sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Explicar este virus como se fosse para miudos

Passem os jogos que passarem, sejam evidentes as diferenças da equipa do Benfica com e sem Weigl, continua muita e muita gente a defender o alemão. Mesmo na MDCSDQT basta ver como ninguém "lhe toca". Ao contrário de Gabriel que é um saco de pancada. Mais uma vez vou tentar explicar este virus de que padecemos há um ano. Com tabelas e cores.

Estes são os jogos em que Weigl participou durante 45 minutos ou mais no Benfica. O que devia ser uma tabela pautada por um verde que indica as vitórias conseguidas é um quadro pintado de amarelo e vermelho com os empates e derrotas.

São 26 jogos do alemão nesta condição com 12 vitórias (46%), 7 empates (27%) e 7 derrotas (27%). Mas mais assustadores são os números se olharmos apenas para o resultado parcial do tempo em que ele esteve em campo. Assim ficamos com 9 vitórias (34,6%), 7 empates (27%) e 10 derrotas (38,4%). E não fosse o Benfica estar num bom momento antes da sua chegada, se calhar nem algumas daquelas vitórias iniciais tinham acontecido.

Mas o que eu ouço e leio mais vezes (até nos comentários que aqui me deixam) é que a culpa dos resultados não são dele. E vão apontando outros nomes (os mais usados são Gilberto, Nuno Tavares, Pizzi ou Gabriel). Portanto fiz outro quadro.

Neste quadro estão os 18 jogos, desde a sua chegada ao Benfica, em que ele ficou de fora ou jogou menos de 45 minutos. E aqui já temos 13 vitórias (72,2%), 3 empates (16,6%) e 2 derrotas (11,1%). Sendo que por exemplo o empate em Famalicão deu a passagem a final da Taça de Portugal, a derrota em Donetsk manteve a eliminatória em aberto e o empate em Glasgow nem se pode considerar um mau resultado. Enfim números mais condizentes para uma equipa como o Benfica.

Em todos estes jogos, com e sem Weigl, jogaram Vlachodimos, Helton Leite, Tomás Tavares, André Almeida, Gilberto, Ruben Dias, Ferro, Jardel, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Nuno Tavares, Samaris, Florentino, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Chiquinho, Cervi, Everton, Rafa, Pedrinho, Vinicius, Seferovic, Darwin, Walshmidt, entre outros menos utilizados. E ainda tivemos 3 treinadores, 2 deles já campeões pelo Benfica. Acham que a maior culpa é mesmo de tudo o resto? Conseguem explicar porque é que com estes todos a equipa continua a render sem ele em campo mas com ele não?

Para além disso ainda podemos ver que em 28 jogos com Weigl nem uma vez conseguimos vencer por mais de 2 golos de diferença. Mas nos 18 sem ele vencemos 6 dessa forma.

Não é preciso tirar um 4º nível de treinador, ser consumidor do latrinal esquerdo, entender os momentos do jogo ou saber o que significam todos os termos pomposos usados hoje em dia para explicar o futebol. Basta olhar para estes resultados. Isto não é fisica quântica. É estatistica com um conjunto de jogos suficientemente alargado para não ser um acaso qualquer.

Existe um Benfica com e sem Weigl. E o Benfica com Weigl é o pior de sempre em mais de 100 anos de história. É uma equipa pior que a pior equipa da história do Benfica. Onde nem nos tempos do Vietnam Benfiquista se viram números destes. É graças a ele que eu hoje sei qual é a sensação de um adepto de um Tondela antes de um jogo. Porque sempre que o vejo no 11 inicial sei que a probabilidade de vencermos esse jogo é menor que 50% e que se ele não sair a tempo ainda baixa para menos de 35%.

Portanto se Weigl não sair em Janeiro por 20, 15, 10 ou dado vai ser o pior acto de gestão de sempre do Benfica. Já chega de egos a tentar manter uma aposta para não ficar mal na fotografia. Porque quanto mais tempo ele cá ficar mais borram a pintura. O que interessa é o BENFICA. E se ele fica e tem que fazer uma série de jogos seguidos a época vai acabar como a anterior e vamos acabar por implodir.

12 comentários:

  1. Podíamos questionar a base estatística desta análise, mas julgo que a melhor estatística de todas é não conseguirmos lembrar (de quase) nenhuma vitória tranquila do Benfica com o Weigl.

    Haverão com certeza outros factores, que talvez nos escapem, há o facto do Weigl estar fora de posição, mas qualquer um lembrar-se-á de jogadores que se viram obrigados pontualmente a jogar noutra posição, ou até de adaptações de jogadores a novas posições, e julgo que nem nesses casos a diferença de rendimento tenha sido tão gritante.

    Eu continuo a ter esperança no jogador, mas começa a ser difícil defende-lo.

    ResponderEliminar
  2. já os mesmos números do futuro defesa esquerdo da selecção são 10,8,6.
    claramente nem se comparam tal a diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Carlos, o post do EPluribusUnum 7 é para os (ainda muitos(?)) defensores do Weigl. Acho que tirando o Jesus, não há mais ninguém a defender o Tavares; e nesse aspecto o Jesus está bem porque tenta proteger o miúdo, não foi culpa dele terem tentado queimar etapas na sua evolução.

      Eliminar
    2. não, não é este, os outros anteriores e a opinião de quem o escreveu, é que weigl é o único responsável pelos mau resultados desde que chegou e nos jogos em que é titular.
      e tendo culpas varias, principalmente não ter capacidade para resolver problemas que os outros criam, não é o único culpado nem dos que mais culpas tem.

      alias basta ver o caso do nuno que tem números parecidos aos do weigl e quantos posts foram feitos sobre ele, pois nenhum, já sobre o weigl.

      estas muitos enganado quanto ao facto de ser só o bazofias a defender o nuno, existem vários que até acham que o nuno é melhor defesa esquerdo que o grimaldo.

      e o problema do nuno não foi terem queimado etapas, embora isso tenha colocado mais em evidencia ou outros problemas dele, é a falta de qualidade.

      Eliminar
    3. Caro João Carlos. Obviamente que o único problema do Benfica não é só o Weigl. Mas os dados que aqui estão demonstram que com Weigl, no parcial de tempo que está em campo, nem 35% de vitórias temos. Sem Weigl temos 72%. É uma diferença de quase 40% de rendimento. Acho que é capaz de ser o maior problema.

      Quanto ao Nuno Tavares também podia fazer esse estudo. Mas se achas que um defesa tem a mesma influencia que um trinco numa equipa então não sei que te diga. O que eu sei é que com o Nuno Tavares a jogar a defesa direito goleamos Sporting, Paços de Ferreira (marcou um grande golo e fez 2 assistências), vencemos em Belem e perdemos depois em casa com o Porto (vai la ver os golos que sofremos e ver a atitude do Grimaldo no segundo golo). Saiu da equipa e quando voltou coincidiu com o reinado de Weigl.

      Agora se o Nuno está pronto para ser titular do Benfica eu também acho que não. Mas entre ter um miudo de 20 anos com potencial a fazer merda devido a sua joventude e ter um gajo de 25 com mais de 150 jogos a fazer o mesmo, então prefiro o Nuno. Porque sei que no espaço de um ano vai ser incomparávelmente melhor do que Grimaldo.

      Eliminar
    4. isso seria se nada mudasse na equipa alem do weigl, coisa que sabemos não é verdade.

      claro que o defesa esquerdo não tem a mesma importância que um trinco alias nem sei porque é que jogamos com defesa esquerdo o melhor era não jogar com ninguém na posição e meter um jogador noutra posição que faça mais falta.
      se é assim porque é que implica tanto com o grimaldo se a posição nem é assim tão importante.

      esse argumento do nuno de ter participado nesses jogos não faz sentido nenhum o seferovic também foi o melhor marcador do campeonato isso não faz dele nem bom finalizador.
      mas também foi ele que entrou contra o portimonense, e estávamos a vencer por dois, e depois empatamos mas a culpa é só do weigl.
      e que esteve na madeira e contra o santa clara mas mais uma vez a culpa foi só do mesmo.
      e nos dois últimos jogos da época passada contra os rivais vencemos um e perdemos o outro, weigl jogou nos dois e agora advinha lá que é que não jogou no que vencemos e jogou no que perdemos, pois mas a culpa é só do mesmo.

      curioso ver a sua analise a culpa é do weigl por causa dos números, mesmo que os erros não sejam dele.
      já o nuno ai a culpa já é de quem comete os erros e os números que já não interessam, muita coerência de facto.

      se acha que a merda que o nuno faz é por causa da juventude nem sei o que lhe diga, é que ter corpo e correr muito pode servir para outros desporto mas para futebol só servem se acompanhado de qualidade técnica coisa que ele não tem.
      e eu até acho que grimaldo é um mau defesa esquerdo.

      Eliminar
    5. Eu implico com o Grimaldo porque quando chegam os jogos a doer é um buraco. Não dá como disfarçar. Vai espreitar o segundo golo do PAOK, o golo do Famalicão, o primeiro sofrido na Polonia, o terceiro sofrido com o Rangers. Só nesta época em que ele pouco tem jogado.

      Mas quando se fala de Weigl já estamos a falar de outro nível. Estamos num nivel em que nem conseguimos controlar um jogo contra o Gil Vicente a jogar com 10. O Gil Vicente, uma das equipas mais pobres ofensivamente do campeonato, fez mais remates do que nós com um jogador a menos durante 45 minutos. Eu já não sei o que diga mais.

      Com o Nuno Tavares a defesa direito demos 5 ao Sporting na Supertaça. E tu vens falar de termos ganho no ultimo minuto a um Sporting de miudos? E vai la ver o golo do Sporting nesse jogo e aprecia a facilidade como o Weigl foi comido no meio campo pelos miudos do Sporting.

      Mas até te vou fazer a vontade. Com o Nuno Tavares 45 ou mais minutos e sem o Weigl (ou com menos de 45 minutos) os numeros são: 7v, 3e (todas na fase de grupos da Taça da Liga da época passada) e 2d (Porto e Braga). E por exemplo já nesta época com o Paços e Guimarães Weigl saiu a perdermos e demos a volta aos 2 jogos com ele em campo. Na época passada na final da Taça Weigl saiu sem termos feito qualquer remate e estivemos quase a empatar (e o Nuno estava lá).

      Mas já vem aí mais um post sobre este menino bonito que tantas alegrias nos tem dado. Têm sido tantos e tão bons momentos desde a sua chegada...

      Eliminar
    6. como disse eu não acho o grimaldo sequer bom.
      o que eu sempre disse é como é que consegues ver os erros do grimaldo e depois não conseguir ver os do nuno, que até são mais e em menos tempo.

      pelos vistos o menino bonito é o nuno mas viste o jogo da supertaça o ano passado o nuno foi um enorme buraco apenas os buracos que ele deu acabaram por não ter consequenciais.

      mas espera lá então e os números do weigl sem o nuno, e sem o taarabt e sem o ferro.

      e quantas oportunidades é que o weigl permitiu na primeira parte contra o gil com onze pois, e quem é que entrou ao intervalo para perder bolas mas esse pelos vistos não tem culpa de nada.

      e estas tão cego por achares que a culpa é só do weigl que nem percebes que existem mais jogadores tão maus como ele.

      Eliminar
  3. Quando não nos lembramos de nenhuma grande acção, jogada, golo, assistência ou exibição de um jogador e quando o melhor que se pode dizer dele é que é jeitosinho, então não serve para o nosso clube.

    ResponderEliminar
  4. Continuo a achar INCRÍVEL ele ainda estar no Benfica e pior, haver tanta gente que ainda o tenta defender. Por muito menos Filipe Augusto (que efectivamente tem qualidade) foi ostracisado. Isto parece aqueles teste de Psicologia Comportamental para evidenciar os efeitos nefastos do "Group Thinking".
    Se estiveres num grupo e pessoas desse grupo com aparente credibilidade disserem que um palito é maior que os outros todos, por mais evidente que ele seja menor, desata tudo a dizer que sim, que é maior. Enfim.
    Os benfiquistas emprenham muito pelos ouvidos e têm preconceito para com os jogadores, positivos para uns é negativos para outros.

    ResponderEliminar
  5. O Benfica sem o Weigl joga que se farta!!! Mas porque é que sempre que o JJ é treinador, consegue convencer toda a gente que o problema são os jogadores e nunca ele? Já se ganha, é ele o mestre da tática e o supra sumo da inovação futebolística.
    E os anos vão passando e é sempre este discurso desculpabilizante de que o problema do Benfica são os jogadores, passem por aqui Aimar, Saviola, Cardozo, Di Maria's ou Bernardos, Rubens etc... No porto com jogadores muito mais fracos tentam sempre a fazer boa figura na Champions e discutem os campeonatos taco a taco com o mestre da tática... e falidos ao que dizem! Enfim, é continuar neste discurso bom e gostoso de que o Benfica tem um problema e um vírus que se chama Weigl ou outro qualquer que para aqui não interessa, e mal ele saia vamos começar a ganhar à vontadinha.
    O melhor de tudo isto é que eu nem acho que o Weigl tenha lugar no plantel...

    ResponderEliminar