domingo, 17 de setembro de 2017

Inicio de um novo ciclo

Eu percebo o descontentamento dos adeptos. O Benfica vem de 4 campeonatos consecutivos, com raros percalços e habituados a bom futebol. Quando isso não acontece e principalmente numa equipa que vem habituando assim os adeptos a exigência é irracional.

Há 2 anos atrás o Benfica tinha iniciado um novo ciclo. Sem Jesus e com a saída de alguns jogadores como Maxi e Lima a juntar a outras saídas antes dessa época como foram Oblak, Garay, Siqueira, Enzo Perez, Rodrigo e André Gomes.

Tal como hoje, os problemas eram mais do que muitos e ninguém via o plantel com capacidade para lutar pelo titulo. Dizia-se que eram Gaitan, Jonas e pouco mais. Nesse inicio de época foram lançados Nelson Semedo e Gonçalo Guedes, André Almeida jogava como médio mais defensivo, Silvio foi titular na direita quando Nelson Semedo se lesionou, Eliseu era a única opção para a esquerda e Pizzi e Talisca iam disputando a posição 8. Rezavam-se a todos os santos para não se lesionar nenhum central porque a 4ª escolha era Lindelof e o guarda-redes porque a 2ª era Ederson. Pois bem. No final dessa época batemos o record de pontos conquistados e todos achavam que com um pouco de sorte podíamos ter ido além dos quartos de final da Champions.

Passados 2 anos venderam-se Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Renato Sanches, Gaitan, Gonçalo Guedes e Mitroglou e para os voltar a substituir como estes substituíram os anteriores é necessário tempo. Já chega da conversa que devíamos ter contratados jogadores para suprir a ausência dos que saíram. O Benfica não ia arranjar um lateral por 7 ou 8 milhões igual a Nelson Semedo. Se existisse o Barcelona ia antes buscar esse lateral. Com Ederson a mesma coisa.

Eu não estou a dizer com isto que tudo se vai repetir. Também me preocupa que neste tempo possamos perder o comboio. Preocupa-me que se refira vezes demais sermos tetra campeões. Preocupa-me que a mudança de chip que Rui Vitória pediu no final da época passada não se esteja a verificar esta época. Preocupa-me a atitude da equipa quando se apanha em vantagem e sobretudo preocupa-me a forma física dos jogadores.

Entrámos com tudo no campeonato e com um grande futebol. Bastou chegar há quarta jornada para começarem novamente as lesões musculares em catadupa. Se quase todos os jogos se lesiona alguém fica difícil. E se após uma paragem para selecções a equipa aparece da forma que apareceu é sinal que algo não foi bem feito.

Outra coisa que eu sempre defendi aqui, era que o Benfica devia responder aos supostos benefícios de arbitragem que nos eram atribuídos e aos prejuízos que são constantemente escondidos pela comunicação social. Mas entrar numa guerra de palavras com outro clube acho que já não é benéfico para nós.

3 comentários:

  1. Assino tudo por baixo. Mas a força física está ligada directamente à força anímica.
    È neste factor que estamos a falhar, a falta de força anímica, que é levada para dentro de campo pelos próprios adeptos. O Benfica está a jogar sem força anímica, não é apenas a equipa A, e têm de ser todos os adeptos a puxar para o mesmo lado.
    Os ataques de que somos alvo têm de ser um factor de união e não de desunião. A resposta tem de ser essa, UNIÃO!!!

    ResponderEliminar
  2. Não me recordo de nenhum clube que tenha desfeito uma defesa por completo(guarda redes incluído) e que apenas tenha ficado um central de 37 anos???? sem as qualidades de outros tempos.
    Para resolver este problema não contratou nenhum indiscutível.
    Outro problema que também não foi equacionado, os quatro principais pilares da equipa estão mais velhos e com os problemas de lesões(Luisão, Fejsa, Jonas e Salvio).
    Vender o inico avançado de área.
    Assim fica quase impossivel

    ResponderEliminar
  3. normal que haja lesoes basta olhar para as entradas simultanias e repetidas sobre os jogadores e repetidas vezes e vezes durante o jogo e muitas nem como falta sao assinaladas pelos supostos "padres" que tanto beneficiam o SLB, so quem nunca jogou futebol como federado para perceber isto, mesmo o golo do Portimonene foi precedido de uma falta nao assinalada e que poderia ter outra consequencia, e essas faltas assinaladas e nao sao por vezes muito mais duras que esta sobre A.A. e mesmo muitas que sao para cartao A e Vermelho que nem sao apitadas.

    ResponderEliminar