quarta-feira, 1 de julho de 2020

Muito obrigado Lage

Ficam aqui os meus agradecimentos a Lage pelo Benfica mais demolidor que tive o prazer de ver.











Bateu recordes atrás de recordes. Maior número de vitórias seguidas fora de casa. Treinador a precisar de menos jogos para chegar aos 100 pontos. Melhor segunda e primeira volta de um campeonato. Vitórias fora em Guimarães (2x), Braga (2x), Alvalade (2x) e Dragão. Tudo em ano e meio.

Bastou um erro quando a meio da época recebeu um presente envenenado chamado Weigl e o colocou a titular com 2 treinos para o fazer cair. Mas nada justifica a falta de defesa por parte do clube (defesa para o exterior e defesa e aconselhamento no balneário). Não merecia que no próprio canal do clube antes do retorno do campeonato se falasse novamente de Jesus numa entrevista com o Presidente. Não merecia a falta de apoio dos adeptos que cada vez com maior facilidade se deixam manipular pela propraganda anti-Benfica na comunicação social. E principalmente não merecia o que os jogadores lhe fizeram por muito injusta que tenha sido a entrada de Weigl na equipa.

E eu quero ir por aqui. Já é a segunda vez no espaço de ano e meio que os jogadores do Benfica conseguiram despachar um treinador. Quando na época passada Lage assumiu a equipa pareciam jogadores diferentes no jogo com o Rio Ave. E agora, principalmente após a eliminação da Liga Europa, percebeu-se claramente que lhe estavam a fazer a cama.

Não tenho dúvidas que eles vão voltar a andar assim que um novo treinador chegar (não sei se também estão amuados com o Verissimo). Mas quem o fez duas vezes e com a facilidade e descaramento com que fizeram ao Lage, vai voltar a fazer.

O Benfica não os pode trocar todos porque infelizmente não tem como os substituir neste momento. Existe um conjunto de 3/4 meninos de coro que tem de desaparecer primeiro. Mas no espaço de 2/3 anos tem que limpar esta trampa toda. Têm todos bons contratos, viram o prémio dobrado no final da época passada (graças ao Lage) e não lhes cortaram os salários como quase todos os grandes clubes do mundo o fizeram. Por muita razão que tenham, eles correm pelo Benfica e não pelo treinador. Nada justifica fazer 10 pontos em 30 possíveis ao nível do pior que se viu nos anos de Vietnam. Isto é impensável mesmo que fosse o Carlos Azenha a treinar o Benfica. É que antes em 57 pontos tinham feito 54 (já com jogos em Braga, Guimarães e Alvalade).

Não vou dizer aqui quem acho que são os jogadores que queimaram Lage. Espero até que ainda me dêm alegrias. Mas a médio/longo prazo têm de ir saindo um a um. O Benfica está acima de tudo e nunca vou desculpar o que fizeram nesta época.

Agora é preciso um treinador que os meta na linha. O Benfica não pode voltar a ir pelo perfil de treinador de Rui Vitória e Bruno Lage. Tem de arranjar alguém mais conceituado com quem as donzelas não brinquem. Se não for possível então que arranjem alguém competente como era Lage mas que lhe dêm a ajuda necessária.

Ao Lage desejo-lhe tudo de bom. Espero que continue a fazer uma boa carreira e que talvez um dia possa regressar com mais estatuto e mais bem preparado para saber lidar com imprensa, balneário e direcção.

12 comentários:

  1. Concordo plenamente com o dito sobre as "donzelas virgens". Não esqueço os dois autogolos em Portimão, causa próxima para o afastamento de Rui Vitória; e não ignoro a "falta infantil" provocada pelo do costume, que proporcionou o empate ao Santa Clara na jornada anterior, no nosso Estádio!

    ResponderEliminar
  2. Ainda pouco se sabe sobre o que se passou. No entanto, quando em janeiro Vieira afirmou que estava encerrado o mercado 5 dias antes do termo, ALGUMA COISA NÃO CORREU COMO ELE QUERIA. Sabe-se que o SLB é o ÚNICO CLUBE NO MUNDO QUE NÃO TEM UM JOGADOR A UTILIZAR A CAMISOLA 10. Porque será? Estava reservada para o "menino" do Mendes que em 2 anos na Lázio jogou 25 minutos e o Vieira QUERIA CONTRATÁ-LO POR 15 MILHÕES, vindo no pacote a oferta do DE que nos referidos 2 anos NEM UA VEZ SE SENTOU NO BANCO DA LÁZIO? Foi por o Lage ter entendido que os dois não serviam para as necessidades da equipa que LFV não contratou mais ninguém? Nesse dia A SENTENÇA DO LAGE FICOU TRAÇADA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei de nada do que se passou. Sei o que se viu no campo. E no campo existiram jogadores que a partir de certa altura deixaram de jogar. Nem se parecem importar com as derrotas quando os jogos acabam.

      Mas fora do tópico, um dia tenho de fazer um post sobre o Mendes para tentar abrir os olhos ao Benfiquistas sobre o alvo que ele pelos adversários e comunicação social por dar prioridade ao Benfica em Portugal. Achar que o Benfica deve deixar de trabalhar com o Mendes é burrice. Mas deixo para outro dia.

      Eliminar
    2. E o tal rapaz, Pedro Neto, tem 1500 minutos e leva 5 golos e 4 assistências no 6º classificado da Liga Inglesa. O que ele vai valer daqui a uns anos, esses 15 milhões eram uma pechincha como foram os 17 de Vinicius e os 20 de Jimenez.

      Eliminar
  3. Carta aberta aos jogadores do Benfica
    Vocês têm andado a passar pelos intervalos da chuva e escondidinhos nos buracos das granadas que caíram em cima de outros – do presidente e de Lage. Quer dizer: têm sido muito pouco criticados pelos 2 jogos que ganharam em 13 – 2 em 13, ó deuses do Olimpo! Não ganharam 11 (11!) jogos, quase todos a equipas de segunda ou terceira categoria e cujos jogadores não beneficiam, nem lá perto, das condições de nababos que vocês têm e dos ordenados principescos que auferem. E foram vocês que estiveram lá dentro e não correram, não foram intensos, não pressionaram, não saltaram, não defenderam e não atacaram com competência, não foram solidários com os colegas - não funcionaram como equipa, não se esforçaram o que deveriam ter-se esforçado, não deixaram tudo em campo. No fundo, não mostraram o «querer, a raça e a ambição» que se exige, e que nós, sócios e adeptos exigimos a um jogador do Sport Lisboa e Benfica, seja de que modalidade e equipa for (principal ou da formação). Não tiveram «na alma a chama imensa», como se diz no nosso hino. Já a não tinham tido nos jogos europeus, outra miséria engravatada.
    Têm-nos dado muitos desgostos, desde a derrota com o clube da fruta e das mil manhas e patranhas. De uma posição confortável de 7 pontos à frente, passaram para a triste situação atual, fazendo jogos vergonhosos, desonrosos para as vossas carreiras de profissionais pagos a peso de ouro, e para o clube que representam e seus adeptos e sócios, que vos tratam tão bem. Portaram-se como gaiatos de escola que entram no deixa-andar, no desleixo, no «que se lixe e o treinador que resolva». E o desgraçado do treinador a pagar as favas na desconsideração de todos. E só agora, que ele já estava em desequilíbrio e com um pé fora do clube, é que apareceu o Pizzi a dizer que a culpa era vossa e não do treinador. Já foi tarde – outra gaiatada, que soou a desculpa de mau pagador e a traição. Não foi de HOMENS. Não é de HOMENS.
    Devem-nos cinco vitórias até ao final do campeonato (que matematicamente ainda não está perdido, é bom que não esqueçam) e a vitória da Taça de Portugal. Não lhes fazemos por menos. Depois disso, talvez lhes perdoemos, a todos, ou talvez não, os desgostos que já nos deram esta época. Sejam HOMENS, que já têm, todos vós, idade para isso.

    ResponderEliminar
  4. Tudo por ti Benfica1 de julho de 2020 às 13:09

    A culpa foi do Weigl? Os meninos amuarem por culpa do Weigl? Mesmo que isso fosse verdade, quem o trouxe foi esta direcção, que é a culpada.
    Desculpem mas não acredito nisso. Acredito que as péssima sopções de Lage é que ditaram um balneário contra ele. Quem roda meninos da Liga dos campeões, fazendo-nos passar vergonhas, quem mantém um Ferro que parece o Edcarlos ou o Paulo Madeira jogos e jogos a dar casas, quem insiste em Seferovic que além de falhar golos cantados já nem corre, quem insiste em não bancar Grimaldo,Tomás Tavares que parecem duas avenidas, quem assim actua faz os jogadores perceberem que não é líder, que cria equipas ao sabor de interesses vários e que não joga quem é o melhor. Nem o Klopp actual resistia com isto.Os jogadores perderam o respeito a um treinador que publicamente criticou jogadores como Raul de Tomas, Jota ou Zivkovic por fazerem coisas que outros que ele lá mantém fazem e bem pior. A partir do momento em que mantém Ferro (que é sério candidato a pior central da história do clube) não tem legitimidade para exigir nivel e compromisso a ninguém. E isso tem origem na política da direcção de forçar a aposta no Seixal desse para onde desse. Criaram-se duplos padrões no Benfica. Aos meninos da formação nada é exigido, podiam ser jogadores do nível do Vietnam e era tudo normal, mas Raul de Tomas saiu desgastado e enxovalhado do clube porque supostamente deveria marcar 500 golos em cada jogo.
    Vieira, ao criar esta divisão fictícia entre jogadores do Seixal e jogadores comprados matou o balneário. Lage seguiu apenas a política planeada até ao corolário lógico que isto geraria: o colapso do balneário. Meter jogadores que não rendem, não se esforçam apenas para vender a "obra feita do Seixal" dá nisto e o balneário percebeu. Todos perceberam que não se joga por mérito.
    A culpa é de Lage, mas sobretudo da direcção e tentar culpar os jogadores é falhar o principal culpado. E ainda há a questão da raça dos jogadores, é que toda a equipa me parece de cacos fisicamente e isto arrasta-se há várias épocas e isso gera a ideia de falta de raça, mas para a direcção só importa o Seixal e mais nada.
    Agora vai ser o Weigl o queimado, antes foi o Raul Tomas, pois todos menos o óbvio.
    Se queremos subir o nível temos de atrair melhores jogadores e não é tentar culpar os jogadores por aquilo que foi um erro histórico de baixar o nível de exigência do clube, para acomodar os meninos do Seixal que fará as coisas mudarem.
    Não pode haver paz, nem liderança de um treinador que não pensa por si, que planta jogadores para serem vendidos na LC à custa de vergonhas europeias.
    A culpa é de Vieira e pronto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor periodo do Benfica foi em Dezembro. Na altura das 2 últimas jornadas da Champions e jornadas seguintes do campeonato. Goleadas a Zenit, Boavista, Famalicão, etc. Por isso não foi por causa dessas opções na Champions. O Benfica desde que Weigl chegou sofreu 18 golos para o campeonato. Antes tinha sofrido 5. E obviamente que não tem a ver (apenas) com a qualidade do jogador.

      Mas logo com o Aves, no primeiro jogo de Weigl ganhamos com um golo no último minuto. E nunca mais goleamos ninguém a partir daí. Depois foi só esperar pelo primeiro resultado negativo.

      E eu volto a dizer. Isto nem no tempo do Vietnam era aceitavel quanto mais agora. Tempos em que havia ordenados em atraso, se treinava todos os dias num sitio diferente e onde a qualidade era muito pouca. Hoje em dia temos de longe os melhores jogadores do campeonato, com bons ordenados e até comida lhes vão levar a casa.

      Eu até admitia que fosse um problema fisico, mas também pensei que fosse disso quando Rui Vitória foi despedido do Benfica. E qual não é o meu espanto quando 4 dias depois correram e tiveram mais agressividade do que nos 5 jogos anteriores juntos.

      Bruno Lage teve as suas culpas, a direcção é quem tem mais porque insiste nesta ideia de não gastar dinheiro em defesas e não consegue defender os seus treinadores. Mas os jogadores não podem pensar que quando vier o próximo treinador lhes vão fazer o mesmo. Eu não aceito que depois de uns dos piores momentos do clube eles não entrem em cada jogo a dar tudo para alterar a situação e que cheguem ao final dos jogos com um semblante de quem não se importa com o que está a acontecer. Quem fez 54 pontos em 57 e agora só fez 10 em 30 não é porque é incompetente. É porque não quer.

      Eliminar
    2. Tudo por ti Benfica1 de julho de 2020 às 15:42

      Não foi Weigl foi Ferro que começou a dar casas sistemáticas. A defesa sempre foi fraca mas Ferro colapsou a partir do Natal e começou a ser cada tiro cada melro na nossa defesa com ele. Agora quer-se inventar casos com Weigl quando ele foi pedido pelo treinador que queria um jogador mais forte na saída com bola, já que jogava com duplo pivot e sem 10. Nesse sentido nem Weigl lhe foi imposto nem foi um presente envenenado. É pouco agressivo?Sim, e é o único? Pizzi parece uma lesma, não defende nem apoia a defesa e contudo passa pelos pingos de chuva. É culpa de Weigl que Ferro seja batido em duelos individuais? É que nem o Ruben é assim batido e o Weigl aí já não influencia?Queria ver se Ferro fosse argentino ou brasileiro e Weigl fosse português o que se diria.
      Está-se a querer criar casos onde não exisem para não se ver o que é real: o balneário implodiu pela péssima gestão que Lage fez. em Dezembro, quando Ferro começou a entrar num modo de Paulo Madeira era sentá-lo no banco e colocar Lema a titular. Mas não, a sacrossanta formação tinha de ser mantida para se vender o "projecto". Ao mesmo tempo Lage manda bocas a Raul de Tomas, Jota e Zivkovic por nada jogarem (esquecendo que nem chances tinham de verdade) ao mesmo tempo que mantinha um jogador a dar casas (Ferro) e era uma nulidade. Algum balneário resiste a isto? Algum treinador é respeitado assim? Que culpa tem Weigl disso?Culpa tem Lage e a direcção que mandaram embora defesas para pôr os meninos do Seixal a todo o custo. Trazer um jogador de qualidade para uma equipa não afecta um treinador. Manter um jogador parece de nível de distrital a titular do maior clube português, ao mesmo tempo que para outros criticava qualquer erro, isso sim destrói um treinador. A culpa é de Lage e da direcção, estamos a pagar a factura da obsessão Seixal.

      Eliminar
    3. Em termos desportivos houve o problema de Weigl ser macio. O Ferro já dava casas até na época passada e deu no inicio desta. A questão é que não se notava porque houve Florentino e Gabriel que quase nem as deixavam lá chegar. E fazes bem a pergunta de se é o único macio. Não é e o Benfica anda cada vez mais a optar por este tipo de jogadores. Como é que se faz uma pressão alta eficaz com Pizzi, Chiquinho, Cervi/Rafa, Weigl. E depois ainda lá tens atrás um central (e Grimaldo) que não ganha uma bola de cabeça. Basta mandar a bola para lá e quem estava a pressionar alto tem de voltar para trás.

      Quanto ao Ferro estou de acordo. Para mim o seu tempo já acabou a muito. É do pior que já vi no Benfica. Lage tentou tirá-lo da equipa antes do jogo no Dragão mas o Jardel lesionou-se contra o Famalicão. Tentou novamente neste reinicio e o Jardel lesionou-se. E neste ultimo jogo era o Ruben que estava castigado. Mas estou de acordo que mesmo sendo o único central disponivel devia ter-se adaptado Samaris ou Weigl logo em Janeiro se não lhe dessem outro central.

      Ainda em relação a defesa Lage disse que os jogadores deviam fazer mais de 50 jogos na B para chegarem ao plantel principal. Mas levou com os Tavares. Juntos não tinham 10 jogos na B. Um nem sequer fez a pré-época e o outro teve de ser adaptado ao lado contrário.

      Mas voltando ao Weigl a questão nem tem a ver com ele mas sim com os restantes jogadores não aceitarem que ele tenha chegado e sido titular com 2 treinos. Todos os jogadores que estavam a ser determinantes até essa altura começaram a desaparecer aos poucos. Nos últimos jogos do meio campo para a frente parece que só Taarabt deixa tudo em campo.

      Que Lage ia cometer erros era normal porque nunca treinou nenhuma equipa. Por isso é que devia ter sido ajudado porque o que ele fez até Fevereiro deste ano foi extraórdinario. Deviam chamar-lhe a atenção para o tipo de coisas que falas para que as coisas não chegassem ao ponto que chegaram e ele podesse continuar e aprender.

      Eliminar
  5. Concordo praticamente a 100% com este texto.

    ResponderEliminar