quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Raul e Vinicius para dar o salto qualitativo.

Nos últimos anos, em quase todas as épocas chegamos a esta altura do campeonato numa "crise" de exibições e de resultados. Já aconteceu com Jesus, Vitória e agora com Bruno Lage. Quanto a mim uma das explicações tem a ver com a preparação física da equipa que parece ser sempre feita a pensar na segunda fase da temporada. A outra é que o Benfica demora a encontrar as peças certas.

Normalmente em todos os anos acontece sempre uma alteração a meio da temporada que eleva o nível da equipa. Renato Sanches, João Felix, Krovinovic ou a dupla Lima/Rodrigo são algumas dos últimos anos. E foi esta última (que nos deu uma época de sonho), que me fez lembrar da dupla Vinicius e Raul na frente de ataque.

Ao contrário de muitos eu sou daqueles que acha que o Benfica se reforçou bem no ataque. Ainda antes da saída de João Felix eu já achava que precisávamos de 1 avançado para elevar o nível em relação a Seferovic. Com a saída de Felix e Jonas precisávamos de mais 2. Vieram Chiquinho, Raul e Vinicius. No ano passado toda a gente queria o Vinicius, o Chiquinho devia ter ficado no plantel e o Raul era um grande jogador. Hoje que estão no Benfica já não servem (o costume).

Podem dizer que ambos são muito parecidos mas isso não tem de ser mau como se viu com Rodrigo e Lima em 2014. Ambos têm boa técnica e podem jogar entre linhas e ambos atacam bem a profundidade. Isto pode ajudar durante os jogos a baralhar marcações. Ambos são fortes fisicamente e ambos são bons finalizadores. Qualquer defesa teme mais uma dupla destas do que Seferovic com Gedson, jota ou Taarabt.

O jogo de treino ontem deu-me alguma esperança que tal possa vir a acontecer. Se aproveitarmos esta paragem para trabalhar esta dupla e recuperar fisicamente Gabriel e Samaris podemos voltar mais fortes para a próxima série de jogos. A manutenção na Champions está difícil mas a continuação nas competições europeias tem de ser obrigatório. Só tornando a equipa mais forte fisicamente é que é possível ainda lutar pelo apuramento. Se continuarmos como estamos arriscamos mais uma participação embaraçosa.

6 comentários:

  1. nao e dizer que nao servem, o problema esta na relaçao qualidade preço (no caso do vinicius) por 4 milhoes grande negocio, por 17 exagero completo. no caso do raul foi o motivo de ele vir, se fosse para competir com o seferovic excelente contrataçao, mas para fazer o lugar do felix e mau porque sao jogadores completamente diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que interessa essa discussão do preço? Tem alguma coisa a ver com a qualidade do jogador? Vinicius ia por 18M entrar no avião para Londres. O Benfica antecipou-se.
      Se o Raul não viesse para substituir o Félix era bom. Como veio para isso já é mau.
      O valor intrínseco de um jogador não conta? Há coisas que ultrapassam a compreensão humana.

      Eliminar
    2. interessa porque e exactamente essa relaçao que faz a diferença entre flop e grande contrataçao. o vinicius ia para o wolves -_- mais uma mendicice visto que o ano passado nem no monaco jogava. obvio, porque comparando o valor do raul com o do seferovic e um upgrade ao que la temos, comparando com a posiçao e funçao que o felix faz na equipa perdes imenso ali, nao estou a ver a confusao honestamente.

      Eliminar
    3. Por 4 milhões até o Braga o ia lá buscar. Em meia época no Rio Ave marcou 14 golos. Marcou a Benfica, Porto e Sporting. No Monaco entrou a meio da época, só fez 500 minutos mas marcou 2 golos e fez 2 assistências. Ainda só tem 24 anos. Acho que ainda não é o transfermarkt que decide quanto vale um jogador. E claro que não é como o João Felix. Nem existe nenhum que o Benfica possa comprar parecido com ele. Por isso é que ele foi por mais de 100 milhões. Temos de aprender a jogar com outro tipo de avançados. Como fizemos noutras épocas. Saviola/Cardozo, Lima/Cardozo, Rodrigo/Lima, Lima/Talisca, Lima/Jonas, Jonas/Mitroglou, Mitroglou/Gonçalo Guedes, Felix/Seferovic.

      Eliminar
    4. o dani olmo custa 40 e faz a funçao do felix, waldsmicht a mesma coisa e nao custam 100 milhoes (podem nao ser melhores mas fazem a mesma funçao) e tu das 18 milhoes por alguem que fez 500 minutos no monaco... repara que o proprio RDT custou 20 e marcou 14 na liga espanhola, o quincy promes custou 15 ao ajax e fez 10 golos 10 assits plo sevilla e era titular la. claramente sobrevalorizado o vinicius. repara que nessas duplas todas tens um segundo avançado e um plc mais fixo excepto no rodrigo/lima

      Eliminar
  2. Tendo em conta o plantel actual e com a recente lesao de Rafa, o 11 ja no proximo jogo seria algo semelhante a

    Ody
    Tavares, Ruben, Ferro, Grimaldo
    Fejsa
    Pizzi, Taarabt, Gabriel
    Vinicius, De Tomas

    Numa formacao com dinamica de 442 losango (dai a entrada de Fejsa para o equilibrio defensivo). Alas sempre a dar profundidade e um meio campo capaz de fazer bolas entrar entre linhas (taarabt e Pizzi) e variacoes de flanco (Gabriel) para a procura do jogo exterior... e sim, tambem acho que qualquer um dos dois que indico para PL e melhor do que Seferovic no momento da finalizacao.

    ResponderEliminar