quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Pantanal Português

Na terça-feira mais do mesmo. Um filme que se repete over and over again. O Benfica é roubado indecentemente e se não vence de goleada lá estão os verdadeiros a bater no presidente, treinador, jogadores, etc. Com isso apagam mais uma arbitragem asquerosa contra o Benfica e validam as próximas que se seguem (vai ser já no Bessa).

Do jogo o normal. O Benfica trocou quase a equipa toda. Dizem hoje que não temos plantel de qualidade. O que eu sei é que segundo muitos, estava lá o melhor jogador do plantel ex aequo com Grimaldo. Falo de Zivkovic. Também lá estava Samaris, tão útil neste inicio de época para a comunicação social tentar criar um caso no Benfica e dividir os adeptos. Ainda lá estiveram Ruben Dias, Jardel, RDT, Vinicius, Pizzi, Taarabt e os miudos (que quando jogam na Champions é porque deviam jogar na Taça da Liga e agora já nem isso). Na minha opinião tinhamos os jogadores que deviam lá estar mas como não têm ritmo nem estão entrosados não se pode esperar grandes exibições. Sempre foi assim. Com o Fernando Santos, Quique Flores, Jesus ou Vitória. Basta ir ver alguns jogos de taça ao longo dos últimos anos.

Outra curiosidade foi a equipa do Covilhã. Nos momentos finais a precisar também de vencer para não depender de terceiros, tinha 11 jogadores dentro de área e festejava cortes como se de uma vitória se tratasse. Mistérios.

Por fim sem a sorte do jogo e com Rui Oliveira a apintar estava completo o cocktail para o Benfica não vencer. Para além do habitual critério largo para o adversário e apertado para os nossos jogadores ainda houve um penalti escandaloso por assinalar e um livre no final que foi como que a conclusão perfeita do que foi o jogo todo (apitar o máximo de lances possíveis contra o Benfica). Tempo de descontos foram 5 minutos. Isto depois de 3 assistências a jogadores do Covilhã (uma delas ao guarda-redes), de uma paragem por causa do equipamento do fiscal de linha e de 5 substituições.

Ontem, para completar o ramalhete nada como meter Fábio Verissimo a apitar o outro jogo do grupo. Um prémio certamente por mais uma arbitragem "inteligente" na Luz com o epilogo já depois do jogo a forjar um relatório para retirar um golo a um jogador do Benfica. Fontelas também esteve bem. Depois do Benfica criticar o árbitro 1 dia antes e do histórico que todos conhecemos, nada como o colocar num jogo onde pode prejudicar o Benfica.

E é assim que está o futebol português. Um autêntico lodo onde o Porto dispõe de uma dezena de árbitros e de um nomeador que faz corar de vergonha Pinto de Sousa. Caso não tenham reparado nos últimos 3 anos estamos de volta ao apito dourado e Fontelas faz questão de o demonstrar semana após semana com um despodor total nas nomeações que faz para os jogos de Benfica e Porto.

Houve uma altura em que o Porto, com a saida de Benquerença, Cosme Machado, Proença e Marco Ferreira e com o corte de relações com o Sporting onde perdeu o controlo sobre Hugo Miguel ou Xistra, tinha dificuldades em ter árbitros para todos os seus jogos. Para além disso os relatórios eram públicos bem como as notas dos árbitros. Era dificil nessa altura conseguir ter sobre controlo a maioria dos jogos do campeonato. Esses eram tempos em que se dizia que o futebol português era obscuro. Hoje em dia tudo isso acabou e nem sequer os próprios árbitros sabem os critérios pelos quais são avaliados. E no entanto não se houve uma única critica na comunicação social ao estado da arbitragem portuguesa. Hoje em dia um sector descaradamente corrupto.

E assim vai o Porto reforçando a sua força. Com os árbitros conotados com o Benfica (vulgo árbitros que não roubavam o Benfica como Rui Santos tão bem explicou a certa altura quando criticava as nomeações para os jogos do Benfica mas não as arbitragens) a serem corridos 1 a 1 ano após ano. Com o reatar de relações com o Sporting e com a entrada de mais alguns árbitros porreiros, o Porto neste momento conta com Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Vasco Santos, Carlos Xistra, Fábio Verissimo, Hugo Miguel, Tiago Martins, Rui Oliveira, Luís Godinho ou Luís Ferreira. E árbitros como Nuno Almeida ou Manuel Mota, conotados com o Benfica, têm vindo a fazer de tudo para não serem os próximos a descer de categoria.

E neste estado de coisas não é preciso ser adivinho para saber que amanhã vai estar no Bessa um destes árbitros. Este jogo já está a ser preparado à muito tempo. Os machos de Lito Vidigal vão aviar pancada o jogo todo e o árbitro de serviço vai permitir. Vai fechar os olhos a umas entradas, vai avisar os jogadores noutras e não vai marcar sequer faltas em alguns lances para amarelo. Já os jogadores do Benfica em qualquer oportunidade vão ser admoestados. É este o guião dos últimos anos onde o Benfica raramente fica a jogar em superioridade numérica e onde em menos de 1 ano e meio já ficou 9 vezes a jogar em inferioridade. E se lá pelo meio ficarem um ou outro penalti por marcar não é nada de novo. É só mais um para a contagem desta época...

Sem comentários:

Enviar um comentário