sábado, 13 de outubro de 2018

Um puzzle que se começa a compor

Aos poucos e poucos as peças do puzzle vão-se juntando.

Já soubemos quem foi o autor do roubo dos emails através de um artigo na revista sábado escrito por Carlos Rodrigues Lima. Artigo esse que elevou o ladrão, Rui Pinto, a herói e transformou a vitima em vilão. Foi mais uma oportunidade para repetir pela enésima vez a fábula criada em torno dos emails e esvaziar a importância do hacker ter sido descoberto.

Mas com essa novidade ficámos a saber que Rui Pinto se encontra na Hungria, país que Bruno Carvalho e Saraiva visitaram uns meses antes da cimeira dragarta e do inicio da divulgação dos emails. Também ficámos a saber que o ladrão era amigo de 2 rapazes (Pedro Bragança e Diogo Faria) que passaram a ser presença assídua no Porto Canal na altura em que os emails começaram a ser divulgados. Na mesma altura ambos criaram uma conta onde também divulgavam os emails.

Mais recentemente ficámos a saber que a queixa do Benfica contra a Google, onde eram pedidas informações sobre os blogues onde os emails eram divulgados, foi aceite por um tribunal da Califórnia. E tal como no caso da descoberta do ladrão dos emails alguém se antecipou a dar a noticia.

Desta vez foi num artigo do New York Times escrito por um tal de Tariq Panja. Para esse artigo foi contactado o blogue Artista do Dia (que pelos vistos também é Mister do Café. Young Network portanto) e tudo aquilo parece uma cópia do artigo da Sábado sobre Rui Pinto, ou seja, os bloggers colocados como vitimas e o Benfica como réu. Mas como é que alguém que escreve num conceituado jornal americano está a par do que se passa em Portugal? A resposta está em quem Tariq Panja segue nas suas redes sociais. Para além de 2 blogues que divulgam emails, está lá o suspeito do costume, Carlos Rodrigues Lima (o tal que descarrega mais de 10 GB de emails, lê-os e faz uma noticia sobre eles em menos de meia-hora).



Assim de repente parece que Carlos Rodrigues Lima anda numa azáfama a tentar minimizar os estragos. E cada vez mais parece que o circulo Porto, Sporting, hacker que roubou os emails, blogues de ambos os clubes, Carlo Rodrigues Lima e outros jornalistas são bastante chegados.

Neste puzzle começa a ser evidente que toda esta gente se conhece e comunicam entre si para controlar a forma como a informação é manipulada e divulgada pelos vários canais e orgãos de comunicação.


Já faltou mais para a verdade ser descoberta.

3 comentários:

  1. Apanhá-las, uma a uma, às ratazanas de esgoto, e fazê-las pagar (sem contemplações) pelo que fizeram ao Benfica e aos benfiquistas. O lugar dos criminosos é na prisão.

    ResponderEliminar
  2. A malta que divulgou informação confidencial colocando-a em serviços alojados nos EUA vai amargar forte e feio, por outro lado os que são inteligentes e usam outros países, que não vou mencionar, vão safar-se. Neste último grupo estará o dito hacker.

    ResponderEliminar
  3. E agora temos as revelações gravíssimas que o Oscar Boaventura faz numa entrevista que está nos blogues do Papoila e no

    http://oindefectivel.blogspot.com

    ResponderEliminar