terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Escolher o melhor para o Benfica.

Jesus amanhã pode seguir dois caminhos. O caminho mais fácil para si, que é jogar com Weigl e mais 10. Desta forma só o irão acusar de ter errado em 10 jogadores se perder o jogo. Ou então pode deixar o alemão de fora aumentando a probabilidade de vencer o jogo, mas em caso de derrota levar pancada de toda a gente.

Não foi surpresa para mim depois do jogo com o Gil Vicente ver todos os elogios a Weigl. Ao segundo jogo desta época que conseguimos marcar mais golos que o adversário com ele em campo lá foi novamente elevado a melhor jogador do universo de todos os tempos. E esta foi das imagens mais partilhadas logo a seguir ao jogo.

E o que é suposto ser uma demonstração da qualidade do jogador, para mim era a imagem que eu usaria se fosse adversário do Benfica para explicar aos meus jogadores que quando ele tem a bola só têm de se preocupar em movimentarem-se de um lado para o outro. Não têm de se preparar para uma bola entrar entre-linhas ou posicionarem-se para uma bola nas costas. É tão previsivel que parece que foi desenhado com um compasso uma linha a partir da qual a bola nunca vai entrar.

Mas eu não tinha qualquer problema com isto se defensivamente ele "limpasse" todas as bolas que caissem na sua zona. O problema é que não. A verdade é que ganhou apenas metade dos duelos individuais que disputou e em quase 80 minutos de jogo fez apenas 2 intercepções e 1 desarme.

E isso explica porque é que num jogo contra uma das piores equipas em termos ofensivos da nossa Liga, e a jogar 45' com mais um jogador, eles conseguiram rematar mais vezes do que nós. E tiveram o mesmo número de oportunidades de golo. Podiam mesmo ter inaugurado o marcador 2 vezes já na segunda parte (provavelmente não conseguiriamos vencer se o fizessem) e depois empatar.

E isto foi contra o Gil Vicente. Amanhã é contra o Porto que vamos jogar. Contra um Porto que usa e abusa do fisico. Ir para este jogo com Weigl é pedir mais uma derrota (ou pior do que isso). Não foi há muito tempo que na final da Taça de Portugal, antes de sair do jogo, Weigl tinha 2 duelos ganhos em 10 (Gabriel perto do final da partida tinha vencido todos os duelos). E quando saiu aos 60' o Benfica tinha 0 remates a baliza (mesmo com mais de 20 minutos a jogar com um a mais).

Amanhã não vai ser diferente com ele em campo. Por isso não escolham o caminho mais fácil. É preciso equilibrar ao máximo o jogo em termos fisicos para depois as nossas individualidades poderem sobressair.

4 comentários:

  1. Isto chama-se desonestidade intelectual. Na primeira parte o Benfica teve 8 bolas com possibilidade de golo e o Gil uma. O problema do Benfica na actualidade é o excesso de jogos, não é o jogador A ou B. Se fosse era o Darwin, que agora faz tudo ao contrário. O Jesus não é nenhum maçarico, não papa Ferros!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, apesar de também acreditar que a forma de jogar do Weigl acaba por muitas vezes prejudicar a equipa, não só não me parece que mesmo a pior fase do Benfica no domingo tenha sido só ou sobretudo da sua responsabilidade.
      Se não trouxéssemos os 3 pontos, seria em 1º lugar culpa do Darwin que anda bastante trapalhão há vários jogos, e em 2º do Jesus se não mudasse nada caso o resultado não se alterasse em nosso favor, como felizmente aconteceu.

      Eliminar
  2. O problema é que Jesus parece que não vê isso, pois continua a apostar no moço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não vê são vocês. O Jesus, agora, tem uma ideia diferente de 6, este tem que saber construir. O titular e Gabriel. Se vai dar certo, não sei, mas penso que sim. Quando estávamos bem fisicamente fizemos grandes jogos.

      Eliminar