sábado, 15 de agosto de 2020

O fim de uma filosofia?

Setiens das redes sociais. Expliquem lá como é uma equipa cheia de jogadores de bom trato de bola e com um super treinador acaba de levar uma sacada do Bayern de Munique. A quem emprestaram inclusivamente um jogador que entrou e ainda foi a tempo de lhes marcar 2 golos (o Talisca também nos fez isso).

Nos últimos anos o Barcelona já levou 4-0 do PSG, 3-0 da Roma, 4-0 do Liverpool e agora 8-2 do Bayern. E acabou de perder um campeonato para um Real Madrid que na frente de ataque era uma pobreza. Nos últimos anos o Barcelona não percebeu o que lhe estava a acontecer. Lá como no Benfica foi-se idolatrando jogadores que são cancros dentro de uma equipa de futebol e aos poucos e poucos os sintomas foram aparecendo.

O Barcelona do tiki-taka que Guardiola criou, trouxe para o futebol o conjunto de especialistas que vemos hoje nas televisões. É a geração do lateral-esquerdo. Só se vê com bons olhos jogadores com técnica refinada. Sejam eles avançados, médios, defesas e até guarda-redes. Não interessa se um médio recupera bolas mas sim que não falhe um passe. Não interessa que um defesa seja competente a defender mas sim que saiba sair a jogar. Não interessa que um guarda-redes dê pontos mas sim que jogue bem com os pés.

Voltando a esse Barcelona, se formos a comparar o talento dos jogadores, este não é pior. Mas aquele Barcelona tinha um David Villa e um Pedro na frente que eram uns animais a pressionar. E tinham na defesa Abidal, Puyol e Dani Alves que compensavam o menor poder fisico de Xavi, Iniesta e Messi (mesmo Xavi e Iniesta eram agressivos). Hoje tem De Jong, Alba (o Grimaldo deles que suja sempre a cueca nestes jogos), Sergi Roberto e Pique. São meninos atrás de meninos que quando chega a hora de lutar pela bola perdem todos os duelos, chegam atrasados a todas as bolas e alguns deles pouco se importam com o resultado do jogo.

E eu falo nisto porquê? Porque no Benfica está a acontecer exactamente o mesmo. Vejam o caso de Gilberto. Poucos o viram jogar mas como não tem imagem para ser capa da Lux e sabem que não é nenhum prodigio de técnica já foi "atacado". Jorge Jesus quando falou dele adjetivou-o com uma palavra que poucos entendem. Competitivo. Isto conta muito.

Felizmente para o Benfica temos agora o treinador indicado para reverter a situação onde caímos. Muitas coisas já estão a mudar. E acredito que outras não serão alteradas logo de uma vez mas com o tempo acabarão por ser.

Mas vai chegar o dia em que ele sairá novamente e nessa altura é preciso que a mentalidade dentro e também fora do Benfica seja outra. É preciso que se entenda que uma equipa não se faz de meninos (e não tem a ver com a idade nem apenas com os atributos fisicos). Faz-se de homens competitivos. De jogadores com atitude e sem medo de nada. Jogadores com fome de vitória e que não aceitam.a derrota. Não podem existir no Benfica jogadores que ficam chateados e não percebam porque são assobiados depois de perderem um jogo por 3-1 em casa contra um Moreirense.

4 comentários:

  1. Não esquecer o maior Bicho dessa equipa do Barcelona, MARCHERANO, jogador banal para os Freitas BOBOS e Laterais CANHOTOS desta vida.

    ResponderEliminar
  2. No Benfica de há umas duas décadas para cá que se preferem jogadores com bons índices técnicos, não interessa se têm "metro meio", se têm "40 kg", ou se não fazem trabalho defensivo em condições. Felizmente temos tido treinadores que não dão muita trela a essa filosofia, mas mesmo assim acaba por ter alguma influência no plantel com os resultados que vimos nas últimas três épocas.

    ResponderEliminar
  3. O problema é que ninguém entendeu a filosofia. A primeira preocupação daquele Barça era recuperar a bola o mais rápido possível e depois complementou isso com alguns jogadores ímpares com a bola.

    Ataques ganham jogos e defesas ganham campeonatos...

    ResponderEliminar
  4. A filosofia das equipas de "matraquilhos" passa por ser mais rápido, mais tecnicista e mais inteligente a explorar as situações do jogo. Acontece que o Barça tem uma individualidade que tem disfarçado tudo de mal que está na equipa. Só que, esse jogador já não é novo e quando as equipas adversárias engendram esquemas tácticos que neutralizam a maioria das movimentações dele relacionadas com a equipa, juntando uma grande compleição física que aumenta o desgaste "dos jogadores baixotes", surgem estes episódios! Quanto aos laterais do SLB, os Tavares deviam ser "emprestados a empresas de construção civil", porque como jogadores fazem piores figuras que muitos que andam a jogar nos distritais. O espanhol podia ser "aproveitado" para servir de "prenda de Natal", bastando meter-lhe uma fraldinha (se não têm digam que eu ofereço uma igual às que o meu neto mais novo usa!), deitá-lo num cabaz e colocá-lo à porta do Mendes para ver se o troca por uma barra de ouro. Quanto ao Gilberto, que nunca vi jogar, chegou-me aos ouvidos que ele foi um dos que "tramou" o Flamengo do JJ, pelo que... como não veio o médico, e esse jogador tem uma experiência fabulosa de jogar na Europa (2 anos em Itália com 12 jogos feitos!!!), vamos aguardar que não seja outro Edmilson que jogou imensas vezes mas foi sempre uma peça que NUNCA ENCAIXOU NA EQUIPA! Ainda faltam vir alguns ex-lagartos de coração, como o João Mário (para quê?) se nem tem altura para limpar as lâmpadas dos balneários, ou será para não nos esquecermos do Djaló? Virá o William de Carvalho, o Adrien, etc? Então e o Octávio Machado? E o Bruno de Carvalho, o ex-presidente dos lagartos? Já vale a pena os sócios e adeptos do SLB serem tão ceguetas que permitem que o clube seja gozado pela cambada que o controla!

    ResponderEliminar