quinta-feira, 12 de maio de 2022

As minhas desculpas ao Pêpe Rodrigues

Muitas vezes nos últimos 2 anos disse que Weigl não era mais do que um Pêpe Alemão devido as similaridades no estilo de jogo de ambos. Por este motivo venho hoje pedir desculpas a Pêpe Rodrigues uma vez que tem mostrado muito mais. Em baixo está o resumo do último jogo do Famalicão e apreciem o papel que teve nos 3 golos.

Quando vi este resumo pensei que era pelo menos isto que um médio com graves deficiências defensivas e sendo o mais bem pago da Liga deveria fazer várias vezes ao ano. Não num jogo esporádico mas regularmente. Principalmente com equipas menores. Mas depois uma pessoa puxa pela memória e dá conta que nem por uma vez vimos um jogo destes de Weigl.

Indo a parte estatística, segundo o Sofascore Pêpe tem também melhor rating que Weigl (tal como os trincos de Porto, Sporting e Braga), o que é extraordinário tendo em conta que estamos a falar de um profissional em jogar para a estatística. Figura também por 6x na equipa da semana contra 0 de Weigl. Algo curioso é verificar quais foram os jogadores do Benfica que estiveram na equipa da jornada ao longo da época.

Darwin (8x), Otamendi (6x), Rafa (5x), João Mário (3x), Grimaldo (3x), Yaremchuck (3x), Lucas Verissimo (2x), Vertonghen (2x), Taarabt (2x), Everton (2x), Gilberto (2x), Vlachodimos (1x), Gonçalo Ramos (1x), Morato (1x) e até André Almeida (1x). Só um jogador do Benfica não aparece neste lote sendo habitual titular. E quem haveria de ser... Até 2 colegas de setor que são apontados como a razão do seu fraco rendimento lá conseguem figurar por 5x.

Sendo sincero todos estes dados estatísticos não definem jogadores. Para mim basta o que vejo em campo. Basta por exemplo ver a passividade de Weigl em todos os lances de perigo do Porto na Luz. Só mostro estes dados porque são só mais um indicador de como Weigl é uma banalidade. Em 2 anos e meio não tem um jogo onde tenha feito da diferença. Em 2 anos e meio o Benfica tem melhor % de vitórias sem ele do que com ele. Invariavelmente os melhores momentos de Weigl são fora de campo. A bandeira do Benfica em casa da avó, as camisolas oferecidas, a ida ao pavilhão ver o Futsal, etc. São estes os únicos momentos onde é elogiado pelos adeptos.

E uma pessoa vivia bem com isto se estivéssemos a falar de um Paulo Almeida. De um cepo qualquer que estava apenas de passagem. O grande problema é que é titular por decreto, sem concorrência pelo lugar a 2 anos consecutivos. O problema é que veio rebentar com o teto salarial em quase o triplo do valor aquando da sua chegada. O problema é que por causa disso já temos mais de uma dezena de jogadores acima desse anterior teto salarial porque os empresários não são burros e a bitola vai ser sempre medida pelo mais bem pago. E como se não bastasse está em vias de ser o capitão já na próxima época.

1 comentário: