quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

MDCSDQT

Fiquei a saber pelo autor da sigla MDCSDQT da forma nojenta como a tvi decidiu publicitar o jogo do Porto desta noite para a Liga dos Campeões. Para quem tenha passado por lá para tentar assistir a 5 minutos de um jogo deles nem é admiração. No Porto Canal não conseguiam fazer melhor. Um verdadeiro nojo.

No mesmo registo está a sic com uma parcialidade indisfarçável a favor das várias equipa portuguesas que defrontam os estrangeiros do Benfica na Liga Europa. E se em termos europeus é assim, então imaginem uma sportv a transmitir um jogo do Benfica. Bagão Félix explicou isto tudo muito bem no segundo ponto do seu texto.

Não é de hoje mas os níveis de anti-benfiquismo na MDCSDQT estão num patamar nunca antes visto. Jesus de condecorado no palácio de Belém passou a lixo, os jogadores que estavam não prestam e os que vieram muito menos. Jogadores como Weigl ou Grimaldo curiosamente é que escapam a esta onda de destruição em torno do Benfica. Porque será?

Não é de admirar por isso que o blogue lateral esquerdo, patrocinado pelo canal da FPF, só depois do jogo do Benfica com o Paços de Ferreira tenham já publicado 3 pedaços de estrume a bater nos 2 jogadores mais importantes dessa vitória (Gabriel e Gilberto) e a elogiar o maior problema do Benfica de 2020 (Weigl).

Comecemos por Gilberto. Foi somente considerado pelos sites de estatisticas dos melhores em campo. No site GoalPoint só Rafa foi considerado melhor e no Sofascore foi mesmo considerado o melhor em campo. Dos jogadores da defesa (excluindo André Almeida) é aquele que menos erros individuais cometeu até ao momento.

Quanto a Gabriel estamos a falar somente do jogador mais influente do Benfica nos últimos 2 anos e meio. Com impacto tão grande só os 6 meses de Félix. No entanto mesmo sem Felix e embora sem o mesmo brilho o Benfica continou a ganhar em 2019/2020 até se lesionar (deixando a equipa com 7 pontos de avanço) e voltar mal da lesão (quando voltou já se tinham perdido 10 pontos em 5 jogos). Nesta época SEMPRE que não está em campo, ou tem um jogo menos conseguido, a equipa afunda-se. Paok, Rangers, Boavista, Braga e agora a primeira parte com o Paços.

Quanto a Weigl fez 5 jogos com 45 ou mais minutos. Derrota contra o Paok. Vitória por 2-0 em casa contra o Belenenses (que tem o pior ataque da Liga). Segunda parte no Bessa em que perdiamos por 2-0 ao intervalo e acabamos por perder 3-0. Empate com o Rangers em casa, E agora saída ao intervalo do jogo com o Paços a perder por 1-0 e que acabamos por vencer. Em termos parciais os resultados durante o tempo que esteve em campo nestes jogos é de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. O registo na época passada foi parecido.

Ele até pode ser bom rapaz, tem bons pés, mas isso não chega. O número de jogos para perceber que ele não vai resultar no Benfica já é grande o suficiente. Até grande demais. E chega da conversa de que a culpa é sempre dos parceiros com quem joga, da tatica, do terreno, do adversário mas nunca dele. Por isso deixem de dar ouvidos a estes teoricos da bola como se eles fossem a autoridade máxima da ciência futebolistica. Se fossem todos muito bons eram todos treinadores de grandes clubes. E não são. São uma grupo de teoricos que na maioria das vezes têm agendas e inviesam as suas análises de forma propositada.

5 comentários:

  1. Já todos percebemos que a cartilha é favorecer o Porto, Sporting de modo a que o Benfica fique de fora dos 2 primeiros lugares que dão acesso directo à Champions. Toda a propaganda contra o Benfica, só não vê quem não quer ou é cego.
    Já se esqueceram do Projecto Roquette, o seu significado e, de facto, o que ele significou? O Benfica durante 4 anos seguidos ficou de fora dos 2 primeiros lugares não conseguindo ir à Champions. Foi assim que o Porto deu um grande salto financeiro e desportivo. Os sapos foram os aguadeiros dos corruptos e vejam onde eles estão agora.

    ResponderEliminar
  2. O Weigl é um grande jogador. O problema do Weigl é que ele está mal aproveitado e a jogar no lugar errado. Não é um 6, não é um Fejsa. Mas precisa de um Fejsa a jogar atrás de si. O Weigl é um jogador de posse de bola, organizador de jogo e muito bom no último passe. Por isso precisa jogar mais á frente no terreno, a 8 ou a 10, e não a fazer o trabalho de um recuperador de bolas, para o qual não tem as melhores caracteriptidões. Deem-lhe um Fejsa para lhe cobrir as costas e não lhe peçam que seja ele a guardar as de outro. É um jogador ofensivo, não é um jogador defensivo. Simples, só tem de ser bem aproveitado. Para mostrar que é um dos melhores jogadores a jogar em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Weigl tem 25 anos e sempre foi um 6 por onde passou. Andaram enganados estes anos todos?

      Também não é jogador de último passe. Nem sequer os arrisca a fazer. E não é só desta passagem pelo Benfica. Tem 2 assistências para golo como jogador profissional. Em quase 250 jogos.

      Ele pode não ter tido um Fejsa mas teve um Gabriel ao lado que recupera bolas atrás de bolas. E alguma vez ele fez a diferença? Aliás, ele teve quase todos os parceiros possíveis no Benfica. Florentino (menos tempo), Gabriel, Samaris, Taarabt, Pizzi. Nada resulta. E existe malta que está numa fase que parece que a culpa é do mundo e não dele por não render.

      Passou um ano e em mais de duas dezenas de jogos com ele em campo o Benfica tem menos de 50% de vitórias. Será que ainda não chega?

      Eliminar
  3. Concordo com a tua análise, o menino alemão e o menino espanhol estão a mais no SL Benfica, tipos sem estofo para envergar a camisola do SL Benfica.
    Ainda não percebi o que certos adeptos veêm no Weigl, não ganha um duelo, não faz assistências, não marca golos e não equilibra a equipa ou desiquilibra o adversário, um tipo amorfo que faz passes de 10 metros para o lado e para trás.
    Com Weigl em campo, os jogadores da defesa e do meio campo jogam sem confiança porque sabem que a equipa vai ficar exposta devido à intranquilidade que o menino alemão transmite em campo.

    ResponderEliminar
  4. Desculpa mas o jogo do Gabriel foi miserável e não é por fazer um balão para a área aos 94 minutos que por acaso dei golo que torna a exibição deplorável e já é assim desde que teve o problema na vista

    ResponderEliminar