domingo, 19 de setembro de 2021

Jornada Europeia

Na terça-feira tivemos uma grande oportunidade para ganhar vantagem na luta pelo apuramento do nosso grupo. Com uma vitória em Kiev e com a derrota pesada do Barcelona em casa com o Bayern, eles vinham à Luz na próxima jornada sobre brasas. Podiamos cavar aí um fosso de 6 pontos porque neste momento eles estão perfeitamente ao nosso alcance.

Mas o que aconteceu mais uma vez em Kiev foi o que aconteceu já muitas vezes. Muita posse de bola mas poucas oportunidades. É demasiada posse de bola estéril, sempre mais a espera que o adversário cometa erros em vez de os forçar. E é isso o que me desilude neste Benfica e neste esquema tatico. O Dinamo nos 3 minutos que apertou connosco criou tantas oportunidades como nós em 90.

E só não saímos pior de lá porque uma bola foi a trave (tal como em Eindhoven), porque Vlachodimos salvou mais um jogo (tal como em Eindhoven e na Luz com o PSV) e porque no golo anulado houve um fora-de-jogo anterior. E como é que o Dinamo marcou esse golo? Como é que o PSV esteve quase a marcar aos 85' em Eindhoven? Como é que sofremos o golo contra o Tondela?

Os sinais continuam lá. Os problemas continuam lá. Felizmente neste inicio de época ainda não sofremos nenhum dissabor com isso. Mas esteve muito perto de acontecer na eliminatória contra o PSV e neste jogo em Kiev. E não estamos a falar de colossos da Europa.

Até Janeiro vai ser assim e é esperar que até lá consigamos manter a liderança da Liga e o apuramento na Liga dos Campeões porque temos hipoteses neste grupo. O Barcelona continua a ter grandes jogadores mas é um clube que está em cacos. É preciso é aproveitar as oportunidades. Já desperdiçamos uma de sair da Ucrania com 3 pontos. Temos outra com o Barcelona de ganhar vantagem no confronto direto com eles, mas se não vencermos já ficamos numa posição delicada.

Quanto ao Sporting começa a ficar visivel o erro histórico que eles cometeram ao não segurar o João Mário. Já se sabia que em várias competições e a ter de usar as segundas linhas os problemas iam começar a aparecer. No entanto outros elementos do plantel já foram chamados para o salvamento na Amoreira. Tiago moedas Martins lá estará para não os deixar cair.

Para a Luz vai Hugo Miguel. Um ano depois de também na sexta jornada com o Boavista lhes ter permitido sovar os jogadores do Benfica durante 90 minutos, Foram 31 faltas assinaladas. E cartões só saíram depois dos 60. Não deve ser diferente desta vez.

Em termos de nomeações já todos vimos o nojo que são para os 3 jogos grandes. Não é novidade nenhuma. Mas algo que passou pelos pingos da chuva é Rui Costa e Artur Soares Dias terem ficado na jarra porque não roubaram o Benfica. Porque não aproveitaram o lance de Vlachodimos para o expulsar. Seria mal expulso mas toda a comunicação social estaria pronta para durante a semana fazer a limpeza do erro, Assim estiveram a semana toda a tentar fazer de uma boa decisão, uma decisão errada. E sem fazerem qualquer jogo nesta jornada são menos 3000€ para cada um e o aviso para todos os restantes árbitros. É assim a olho nú que os árbitros são condicionados. Tão simples e eficaz quanto isto. Se não roubas o Benfica são menos 3000€ (ou mais) na conta na(s) próxima(s) semana(s).

Sem comentários:

Enviar um comentário