversário
    mania de embirrar:)
    jr

    ResponderEliminar
  7. O Rod Stewart da Reboleira é admirador confesso do tipo de jogo que Cruiff implementou no Barça e ao qual Guardiola deu seguimento com o êxito que se sabe, o famoso Tik-Taka.
    Ora, como é seu hábito, porque não tem humildade para isso, o actual treinador do Benfica não copia o que está bem. Pode copiar sim, mas com o seu cunho pessoal, afinal de contas ele é o inventor do jogo do pontapé na bola, o mestre dos mestres, o mago das táticas, o Harry Potter das leituras de jogo, o Panoramix das estratégias...então nunca iria colocar ao serviço de um Clube por si treinado algo inventado por outro. Como muito se orgulha, implementou no SLB a merda que temos visto e assistido esta época, o seu Tóqui-Tóqui. Consiste em passes laterais, para trás, para os lados e para a retaguarda, com a finalidade de acabarmos o jogo com mais toques e trocas de bola. Sempre sem colocar em risco o adversário nem o por em sentido...só porque sim. Para ele é um orgulho. Que vá para o raio que o parta que já é tarde.

    Quanto aos jogadores mencionados estamos todos de acordo. Quando o jogador que mais defende do meio campo para a frente se chama Adel Taarabt, está tudo explicado. Agora imaginem que ele tinha um meio campo em condições e que podia não se desgastar tanto em tarefas defensivas...

    Deixo aqui algumas sugestões para os olheiros do Benfica que visitam estas páginas, visto que equipa de Scouting em Portugal não deve existir.

    Defesa Esquerdo : SEQUEIRA (Braga) ; ABDU CONTÉ (Moreirense)
    Defesa Direito : SACKO ( Guimarães)
    Meio Campo : FRANSÉRGIO (Braga); AL MUSRATI (Braga);GUSTAVO ASSUNÇÃO (Famalicão)
    Extremos : MARCUS EDWARDS (Guimarães) ; ANGEL GOMES (Boavista)

    Isto é só uma amostra, se procurarem na nossa Liga existem jogadores que inseridos num contexto mais ganhador rendem mais que nas equipas que representam.
    Se o problema é o dinheiro, podem sempre fazer regressar os nossos : Gedson ; Florentino e Alfa Semedo. Não ficávamos a perder em NADA em comparação com os actuais titulares.

    E se o Rod Stewart da Reboleira mudasse de tática, então aí é que mostrava conhecimentos, mas não acredito que os tenha.

    Só mais um apontamento. É bem dito, e observado, que na defesa já se nota trabalho do treinador. O pior é do meio campo para a frente, que eram os sectores trabalhados pelo Raul José, segundo o próprio responsável máximo reconheceu á tempos. Acredito.

    ResponderEliminar