sábado, 2 de setembro de 2017

Balanço final e a histeria instalada.

Acabou mais uma época de transferências e mais uma vez está instalado o pânico. Começa a ser um clássico esta histeria Benfiquista após o dia 31 de Agosto.

Em termos globais acho que estamos melhor do que na época passada. A espinha dorsal mantém-se e essa é a grande vantagem dos últimos anos. Júlio César, André Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu, Fejsa, Samaris, Pizzi, Sálvio e Jonas já jogam de olhos fechados. Grimaldo, Cervi, Rafa, Zivkovic, Jimenez e Filipe Augusto têm mais um ano e com isso mais entrosamento com os anteriores. Seferovic foi um achado e ainda foram adicionados jogadores jovens como Svilar, Varela, Ruben Dias, Kalaica, Krovinovic, Chrien, Willock, Diogo Gonçalves, João Carvalho e Gabriel.

Muitos queriam um Ederson, um Nélson Semedo, 2 Lindelofs, outro Pizzi e por aí fora. Mas isso actualmente vale mais de 100 milhões de euros. Para ter jogadores do mesmo calibre é necessário esperar que estes jovens façam jogos e cresçam como cresceram os anteriores.

Ainda assim preocupam-me 2 posições.

Em primeiro lugar o lateral-direito. Ao contrário do que dizem o Benfica preparou atempadamente a saída de Nelson Semedo. Acho que todos reconhecem valor a Pedro Pereira mas ninguém prevê que um jogador vá acusar o peso da camisola como ele o fez. Quanto a Douglas temo que continue com lesões. Quanto à qualidade, os números da época passada demonstram que pelo menos a tem ofensivamente. Marcar 3 golos e fazer 2 assistências numa equipa pequena de Espanha em cerca de 20 jogos parece-me um bom sinal. A juntar a isso a fúria com que a comunicação social "bateu" no rapaz deixam-me com algumas esperanças.

O outro lugar preocupante é o de defesa central. E não me preocupa pela saída de Lindelof. Para o seu lugar está Ruben Dias e quando a oportunidade lhe surgir acho que a vai agarrar. O que me preocupa é Jardel ter entrado numa espiral de lesões e Lisandro Lopez continuar com os mesmos problemas de posicionamento de sempre. Lisandro tem tudo para ser um grande central. É rápido, bom no desarme e é bom a cabecear. Infelizmente está sempre nervoso e desconcentrado dentro de campo. Joga tudo com o coração e zero com a cabeça. E sinceramente, se aos 28 anos ainda não conseguiu melhorar mentalmente não me parece que o vá conseguir daqui para a frente. 

Na esquerda da defesa, no meio-campo e nos extremos mantém-se tudo na mesma. Existem alguns jovens como segundas opções e que podem ser boas surpresas.

Quanto ao resto estou maravilhado com a frente de ataque. Gosto muito de Mitroglou. Foi bastante importante nos últimos 2 anos e tenho pena que tenha saído. Mas o que temos agora é um ataque de outro nível. Um ataque ao nível das melhores equipas europeias.

Não sei se o Benfica tem o melhor plantel dos 3 grandes ou não. O Sporting tem ganho sempre esse titulo. Este ano não fugiu à regra. O problema é que os planteis apenas se vêm se são bons quando as segundas escolhas têm de entrar e mostrar serviço. Vamos ver quem vai responder melhor nesses momentos. 

1 comentário:

  1. Boa análise, concordo.
    Preocupa-me também a baliza, na ausência do JC. Oxalá o Svilar seja mesmo um prodígio. No meio, nas alas e no ataque acho que estamos ainda mais fortes.

    É rumo ao Penta!

    ResponderEliminar