quinta-feira, 24 de outubro de 2019

15 minutos de mudanças

Antes de mais quero lembrar que o Lyon que vencemos tem o triplo do nosso orçamento e que antes desta jornada era primeiro do grupo, Venceu inclusivamente por 2-0 no terreno do Leipzig e pelo que parece não perdia fora de casa para as competições europeias desde 2016. Sei que está em 17º na Liga mas não quer dizer que não tenha grandes jogadores. Começa a ser irritante esta mania de que todos são fraquinhos e que na Liga dos Campeões temos de esmagar os adversários.

Indo para a partida, fiquei contente por Lage ter reforçado o meio campo com Cervi e Gedson. Já o disse várias vezes que na Liga dos Campeões mesmo os artistas têm de correr e ser capazes de ser minimamente competentes a defender. E se os nossos artistas não o conseguem fazer têm que ir para lá outros. Gostei também da aposta em Rafa como segundo avançado. O que eu não consigo entender é esta insistência em Seferovic quando temos 2 jogadores no banco incomparavelmente melhores.

Surpreendemos o Lyon e nos primeiros minutos fomos bastante superiores. Mas entretanto Rafa lesionou-se e foi aí que Lage cometeu o grande erro da noite. Em vez de colocar um ponta de lança ao lado de Seferovic decidiu fazer entrar Pizzi para a direita e avançar Gedson para a frente. Com uma substituição Lage estragou 2 posições. Perdemos capacidade de luta a meio campo, com Pizzi mais uma vez a ser sofrível e deixamos de ter alguém que conseguisse ter bola na frente. Como consequência passamos a ser encostados atrás sem praticamente conseguirmos sair para o ataque. Ainda assim tivemos mais 2 oportunidades na primeira parte. Infelizmente nos pés de Seferovic.

Na segunda parte o domínio do Lyon intensificou-se e sofremos o golo. Durante uns minutos a equipa esteve perdida em campo e parecia que nem o empate iria conseguir uma vez que já se notava desgaste principalmente em Gabriel e Florentino. Mas já com Vinicius e Raul em campo conseguimos voltar a ter um fôlego final. Fizemos o golo, tivemos uma bola ao poste de Pizzi e também um lance em que Raul podia ter rematado após um cruzamento de Vinicius.

Como notas finais:

Apesar do golo ficou mais uma vez visível que Pizzi não chega para estes jogos.

O Benfica não pode andar a colocar Cervi porque é preciso disfarçar as limitações de Grimaldo.

Gabriel e Florentino são 2 jogadores de outro nível.

É impressionante como defendendo durante tanto tempo, concedemos tão poucas oportunidades ao  Lyon mesmo tendo uma defesa com média de 21/22 anos. Grande trabalho de Lage no posicionamento defensivo.

Mais uma vez uma arbitragem miserável. Devíamos ter terminado a jogar contra 9 mas terminamos contra 11.

2 comentários:

  1. Esta arbitragem é que me ficou atravessada na garganta. E ainda dizem que a vitória caiu do céu!

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a análise. Ganhamos com esforço perante uma forte equipa, com mais uma arbitragem incoerente e miserável. O Lyon só teve duas oportunidades no jogo todo.

    ResponderEliminar