sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Mais uma oportunidade para tentar mudar o rumo do Benfica.

Passada uma semana o sentimento após o último jogo continua o mesmo. O que mais choca no último jogo é que esta foi a versão do Benfica "a comer a relva". Não fizemos um mau jogo. O problema é que bastaram 5 minutos com 2 momentos em que o nosso meio-campo ficou a ver a banda passar para levarmos 2 golos. E é isto que temos há 2 anos.

O jogo que Weigl fez foi dos melhorzitos desde que está no Benfica. E em um dos melhores jogos que fez vejam a sua (não) participação em vários lances de perigo do Porto.


No primeiro lance a equipa está toda a sair após um lançamento lateral e ele enfiado ao pé dos centrais. Deixou o jogador do Porto ir de frente para a nossa baliza até entrar dentro de área. Este era um lance com um grande potencial para sermos nós a criar perigo. O jogador do Porto meteu-se na boca do lobo com a equipa toda balanceada. Um trinco a sério caia logo em cima dele e ele não tinha para onde ir. Podiamos ganhar ali a bola e deixar logo 6 jogadores do Porto para trás.

No segundo lance foi fazer a dobra a Gilberto mas como sempre ficou a 3 metros de distância do jogador do Porto. Deixou-o levantar a cabeça e meter a bola onde quis. E obviamente a bola foi parar a zona dele ficando o jogador do Porto já dentro de área com a bola controlada. Um trinco quando sai para fazer uma dobra tem de ir para parar a jogada. Tem de anular rapidamente a superioridade que o adversário acabou de ganhar. Não pode ir lá só para dizer que foi e não ficar mal na fotografia se for papado. Isto é constante. Vejam um lance contra o Maritimo onde Otamendi não aguentou aquela passividade, foi cortar a bola e ficou a abanar a cabeça. Ou o golo sofrido com o Paços para a Taça onde também foi fazer uma dobra ao lateral a 3 metros de distância.

No primeiro golo nem existem palavras. Mal posicionado, lento a reagir e pior que isso é que até se arredou quando o jogador do Porto passou por ele. Já no segundo se repararem ele desce para a defesa porque o Vertonghen saiu a um adversário. Foi-se mantendo bem posicionado até que um segundo antes do cruzamento decidiu parar e a bola entrou naquela zona. Pela imagem aerea percebe-se que se ele desse 2 passos na diagonal da baliza e se mantivesse na linha da defesa tinha condições para cortar aquela bola.

Nesta jogada temos outra das suas caracteristica. Várias vezes permite a finalização de cruzamentos atrasados para a zona a frente da defesa. Na época passada levamos lá o golo num lance desses. E por último um lance que não precisa de explicação.

Mais uma vez isto não é dizer que foi só ele que errou nestes lances. Houve erros mais graves em alguns deles. O problema é que o que eu apresento aqui não são casos isolados. Isto está SEMPRE a acontecer. São lances padrão. Afundar-se entre a defesa quando aparecem de frente para ele, fazer dobras a 3 metros de distância, mau posicionamento, lentidão, comido no um para um facilmente. E os adversários sabem disto tudo. Tanto Porto como Sporting exploraram isso tudo em 3 jogos no espaço de um mês. Fomos comidos a meio-campo em todos eles. Foi o que bastou para sairmos da Taça e deixar o campeonato por um fio (impossivel mesmo se não sair) no inicio de Janeiro.

Muitos já devem ter visto este artigo do Futre. Para mim não é novidade esta opinião dele. Eu só estou a destacar isto por causa da visão dele enquanto jogador. Vejam bem o que ele diz no final do terceiro ponto. Com um trinco a sério ele tinha a confiança para arriscar porque sabia que se perdesse a bola limpavam tudo lá atrás. Não corria o risco de sofrerem golos numa perda de bola sua que acabasse depois por lhe retirar a confiança. Isto que o Futre diz era o Benfica antes de Janeiro de 2020. Por exemplo Rafa e Pizzi tinham uma confiança e uma liberdade tal que no ano civil de 2019 atingiram números absurdos para médios. Estamos em 2022 e o Rafa em vez de ter um trinco que o liberte de tarefas defensivas, é ele que anda a fazer dobras ao trinco como se podem ver nas imagens deste post ou em alguns lances do primeiro video deste.

Já vamos no dia 7 de Janeiro. Temos mais uma oportunidade de corrigir um dos maiores erros na história do Benfica. Será possível que vamos continuar nisto? Depois de no espaço de 2 anos terem ido 3 épocas desportivas a vida? Depois de ter ficado tão evidente nestes 3 clássicos o nosso buraco no meio-campo?

14 comentários:

  1. Muito bom. Espectacular trabalho. Pelo Benfica. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. E sinto que será mais uma oportunidade não aproveitada. Só agora (após 3 jogos inerraveis por parte do Weigl contra o Sporting e o Porto em que falhou em 8 dos 9 golos sofridos) é que alguns benfiquistas começam a abrir os olhos. Outros ainda acham que será um meio campo a 3 com eles a andarem aos pares ou outra tática QQ que vai resultar...

    Até os adeptos abrirem os olhos nada vai mudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora ele passou a ser 8 num meio campo a 3. Como já não é possível defender as prestações dele a 6 arranjaram-lhe uma nova posição. A verdade é que ainda no tempo do Lage já se fizeram essas experiencias e eu vou tentar fazer um post nos proximos tempos de todos os sistemas taticos e parceiros com que jogou.

      Os adeptos infelizmente nunca vão abrir os olhos. A esmagadora maioria repete o que houve nas televisões. Se o Weigl saisse hoje e ainda fossemos campeões continuavam a tecer loas ao rapaz. Quem tem de abrir os olhos é o Rui Costa, o Luisão e o RPB. Eles é que têm de meter o Benfica a ganhar.

      Eliminar
    2. Sem duvida.
      E tempo de assumir que Weigl foi um erro, mais um equivoco entre tantos outros.
      Muito caro este equivoco, mas pior ainda e insistir em mante-lo.
      Alias e infelizmente o Benfica vai ter de perder muto dinheiro para limpar aquele balneario.
      E a heranca do testa de ferro!!

      Eliminar
  3. Pior só mesmo o Futre dizer que o Rui Costa já anda a tentar resolver o problema há bastante tempo e ainda não conseguiu.
    O advogado do JJ também disse que o próprio Jesus pediu um 6 e não lhe deram. Alguém anda a boicotar a resolução do problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em termos de o tentar vender já ouvi dizer que no verão andaram 2 empresários (Jorge Mendes e outro) a tentar coloca-lo em algum lado. Mas obviamente ninguém o quis. Isto até pode ser daquelas coisas de fontanários a mandar uns tiros para o ar mas a verdade é que existiram sinais desses no verão. Capas da abola a dizer que ele estava a venda. O RPB ainda na TVI a dizer que o Benfica aceitava propostas por volta dos 20/25M e até mesmo aquela noticia do interesse do Chelsea por causa do treinador com todo o ar de ser coisa plantada por empresários.

      Mas obviamente isso não invalida que não se contrate ninguém. E o Benfica anda há 2 anos sem nenhum jogador de raíz para disputar o lugar com ele.

      Eliminar
  4. Sim Pluribus Unun como pode os jogadores que jogam atrás terem cconfiança a jogar com o Fantasma (Weigl) em campo,há dois que isto se passa uma equipa desconfiada com as capacidades deste jogador que não é o trinco que o Benfica precisa precisamos sim de um jogador que se imponha e limpe aquela zona do terreno não de quem se esconde ,assim como de um defesa esq. a sério espero que o Nelson Verissimo resolva este problema e o diga sem papas na lingua a direcção de ineptos o que qualquer sócio eu como vê .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nelson Verissimo mesmo para se proteger era o que devia fazer. Está a ser usado pela direção para ganharem 6 meses. Para não se comprometerem já com uma solução definitiva e poderem continuar a dizer que tudo aconteceu devido ao JJ que não era escolha deles.

      E o Verissimo sabendo que já tem o destino traçado só tem a ganhar em fazer tudo para tentar ser campeão e ignorar as ordens que vêm de cima.

      Eliminar
  5. O curioso desta brincadeira é que depois são os outros que são trucidados pelos adeptos quando até são eles que compensam as suas falhas. É André Almeida que evita o pior no primeiro lance que falha em que não faz qualquer oposição e o André tira um golo feito e é Gilberto que corta a bola de cabeça quando é papado que nem um menino na linha.
    Curiosamente os que os adeptos gostam de bater.
    Esse artigo do Futre está impecável espelha tudo o que toda a gente sabe, qualquer equipa sem um 6 decente morre.
    E como já comentei noutro post ele dá 2 bons exemplos, de equipas que mudaram completamente o chip com (ou sem) um bom trinco em campo, o seu Atlético de Madrid e o Real Madrid de Makelele. Quem vê bola e sabe o que aconteceu àquela equipa de super-jogadores assim que o Makelele saiu, tornou-se de uma equipa fortíssima em uma equipa frágil, fácil de bater.
    Mas eu ainda acrescento mais um exemplo gritante. O Arsenal dos Invencíveis. Essa equipa tinha como trinco Patrick Vieira. O homem era uma máquina a recuperar bolas (e ainda por cima tinha chegada à frente) - basta ver este vídeo (https://twitter.com/luliariasl/status/1478206923694489605) para se perceber a enormidade das suas recuperações.
    O que aconteceu ao Arsenal depois de ele sair? Foi por aí abaixo de tal ponto que nunca mais se conseguiram reeguer.
    A equipa do Benfica chora por um recuperador de bolas efectivo. Efectivo porque temos muitos a tentar compensar o que Weigl não recupera, como tu próprio já colocaste num post, na zona do Weigl vão recuperar bolas Rafa, Vertoghen, André Almeida, Morato, Otamendi. Todos o compensam quando devería ser ele a compensar a equipa. Recuperar bolas? Não é muito a sua cena.
    O curioso é que até temos um bom recuperador de bolas sob contrato, aliás até fomos campeões com ele em campo. Mesmo sem grande experiência dá 10-0 a este fantasma, basta ver as recuperações deste vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=BhDgcbeiCS0.
    Aliás é curioso que na primeira passagem de Veríssimo, quando substituiu Lage, há um jogo em que Weigl leva amarelo logo nos primeiros minutos de jogo e está a fazer um jogo tão risível que é substituido aos 30 minutos por Florentino, se não me engano contra o Guimarães. Assim que entra Florentino é um festival de recuperações. O Benfica passa de uma primeira parte nula para uma segunda parte em que cria muito e acaba por vencer 2-0. Resultado prático, no jogo seguinte Florentino regressa ao banco e Weigl ao 11 com a sua titularidade cativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artigo do Futre tem lá tudo. Só não concordo com a parte em que ele acha que o Weigl deve subir no terreno.

      Já pensei em fazer um post com esse jogo. Esse devia ter sido o ultimo jogo do Weigl pelo Benfica. No minimo nessa época. É que no jogo a seguir ele também não jogou por castigo. Vencemos 4-0 no D. Aves. 2 jogos seguidos sem sofrermos golos. Nos 10 anteriores só em um não tinhamos sofrido golos.

      Eliminar
    2. Pois, também tinha ideia disso, de uma vitória por 4-0 em que ele não jogou. Não mencionei pois estava a falar de memória e não queria incorrer em erro. Mas sim. Há, para além da curiosidade de sofrermos quase sempre golos, a dificuldade em golear (melhorou este início de epoca) quando o Benfica é(ra) uma equipa de goleada fácil.
      Mas o mais curioso é ver as evidências deixadas no artigo da goalpoint de há 1 ano a comparar a coqueluche weigl com o mal amado Gabriel. De como sofremos muitos mais golos com a coqueluche em campo e marcavamos (e ganhavamos) muito mais com o odiado Gabriel em campo.
      Mas como no Benfica muitos adeptos estão mais preocupados com o insta e o twitter preferem ser fãs de jogadores em vez de serem fãs da equipa. E é do bem da equipa que falamos.

      Eliminar
    3. E já viste o que é que o Gabriel anda a fazer no Catar? Que jeito que nos dava.

      Eliminar
  6. Comentário certíssimo,a herança de Vieira irá ser terrível para o clube a renovação de jogadores praticamente todos até 2024 como é possível uma limpeza de balneário?

    ResponderEliminar