terça-feira, 21 de setembro de 2021

Os sinais continuam lá

Mais uma vitória mas num jogo cinzento. Não consigo gostar deste tipo de futebol. Com poucos jogadores na frente e com 0 risco. Hoje tivemos 67% de posse de bola. Fizemos 8 remates a baliza e apenas 6 enquadrados. Em casa contra um Boavista que nem sequer veio com o autocarro e conseguiu fazer mais remates do que nós.

Tenho de destacar mais uma vez os centrais. Não só a defender como a atacar. Lucas Verissimo tem uma qualidade de passe impressionante. Na primeira oportunidade de golo e no terceiro golo faz 2 passes magistrais nas costas da defesa do Boavista. Já no primeiro golo foi Otamendi também a meter uma bola nas costas da defesa do Boavista e no segundo conseguiu ganhar a bola ao segundo poste e colocá-la a boca da baliza.

Outro destaque vai para o Darwin. Um dos jogadores mais criticados do plantel porque não tem ginga e principalmente boa imprensa. Apenas é dos jogadores mais rápidos, fortes e potentes da liga. Coisas que não são apreciadas hoje em dia no Benfica. Não fez pré-época e nos ultimos 2 jogos do campeonato fez 4 golos, sendo já o melhor marcador da equipa.

Quanto ao resto já o disse no último post. Os sinais continuam lá. Sempre os mesmos erros e dos mesmos jogadores. Já vamos em mais de 120M para andar a disfarçar esses erros. Esperemos que sejam suficientes para chegar ao final da época com o 38.


14 comentários:

  1. Caro amigo, agora imagine o Rui Costa ganhar as eleições e renovar contrato com o Jorge Jesus. O meu medo é esse: continuarmos com um treinador que não acrescenta nada ao Benfica.
    Está na hora de o Benfica voltar a um técnico estrangeiro, de preferência alemão, a melhor escola de treinadores da actualidade.

    ResponderEliminar
  2. Como sou daqueles que sempre defendeu que o Weigl poderia evoluir apesar de também o criticar, confesso que estou globalmente satisfeito com a evolução do atleta, mas obviamente espero mais e melhor dele.

    Agora quanto ao Grimaldo (e talvez quanto ao Weigl no futuro próximo e mais longínquo), notamos que desde que ele chegou ao Benfica (Janeiro de 2016), nunca mais contratámos um defesa-esquerdo pois se ele perder a titularidade perderemos a oportunidade de fazer um excelente negócio e nem sequer termos o retorno do que investimos.

    Em primeiro lugar, supostamente o Grimaldo veio a custo zero se não estou em erro, mas mesmo que não tivesse vindo esse valor é um custo "afundado", já foi, é passado. Mesmo tendo em conta o valor de mercado do atleta, que é algo subjectivo, quem é que garante que quando o Grimaldo sair vá dar um cêntimo que seja a ganhar? Quem? Mas há uma coisa de que tenho a certeza, se insistirmos em não reforçar a ala esquerda da defesa (e já agora o meio-campo defensivo), vamos perder mais do que vamos ganhar, e vamos perder dinheiro que ultrapassa claramente todos os custos afundados e passados mais os hipotéticos valores de transferência desses dois jogadores.

    É que no Benfica às vezes são tão "quadrados" que nem se lembram que é mais fácil vender um jogador que tem concorrência a sério para o seu lugar, do que vender um jogador que joga sempre porque não há mais ninguém para jogar, e como joga sempre há-de ter mais jogos em períodos em que está em pior forma, e nesses jogos irá desvalorizar ou mesmo perder interessados.

    Abram os olhos por favor, dirigentes do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que não o vêm buscar e agora com apenas um ano e meio de contrato ainda pior ficamos para o vender. Provavelmente ainda vamos acabar por renovar com ele e acaba aqui a carreira porque não acredito que ele receba alguma proposta de grandes clubes. Nem em termos de salários deve receber uma proposta melhor do que o que ganha no Benfica.

      Eliminar
  3. Mais, relativamente ao jogo de ontem, apesar da ressaca europeia (de quase uma semana), o que é certo é que se virmos as estatísticas de remates e cantos, vemos equilíbrio.
    OK, admito que a equipa do Boavista tenha jogado algo "vitaminada", mas ainda assim os números são bastante equilibrados, e estamos a falar do Boavista actual que joga para fazer uma gracinha contra os grandes, e não o Boavista de há 20/30/40 anos atrás que lutava contra os grandes quase de igual para igual.

    Convinha também que alguém com responsabilidade no Benfica tomasse atenção a estes dados, não basta esmagar na posse de bola como ontem e em Kiev e no mais importante ficar empatado.

    Às vezes parece que só podemos marcar golos de duas ou três maneiras diferentes, cruzamentos ou pasess a rasgar a defesa e pouco mais, ninguém tem autorização para chutar do meio da rua? Olhem, o gajo do Boavista não pediu autorização para rematar e marcou um e teve mais dois ou três remates bastante perigosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futebol do Benfica é mecânico. Está todo desenhado para evitar perdas de bola em certas zonas do terreno. E isso acontece porque em transição defensiva com o Weigl somos um desastre. Ainda ontem o Boavista teve lá autênticas auto estradas (por exemplo os lances em que o tal Sauer fez mais 2 remates perigosos).

      Os nossos melhores lances ontem foram quase todos de bolas dos nossos centrais nas costas da defesa do Boavista. Ganhamos bolas no meio-campo e voltamos para trás. Ganhamos na frente e voltamos para trás. Ganhamos na defesa e esperamos que eles se reorganizem. Como tu dizes é sempre pelos mesmos caminhos.

      Eu percebo que com estes jogadores se tenha de jogar assim. E é capaz de ser a única forma de conseguirmos ser campeões. Mas é um tipo de futebol enfadonho.

      Eliminar
    2. Mark e Pluribus Unum: totalmente de acordo com os vossos post/comentários. Quero estar enganado, mas continuo a ver um meio-campo muito frágil. E uma posse de bola que não adianta de nada, se pouco rematamos à baliza. Nas competições europeias não teremos sempre a barra e o Ody a defender tudo. Ontem, estivesse ou não o Boavista vitaminado, tínhamos obrigação de fazer muito mais e muito melhor. Em Portugal, talvez seja suficiente contra algumas equipas - vamos esperar que contra o Vitória possamos fazer um bom jogo e ganhar, vai ser o primeiro teste a doer cá no burgo. Porque se contra lagartos e fcporco jogarmos como ontem, vai ser muito difícil ganhar-lhes. Tem a palavra o JJ, treinador e portanto primeiro responsável pelos resultados, bons ou maus. Que na minha opinião tem a obriação de ganhar pelo menos aqui em Portugal, e ganhar sem espinhas. Na época passada, em 4 jogos contra o Braga ganhou um e perdeu três, contra o porco empatou dois em dois e contra os lagartos perdeu um e ganhou outro. Muito pouco para quem ganha o salário que ganha. Esperemos que esteja tudo bem com o Diogo Gonçalves e que o André possa melhorar aos poucos. Também não entendo por que se vai buscar um médio que não joga (Meitë), e como é que o Everton só joga isto.

      Eliminar
  4. A equipa está a subir. Tem de jogar com mais cautela, porque no ano passado fartá-mo-nos de encaixar golos. Os campeonatos começam a ganhar-se na defesa. E para ganhar os jogos contra o fcporko, meio caminho andado para sermos campeões, vamos ter de ser muito competentes e robustos fisicamente, leia-se levar e dar porrada, na defesa e no meio campo.
    O Darwin é um craque, sempre foi. Mais uma vez os Benfiquistas foram na cantiga da campanha montada pela CS controlada pelos anti Benfica.
    O Yaremschuk vai fazer história. É um jogador muito forte fisicamente, e tem uma leitura de jogo impressionante. Joga simples e letal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os campeonatos ganham-se na defesa. Nisso estou de acordo. Mas nos jogos com Sporting e principalmente Porto quem errar menos é que vai ganhar. E nós temos jogadores que têm uma tendência muito forte para errar.

      Eliminar
  5. Continuo a pensar que o Benfica não tem plantel para jogar com uma linha de 3 centrais. Não tem laterais fortes nem extremos . Poderia melhorar, no meu ponto de vista, com o Gilberto na direita e o Valentino Lázaro na esquerda. Embora Weigl tenha melhorado, ainda não é suficiente para uma equipa como o Benfica. Ali não se pode errar tanto. Já vimos que Meité não conta, não foi o pedido do mister...vai ter a mesma sorte do Todibo não tarda muito. Se Gedson quisesse poderia ser uma das soluções para o meio campo. Temos centrais, Darwin, Yaremchuk, Gonçalo Ramos e Seferovic, dão garantias no ataque. Só temos um acelerador de jogo, Rafa, Radjonic ainda não mostrou ao que vem. A equipa em 4x4x2, clássico, 4x2x3x1 em alguns jogos como alternativa ou 4x3x3 bem trabalhado seria incrível, embora eu prefira o 442 e o 4231. É preciso antes de mais um Treinador para aproveitar convenientemente os jogadores que temos. Agora sente-se que os jogadores jogam "amarrados" ás suas posições de papel, quando decidem inovar/soltar as amarras por si são logo chamados á atenção. Não conseguir tirar do Cebolinha 1/10 do que pode valer, é mandar qualidade para o lixo. Nem parece que JJ treinou no Brasil, parece não o conhecer. Everton nunca pode ser extremo, não tem velocidade nem poder de decisão no 1x1, por isso os vários sistemas que mencionei, para tirar o melhor partido dos vários jogadores que temos. Cebolinha é para jogar solto, sem grandes preocupações defensivas, num 4231 ou como segundo avançado em 442...Com alguns retoques cirúrgicos poderíamos ficar fortíssimos, impor respeito a qualquer equipa em qualquer estádio.

    Gostava de ver, e não é de agora já o referi mais vezes, Erik Ten Hag a treinar o Benfica na próxima época. Arne Slot ou Roger Shmidt também seriam, quanto a mim, boas soluções. Não descurava Paulo Fonseca.
    Mas atenção a um jovem Treinador que está a aparecer, muito jovem, viria com 34 anos e esta idade diz-me qualquer coisa em sueco, ambicioso, corajoso e conhecedor do jogo : o Alemão Matthias Jaissle que treina atualmente o RB Salzburg. Seria muito bom.
    Mas segundo me constou, através de "informação privilegiada", se Rui Costa continuar o Treinador está escolhido, e até já aconteceram contactos nesse sentido...não é algum dos mencionados nem JJ...Mas o que se precisa mesmo é sangue novo. Vamos ver no que dá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O plantel não está equilibrado. Temos por exemplo 4 laterais direitos e 9 jogadores na frente para 3 posições. Vamos ter jogadores com qualidade que vão passar a época no banco e na bancada a desvalorizar. Isso também não é saudável para um balneário. E depois temos outras posições como defesa-esquerdo e trinco que só têm 1 jogador de raíz. E logo os que fazem mais m****.

      Eu não gosto deste sistema. Mas é o único que nos pode salvar jogando com estes jogadores. Ontem mais uma vez o JJ disse porque jogamos com 3 centrais. Infelizmente o Benfica a partir do mercado de Janeiro de 2020 passou a girar em torno de um jogador. É algo que vai para além de futebol. Basta ouvir os comentários de um jogo na BTV (ontem já enojava). Se defendessem o Benfica nos últimos 5 anos com um décimo do afinco com que defendem esse jogador não faziam semana após semana o que nos fazem. Ontem até vi malta a dizer que o maior culpado do golo sofrido foi o Lucas Verissimo porque não devia ter feito o passe para o Weigl.

      E isto está para continuar por muitos anos. Os fanboys podem estar descansados que vamos ter Weigl a titular do Benfica por muitos anos. Basta ver o que fizeram ao Florentino e ao Gabriel. Basta ver o que já estão a fazer a Meite. Bastou irmos para o intervalo a perder por 1-0 para nunca mais ter calçado. Já estouramos mais de 125M para, com ele a titular, nos tentarmos aproximar do nível em que estavamos em Dezembro de 2019.

      Quanto a JJ só não irá continuar se a época correr novamente muito mal. O RPB nunca o vai deixar cair.

      Eliminar
    2. Não temos 4 laterais direitos...temos 1. E raramente joga. JJ prefere adaptações. André Almeida é uma adaptação, joga onde lhe pedirem, Diogo é outra, que tal como Valentino só resultará a lateral no esquema de 3 centrais. Os jogadores da frente têm características diferentes por isso referi diversos sistemas. Quanto ao golo sofrido, o lance é culpa do alemão e ponto final. O LANCE, porque a estratégia de saída é culpa de quem a treina. É dos livros que não se joga no meio com adversários perto...o Benfica e useiro e vezeiro desta prática. Na segunda feira resultou mal, como já poderia ter acontecido mais vezes. Não ligo aos comentários de um jogo que esteja a visualizar...sei ver por mim e avaliar cada jogador por mim...por acaso na segunda feira vi in loco, estive no Estádio, mas revi o jogo á posteriori...nem vale a pena comentar os comentários, passe a redundância. Meité estamos falados...vai ter de dar muito ao chinelo, só terá a sua chance se o alemão se lesionar...como este não vai ao choque nem faz piques, está lixado.
      Sou do "antigamente" , a constituição de um plantel é da responsabilidade do Treinador...em minha opinião um treinador ni inicio da época deveria informar os responsáveis as posições onde acha necessário reforços, dar uma lista de 3 ou 4 nomes e aguardar que lhe forneçam um...não pode fazer birrinha por este ou aquele jogador. No fim se o plantel continuar em défice, que é o caso, ele é o responsável máximo.
      Florentino prometeu muito, estagnou, precisa de um Clube onde jogue, nem que seja na segunda divisão, precisa de readquirir confiança em jogo, talvez a equipa "B" fosse uma solução mas ia-se sentir despromovido...é frio ouvir isto mas á a verdade...no meu tempo havia o chamado Campeonato de Reservas, onde íamos fazer uns jogos após lesões ou recuperar a forma...agora os meninos olham para a segunda equipa com desdém após terem experimentado a primeira categoria.

      Gabriel, tal como Taarabt e antes Zivkovic, foi mau profissional. Um jogador profissional de Futebol tem de se comportar como tal. Não tem só direitos. Também tem deveres, e muitos. Seria bom ele explicar o que se passou. Admirei-me JJ não o ter acusado de nada...esteve bem.
      Em Espanha, Lopetegui acaba de despedir um jogador alegando justa causa...era o que o Benfica já deveria ter feito com alguns...até com o Treinador.

      Jesus sai do Benfica mesmo ganhando o que há para ganhar em Portugal. Neste momento pode-se gabar que ninguém conseguiria melhor resultados, espero que continue assim...
      RPB se teimar muito... arrisca-se a ir com ele.

      Eliminar
    3. "Os fanboys podem estar descansados que vamos ter Weigl a titular do Benfica por muitos anos. Basta ver o que fizeram ao Florentino e ao Gabriel. Basta ver o que já estão a fazer a Meite."


      Florentino é muito bom...é o futuro do Benfica, mas tem de dar o passo a frente, e esse passo não pode ser no Benfica neste momento, se o Benfica estivesse noutra onda, tivesse sido campeão o ano passado, talvez sim...mas ....o miudo teve uma época no Mónaco e com 2 treinadores diferentes nunca o consideraram solução, retornou e foi novamente emprestado, esta época, em Espanha, até agora numa equipa de médio/baixo calibre só conseguiu começar a jogar a sério à coisa de 3 ou 4 jogos...algo se passa com o miudo, tem valor mas anda perdido em campo é um jogador a menos, e não venhas com histórias porque ainda no arranque da época 19/20 com o Lage já eram poucas as vezes que ele era solução.

      Compara o numero de bolas perdidas por Gabriel e Weigl e percebes porque é que facilmente o JJ abriu a mão dele, vê aos poucos o que Weigl tem vindo a melhorar e tenta arranjar uma explicação porque é que não acontecia isso com Gabriel.
      Repara como o meio campo hoje pressiona a campo inteiro se for preciso e a equipa não se desequilibra.

      Meite é um jogador para outro tipo de tatica e estratégia, tal como Gedson .

      Mas oh Pluribus, jogas em 3-4-3, porque é a unica tatica em que consegues tirar toda a qualidade de todos os jogadores do plantel e rodar equipa sem perder qualidade de jogo.

      Repara tens 3 Centrais que fazem corar os Centrais do Barça onde só Piqué tem qualidade os outros 2 são demasiado fracos.
      Tens laterais que dão para jogar em qualquer tática ou estratégia, mas como quase maior parte são laterais de vocação ofensiva, e não tens nenhum extremo que saiba se posicionar para uma eventual perda, tens que arranjar forma de equilibrar, essa forma é colocar o lateral mais subido permitindo que entre o avançado lateral o ala desse lado e o medio centro façam a pressão.
      Tens uma dupla de médios que se equilibram entre si,o que falta a João tem Weigl, e o que falta a Weigl tem João, e repara ainda ontem o Weigl foi um dos jogadores mais em jogo tendo efetuado em 94% de acerto no passe em mais de 30 passes feitos e tendo feito ainda 1 assistencia que segundo as minhas contas e a 3ª que faz...

      Weigl subiu para um nivel bastante bom, mantendo este nivel de certeza que não vai cá ficar muito tempo e se vires ele e o João falam quase a mesma lingua em campo não tem falhas entre eles.

      Na frente estás com Rafa Roman e Darwin, porque falta um génio na equipa, um mágico que pode ser ou não o Nemanja, mas como ainda não sabes utilizas a equipa como um todo na ajuda a falta de magia....

      Eu começo a gostar bastante deste novo estilo de jogo do Benfica, mostra-se viva inicialmente tenta marcar....se conseguir guarda a posse durante uns minutos até voltar a carregar, se não marcar sobe as linhas de pressão com joão mário a encostar no avançado e Rafa vai para a ala.....este estilo de jogo de duplas que o JJ propõe é de génio...eu não gosto dele nem por nada mas este jogo de duplas é qq coisa de extraordinário .




      P.S.: "Ontem até vi malta a dizer que o maior culpado do golo sofrido foi o Lucas Verissimo porque não devia ter feito o passe para o Weigl."

      Sim foi culpado o Lucas, e isso aprendesse nos iniciados....se tens bola e tas de frente para o lance e ves um colega de frente para ti com possibilidade de ser apertado pelas costas, não lhe passas a bola a queima, ou metes a bola para a deslocação lateral (sempre para o lado da linha lateral) ou simplesmente o ignoras... porque um passe a queima para um jogador que tem de se virar é sempre um passe de risco....se não sabes ver isso recomendo que vás falar com treinadores que te expliquem, o Weigl tb está mal porque ainda tenta depois se deslocar para o centro e aqui devia ter colocado a bola na linha lateral mesmo jogando feio...





      Eliminar
  6. Na linha do mau futebol, isto de ganhar 1-3 em Guimarães e 3-0 ao Barcelona, continua a ser um enfado... Nem dá para comentar...

    ResponderEliminar
  7. Ter razão quando se está a ganhar não é para todos.

    Mas como diz o outro, foi um percalço. Foi foi....

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar