quinta-feira, 11 de março de 2021

Caro Vasco Mendonça

Já tinha colocado aqui uma intervenção desta figurinha num programa da CMTV, onde adoptando a cartilha dragarta (que envolve comentadores, jornalistas e deputados), decidiu calar um colega seu Benfiquista que tentava falar sobre as arbitragens com o argumento da cartilha que tivemos (que envolvia apenas comentadores) e que tão eficaz era contra os ataques que nos eram feitos.

Desta vez venho aqui com um tweet seu. Isto vem no seguimento do Benfiquismo que eu falei no final do meu post anterior. Mas vou aproveitar para falar um bocado sobre a personagem da foto da esquerda e que tantos elogios tem levado nestes dias.

Ora bem. Essa personagem é presidente de um clube que nos últimos 8 anos venceu 2 Campeonatos e 1 Taça de Portugal. O clube a que preside, mesmo com os milhões que têm ganho na Liga dos Campeões, anda a apresentar contas onde têm um capital próprio negativo de mais de 150 milhões de euros. Durante toda a vida esta personagem viveu as custas do clube. E nos últimos anos também o filho vive as custas do clube. Foi esta personagem que mesmo a nível internacional colou a imagem de corrupção ao Porto. Quando no apito dourado, o próprio e também o clube, foram condenados por corrupção, recorreu do seu castigo mas não ao do clube, nascendo aí o famoso CRAC (Clube Regional Assumidamente Corrupto). Este ano estão em 3º lugar a 10 pontos do 1º mesmo tendo a seu favor 12 penalties assinalados, sendo a esmagadora maioria assinalados quando os jogos estão empatados ou quando estão em desvantagem no marcador. Os seus melhores marcadores nas duas últimas épocas foram/são um defesa-esquerdo e um médio, marcadores dos penalties. Façam as contas a como estava o campeonato se o Benfica tivesse 12 penalties e o Porto 0.

É este o homem que dão como modelo de presidente. O homem que passou uma vida de rei as custas do clube. Está a tratar de dar uma vida de rei ao filho as custas do clube. Enquanto isso o clube está em falência, sobrevivendo graças a um novo apito dourado que é ainda pior que o primeiro. Foi por causa de todo o tipo de corrupção vindo dali que nós Benfiquistas fomos privados de festejar tantos e tantos titulos. É por causa de todo o mal que ele trouxe para o futebol português que já são mais de 30 anos a ver qualquer jogo de futebol em Portugal com aquela sensação de que a qualquer momento nos podem roubar mais uma vitória.

Portanto caro Vasco Mendonça. Faça um favor ao Benfica e evite esse nojo de intervenções. Faça um favor ao candidato que apoiou nas últimas eleições e pare com isso. Eu já o disse aqui. Se Noronha tivesse mais Paneiras e menos Mendonças a esta hora era Presidente do Benfica. Pense nisso.

30 comentários:

  1. Concordo totalmente. Um prazer passar aqui e no Coluna. Embora tenha uma opinião polémica : os melhores adeptos benfiquistas não estão em Lisboa. Bela cidade, mas a mania que, sendo a maior cidade e a capital, mandam nisto tudo, podem fazer o que querem, todas as outras lhe devem automaticamente vassalagem e o resto do país é paisagem sem valor é uma soberba que contaminou o clube. Vejam o apoio que o Benfica tinha antes, durante e depois dos jogos fora. E com a pandemia este sentimento contra a a capital acentuou. Saiam um bocado de Lisboa e irão perceber o que digo. Acredito que quando o público puder voltar aos estádios as maiores contestações sejam nos jogos fora:apoio à equipa mas assobios e algo mais contra essa malta lírica, sem ganas nenhumas, sem paixão pelo clube e sem tomates para o defender. Em resumo:betinhos, que enganaram-se no clube. Passem para o Sporting sff.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala-te caralho,sabes lá o que estás a dizer.Essa ideia da superioridade do pessoal de Lisboa,só existe na tua cabeça e na de outros como tu.

      Eliminar
  2. Belíssimo post, EPluribusUnum. Agora andam todos "embebedados" pela passagem do FC Porto, mas apesar de termos que lhes dar os parabéns, não será por isso que vamos entrar em revisionismos da história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falo por mim, eu não me sinto "embebedado". É um bom feito para eles...mesmo tendo em conta a história do jogo, mas no fundo é-me indiferente. O que não me deixa indiferente é que no nosso clube ha anos e anos que não somos capazes de fazer algo semelhante (puxo a memoria para tras e so me lembro do jogo contra o Liverpool). Mas quando não há ambição para tal..nao é surpresa nenhuma.

      A ultima vez que fizemos 1 ponto na champions foi no primeiro ano do Rui Vitoria. Pensem nisto!

      Em relação ao post original, eu percebi muito bem o tweet da figurinha Vasco Mendonça! Querem descredibilizar a mensagem ou o mensageiro porque PdC nao é exemplo para ninguem? E o nosso presidente é exemplo de que mesmo?

      Temos o mesmo responsável pelo futebol do Benfica ha 20 anos! Se não quiserem usar as competições em portugal como referência por causa de corrupções e afins, usem a champions league como referencia e vejam a performance dos 2 clubes e vejam quem tem dimensão europeia.

      Venham ca fora e perguntem que clubes portugueses conhecem e vejam as respostas que levam.
      Continuem a puxar a conversa do apito dourado, das arbitragens, dos 0 penalties a favor, etc. etc. para justificar a nossa incompetência, a falta de rumo, a falta de atitude, de ambição e de aposta naquela que devia ser o core business do Benfica: o sucesso desportivo transversal a qualquer prática desportiva do clube. Continuem apontar o dedo aos outros ou factores externos quando devíamos olhar, perceber e aceitar a realidade do que se passa na nossa casa! Continuem assim e se acham que alguma coisa vai mudar, vocês claramente não andam a prestar atenção ao que impede o nosso clube de voltar a ser grande!

      Eliminar
    2. TheWall, não é preciso dizer mais nada, a tua análise é perfeita!

      Diogo

      Eliminar
    3. TheWall, o PdC é exemplo para quem quer ganhar a todo o custo sem quaisquer escrúpulos, o LFV é exemplo de como se fazendo algumas (OK, muitas) coisas positivas se transmite a imagem de "salvador", quando se analisarmos bem, vemos que num total de 20 anos apenas na segunda metade se viu alguma coisa, mas mesmo isso começa a parecer um passado distante, basta analisarmos as últimas quatro épocas.

      Eliminar
    4. TheWall.

      Não fazemos nada semelhante? Não eliminámos uma Juventus muito mais forte, a jogar com 9 e que ia jogar a final no seu estadio? Não eliminámos o Zenit (de Garay, Javi, Witsel, Hulk) em 2016 que vencia esta Juventus? Não fomos ganhar ao Atlético?

      Na ultima decada fomos 2 vezes a uns quartos de final da Champions. Esta é a 3ª do Porto. Naquelas onde fomos, lutámos pelas eliminatórias até ao fim. Já o Porto foi humilhado em ambas. Vamos ver esta. Nesta mesma década o Porto venceu uma Liga Europa e o Benfica foi a 2 finais. Não vencemos uma porque fomos roubados escandalosamente. A única coisa que eles têm conseguido nos últimos anos é passar mais vezes a fase de grupos da Liga dos Campeões.

      Portanto não vamos andar por aí a menorizar o que o Benfica já fez só porque não se gosta de um presidente. Eu por acaso estive a trabalhar fora há uns anos atrás e toda a gente conhecia o Benfica. E estamos a falar de um país do médio oriente com pouca cultura futebolistica.

      E vou continuar a puxar as arbitragens. Porque este Porto com quem vocês tanto se babam podia estar nesta altura num 5º lugar se não tivesse qualquer penalti a seu favor. Já nós com os 6/7 penalties que ficaram por marcar a nosso favor (já nem falo se tivessemos 12) podiamos estar a 5 ou 6 pontos do primeiro ainda na luta pelo titulo.

      Agora eu também sei que o Benfica está a cair num buraco nestes ultimos anos. E tenho falado aqui disso. Mas os problemas que aponto ao Benfica não são os que a maioria acha que temos. Nós temos uma equipa que em termos individuais dá 10-0 a este Porto. Temos um treinador que há menos de um ano atrás era idolatrado. Mas não ganhamos. Há quem ache, como o Vasco Mendonça, que é pelo presidente não ir ver os jogos. Existem outros que por artes mágicas acham que é por causa de jogadores que nem são titulares como é o caso de Gabriel. Eu acho que é porque temos uma equipa fraca em termos fisicos e de agressividade. Com Grimaldo e Weigl em alto destaque neste capitulo. Desde que chegou o primeiro caímos a pique em termos europeus. Desde que veio o segundo nem lá vamos.

      Depois admiram-se que os Uribes e os Zaidus se aguentem em jogos mais exigentes mas nós não. Não deixando de frisar que o que o Porto fez em Turim na terça não é obra de uma grande preparação fisica. Nenhuma equipa ou jogador consegue fazer 120 minutos com mais de metade do tempo a jogar com menos um, e andar a fazer piques ao fim de 2 horas como se tivesse acabado de começar o jogo.

      Eliminar
    5. Então o que é? Doping? Não há controlo nos jogos da Champions?

      Eliminar
  3. A "medicina chinesa", para o pepe e outros pepes do CRAC, é que explica as actuações deste(s) artista(s), quem o diz é o pasquim de contumil JN, como se nós não soubéssemos, jogar limpo? já me tinham dito, por isso até me dá volta à barriga ver tantos comentários, de benfiquistas, a cantar loas ao covil da Invicta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Medicina chinesa" aka Amarelinha. Até o nome assenta bem

      Eliminar
  4. gostei do que li é tudo verdade ,agora em releção a alguns comentários em relação a superioridade isso não tem fundamento vejo os jogos todos na Luz (via)e nunca senti tal coisa sinto sim é admiração pelos adeptos que não podem vir ver os jogos a Lisboa têm uma paixão enorme pelo clube e o apoiam incondicionalmente .

    ResponderEliminar
  5. Em 2014 o Benfica eliminou a Juventus terminando o jogo com 9 jogadores. A Juventus desse ano venceu o campeonato italiano com 17 pontos de avanço. Agora compare-se essa Juventus de 2014 com a Juventus de 2021 que vai em 3º lugar no campeonato italiano com 10 pontos de atraso em relação ao 1º e talvez se entenda que o feito do clube regional não tem muito de extraordinário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E na época seguinte (2014/15) a mesma Juve jogou a final da Champions.

      Eliminar
  6. E essa Juventus que o Benfica eliminou no ano a seguir foi à final da Champions

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Agora um sócio do Benfica para ser um benfiquista a sério tem de ter uma conversa de tasca, dizer mal do Weigl e denunciar o apito dourado 100 vezes ao dia, repetir a cartilha da comunicação avençada do Benfica, prognosticar a falência do Porto todos os anos, comer bifanas nas roulottes (croquetes nunca), usar a estatística como dá mais jeito, ser populista para ter o apoio dos sábios da tasca e denunciar o covid como sendo sócio do Sporting?

    Poupem-me lá, vocês sabem lá o que é ser do Benfica! O Vasco Mendonça disse alguma mentira? É por causa das arbitragens e do covid que estamos a 15 pontos? Temos uma equipa miserável por um planeamento desportivo ridículo! Temos uma Direção e um presidente ridículos! O Pinto da Costa é um bandideco provinciano sim, mas tem um amor autêntico ao FCP enquanto LFV falta aos jogos ou fica a teclar com os associados das comissões. Onde está a mentira nisso? Agora o Vasco Mendonça por dizer a verdade e querer contribuir para a mudança urgente e necessária é croquete? Os problemas do Benfica resolvem-se à Benfica, coisa que vocês não fazem ideia nenhuma do que é, mas eu vos explico: resolver os problemas internos com humildade, coragem e verdade e não desviar as atenções deles com propagandas, populismos e ataques estéreis e histéricos aos adversários. Triste clube que tem sócios e adeptos como vocês, está explicado porque um pulha como LFV está no poder há 20 anos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alberto João,

      Haja por aqui alguém lúcido!!

      Falar na arbitragem é de equipa pequena! Veja-se a premier league!

      Exigência e responsabilidade, é o que falta actualmente no Benfica!

      Aqui há dias o Vítor Paneira, dizia numa conversa com o Toni e João Alves, no meu tempo de Benfica nunca nenhum treinador me (nos) ensinou a jogar à defesa! Poderíamos perder porque foram melhor que nós!!

      Vimos uma eliminatória com o Arsenal, em que defendemos 90% do tempo... com 3 centrais...
      Quando se fica com a sensação de que a equipa perdeu, mas poderia ter dado mais... mas tudo bem... interessa é falar nos árbitros, amarelinhas e sistemas...

      Até o Vale e Azevedo era mais benfiquista que a escumalha que por lá anda agora!!

      Ataquem a floresta e não a árvore!!

      Eliminar
    2. Falar de arbitragem é de equipa pequena? Então significa que as equipas grandes podem ser prejudicadas à vontade? Ou as regras devem ser iguais para todos?

      Os adversários aplaudem e agradecem que penses assim!

      Eliminar
    3. Caro Alberto.

      Um presidente, sócio ou adepto tem de DEFENDER O BENFICA. Que é coisa que não fazem no Benfica nem a maior parte fora dele. Eu escrevo aqui no blogue pelo Benfica e não por qualquer pessoa. Defendo o que acho que é o melhor para o Benfica. Não me limito a debitar uma cartilha criada por um fj marques da vida. Que infelizmente é o que muitos Benfiquistas fazem. Uns que nem se dão conta e outros que a aproveitam.

      Hoje em dia parece que não é permitido falar das arbitragens, do conselho disciplina, da FPF, da Liga, da comunicação social, dos penalties, da gritante dualidade de criterios que se vê semana após semana. Não se pode dizer que certos meninos não servem para o Benfica. Hoje, principalmente nas redes sociais, tem de se insultar Vieira, Rui Costa, Jesus, Pizzi, André Almeida, Rafa, Gabriel e mais uns quantos. Tem de se mandar umas pedras ao autocarro, ameaçar uns jogadores e obriga-los a fechar contas das redes sociais.

      Tambem não podemos falar dos outros. Só se for para lhes lamber os to*****. "Pinto da Costa ama genuinamente o clube". A encher os bolsos do filho acredito. A receber premios quando o clube ganha e quando perde (a esmagadora maioria das vezes nos ultimos 8 anos). E dizes que ando a prognosticar a falência do Porto. Se calhar na cartilha do fj marques não vem a parte dos mais de 150 milhões negativos de capital proprio. Nem a parte do relatório de contas deles em que afirma que estão mesmo em falência. Portanto tenho uma novidade para ti. Estão mesmo em falência.

      E agora se me permites vou continuar a defender o Benfica como acho que o devo fazer. Vou criticar quem acho que tenho de criticar. Seja o Vieira, o Jesus, o Rui Costa, os jogadores, todos os orgãos de decisão em Portugal, os adversários, a comunicação social e por aí fora.

      Eliminar
    4. Olha, então e a tabela com os números do Weigl? O que se passa? Perdeste o ficheiro? Era sempre algo muito interessante de se analisar.

      Eliminar
    5. Anónimo "Ou as regras devem ser iguais para todos?"

      Queres que as regras sejam iguais?? Que tal, igualar os orçamentos de todas as equipas??

      Se queres igualar as regras, começa por aí...

      Querem falar de desculpas da época nojenta: arranjem algumas no jornal do Benfica... aí vão encontrar variadíssimas razões "estúpidas" para variarem um pouco o tema "Weigl e Grimaldo" e "arbitragem"...

      Benfica ao que chegaste!! Interior e exterior repleto de gente que jamais conhecerá os verdadeiros valores do GLORIOSO!

      Eliminar
    6. delpo. 3 da manhã para isso? Após uma vitória por 2-0 ao Boavista a jogar 11 contra 10 durante 80 minutos. Sossega rapaz. Até ao final do campeonato ou até já não termos qualquer objectivo para lutar não me vou dar ao trabalho de mostrar a mediocridade dele.

      Carlos. Weigls, Grimaldos, arbitragem e gente como tu que eleva ao olimpo jogadores como aqueles, insulta os que realmente já deram muito ao Benfica e que se esforçam mais a limpar os roubos sucessivos do que a propria cartilha dragarta. Já percebi que és um dos verdadeiros verdadeiros como dizia o Guachos. Só o facto de andares por aqui armado em guardião dos valores e da mistica do Benfica já diz muito sobre ti.

      Eliminar
    7. Boas Carlos, esse argumento dos orçamentos iguais não faz qualquer sentido, não existe uma única linha das regras do futebol que fale nas equipas terem que ter orçamentos iguais.
      Talvez estejamos a confundir as regras do Futebol com o Manifesto do Partido Comunista, e atenção que até sou a favor de uma repartição mais igualitária de rendimentos e riqueza entre pessoas, e numa repartição mais equitativa das receitas do futebol.

      Eliminar
    8. "gente como tu que que eleva ao olimpo jogadores como aqueles"

      Pluribus, não te confundas!! Nunca elogiei esses jogadores ou outros, pois este Benfica é uma réplica barata do que foi o GRANDE GLORIOSO!!

      Antes de atacar arbitragens, há muito que fazer dentro do Benfica, desde logo, direcção e treinador RUA!!

      Ao contrário de ti e outros não tenho nenhuma agenda a defender seja quem for!!

      Eliminar
    9. Boas Mark,

      E porque não?? Na NBA não tentam ter um sistema mais justo??

      Talvez aí não se esbanjasse 100M só por esbanjar... quando vejo quase 50M em cepos como Cebola e Darwin é de bradar aos céus...

      Com pouco dinheiro, aumento o critério e competência... ou não... com os que se servem do Benfica é caso para duvidar...

      Eliminar
    10. 3 da manhã? A meio do meu turno ;) Gosto muito das tuas tabelas. Nunca percas esse talento. Um bem haja.

      Eliminar
  9. "É por causa de todo o mal que ele trouxe para o futebol português que já são mais de 30 anos a ver qualquer jogo de futebol em Portugal com aquela sensação de que a qualquer momento nos podem roubar mais uma vitória."
    Mal para o futebol portugues???? Então o homem ganha 7 trofeus internacionais e traz mal para o futebol portugues???? Ele tornou-se foi muito invejado e por isso recebeu um ódio de morte do benfiquista fanático.

    ResponderEliminar
  10. vasco mendonça espantou ao vivo no programa desportivo da CMTV, ao descobrir que até conseguiu a proliferada brochura que o Benfica providenciou para os seus analistas.

    ResponderEliminar