terça-feira, 15 de dezembro de 2020

100M e não jogam nada

É este o sound byte do momento (taco a taco com o "este não é o meu Benfica"). Mas vamos então olhar para uns números desta época.

O Benfica tem 18 jogos oficiais realizados. Em apenas um deles não conseguimos marcar (Bessa). Em 2 deles só conseguimos marcar um golo (Paok e Paredes). Em 15 marcamos 2 ou mais golos. Em 8 marcamos 3 ou mais golos. 46 golos marcados numa média de 2,5 golos por jogo. Para se ter uma noção, naquela que foi considerada a melhor época da última década (2013/2014), o Benfica terminou com uma média de 1,7 golos por jogo. O rolo compressor de 2009/2010 acabou com média de 2,4 golos por jogo.

3º melhor ataque da fase de grupos da Liga Europa (18 golos em 6 jogos numa média de 3 golos por jogo). Uma das 6 equipas, entre 48, que não sofreram qualquer derrota nesta fase de grupos. Das equipas portuguesas que participaram nas competições europeias é aquela que está melhor classificada no campeonato, mesmo sendo aquela que mais alterações fez para esta época (novo treinador e mais de meia equipa nova).

Eu sei que depois vem sempre a conversa dos 100M gastos. Que na realidade não são 100M porque os 15M de Otamendi foram na troca com Ruben Dias. Basicamente o Benfica gastou 15M em Walshmidt, 18M em Pedrinho, 20M em Everton e 25M em Darwin. E destes 4 existe algum deles que ainda não tenha mostrado potencial? Existe algum que se olhe para ele e se diga que é flop e que vai dar prejuizo? Eu acho que não. Bem pelo contrário.

E os milhões só por si não jogam. É preciso tempo para trabalhar. Algo que o Benfica apenas teve durante 3 semanas na pré-época. Nas 2 semanas antes do jogo com o Paok os jogadores estiveram nas selecções. E depois disso apenas em 2 ocasiões teve 1 semana de descanso entre jogos. Entre a 1ª e 3ª jornadas. Desde aí é só descansar e jogar, sendo que nas paragens para as selecções metade do plantel não está no Seixal.

Mesmo assim, com meia equipa nova e com pouco tempo de trabalho, o Benfica marca golos atrás de golos. E dizem que não joga nada. Porque tudo vai atrás dos especialistas da moda. "O Benfica perde muitas bolas", "não tem fluidez", bla, bla, bla. Alguém que lhes pergunte como é que uma equipa tão má e com jogadores tão fraquinhos como constantemente estão a fazer crer com Pizzi, Gabriel, Nuno Tavares, Gilberto, Otamendi, etc, consegue sequer marcar golos.

Mas está tudo bem? Obviamente que não. Defensivamente existem muitos problemas. Eu diria que o maior problema até está no meio campo. Se Gabriel não joga ou se está num dia mau não existe mais ninguém. São precisas 2 ou 3 entradas para elevar o plantel. Só o regresso de Florentino e a vinda de Lucas Verissimo já seria um enorme upgrade. Já daria outras garantias internamente. Mas para uma Liga Europa com as equipas que lá estão neste momento ainda seria preciso mais. No entanto o potencial que temos neste momento é gigante.

Agora, os Benfiquistas que não conseguem disfarçar a azia por uma vitória no último minuto, ou até numa vitória por goleada, parem um bocado para pensar. Desejar derrotas do próprio clube é tão lagarto que às vezes até fico doente com esta nova estirpe de benfiquismo. É dessa forma que querem mesmo viver o Benfica?

3 comentários:

  1. Lá está, em termos atacantes estamos a cumprir bem. Em termos defensivos temos de melhorar muito. Mas convém Jesus dar alguma estabilidade no meio campo. Do meu ponto de vista o melhor meio campo está entre Gabriel+Taarabt e Gabriel+Chiquinho. Mas Jesus não tem dado estabilidade ao mesmo e ficamos neste entra e sai em que após um ano Weigl ainda continua a entrar em campo.
    Se viesse Florentino sería óptimo, acompanhado de Lucas Veríssimo sería excelente. Porque esta equipa mostra ainda ser refém de uma liderança mais forte na defesa.
    Agora outro ponto que não falaste é que esta equipa mostra ter um coração incrível. Se tiveres em conta o número de vezes em que parecia estarmos no chão, mas que recuperámos e demos a volta a resultados adversos, é de destacar.

    ResponderEliminar
  2. Concordo, agora está na moda cortar no Benfica. Se o presidente e restantes dirigentes são uns inúteis, se o treinador e restante equipa técnica são um bando de incompetentes, se os jogadores são todos medíocres, e se os adeptos, mais em concreto os sócios, ou melhor 62% (ou 93%) são uma cambada de burros; então só temos que sentir no mínimo simpatia pelos feitos que tanta porcaria junta tem obtido, pois o mais razoável seria estarmos em último em todas as competições só com derrotas, (algo que ainda vamos a tempo, mas não será com certeza só com derrotas).

    A ânsia em criticar é tanta que depois entram em contradições ridículas: apesar do presidente só contratar flops para o plantel e o Seixal só dar coxos; o treinador que é um incompetente tem a obrigação de pôr todos estes ineptos a jogar bom futebol; quanto aos jogadores miseráveis jogadores que temos, esses têm a obrigação de produzir muito mais. Atenção que os que criticam isto tudo ao mesmo tempo, grande parte das vezes são exactamente os mesmos; não me refiro obviamente a pessoas que no máximo criticam duas destas três coisas ao mesmo tempo, ou apontam um ou outro ponto em concreto, isso até faz algum sentido. O nosso desânimo com o Benfica é o somatório de várias coisas, algumas imputáveis a Vieira, outras a Jesus, e outras também aos jogadores; mas não fazem todos tudo mal, quer seja Vieira, Jesus, ou os jogadores.

    Antes que julguem que sou vagamente simpatizante de Vieira, informo que para mim Vieira já devia ter saído há muito tempo do Benfica, o seu estado de graça comigo acabou muito antes da sua primeira candidatura a presidente, ou seja, lá para 2002. Quanto a Jesus, tenho boa memória, e não me esqueço das bocas podres que nos mandava quando treinou o Belém ou o Braga, estou a falar de 2007 pelo menos; mas lá me convenceu na primeira época, e fiquei solidário com ele em 2013, quando perdemos tudo em duas semanas; portanto muito antes de tanto benfiquista se sentir ofendido com as suas bocas no Sporting, já eu tinha uma lista de bocas dele. Por fim os jogadores, metade daquela equipa para mim não teria lugar no Benfica, pois não só tínhamos no plantel opções mais válidas, como por não muito dinheiro tinhamos ido buscar igual ou melhor. Porém, apesar destes meus pontos de vista, não me parece que esteja tudo mal no Benfica.

    Esta loucura tem assumido níveis tais de insanidade, que no outro dia houve um que comentou que o Sporting é superior a nós. Eh pá, os sportinguistas que leiam o meu comentário que não me levem a mal, mas um clube que já não é campeão vai para 19 anos, que a última final de uma prova que jogou perdeu por 5 a 0 frente a um verdadeiro "monumento à incompetência" como nós, que acabou em quarto na época passada, e que nem se apurou para a Liga Europa com uma goleada em casa contra uma equipa que salvo erro nem a fase de grupos passou, está melhor que nós? Tenham juízo.

    ResponderEliminar
  3. Muitos benfiquistas adoram ouvir os especialistas da especialidade ,que só falam do Clube negativamente ,qualquer coxo é um grande jogador quando vem para o Benfica rápidamente passa a ser indesejado e o tribunal da luz isto e aquilo ,façam como eu vejam um telejornal por dia e não dar audiência a esses inimigos do clube é a melhor estratégia.

    ResponderEliminar