quarta-feira, 18 de abril de 2018

Sempre os mesmos com o mesmo tipo de arbitragem

Passaram anos. Realizaram-se dezenas de clássicos e derbies e vemos sempre as mesmas caras. Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Xistra e Hugo Miguel (estes 2 últimos menos vezes). Um pouco antes era Proença que não falhava um. Todos árbitros que têm sempre o "azar" tremendo de errar contra o Benfica mas que no final do dia são sempre desculpados por serem os "melhores" árbitros portugueses. Ninguém se consegue lembrar do último árbitro nomeado para um clássico, que não fosse do agrado de Porto ou Sporting.

Nestes anos temos sido brindados sempre com o mesmo tipo de arbitragens. Dualidade de critério na amostragem de cartões. Adiar ao máximo os cartões para os nossos adversários. Períodos do jogo onde nada é assinalado para sermos encostados no nosso meio campo, e no meio de tudo isto uns penalties por marcar. Vimos tudo isto no Domingo. Aqui ficam algumas imagens (peço desculpa pelo Inácio em algumas destas imagens mas foi o único vídeo do jogo que consegui arranjar)

Logo aos 3' o Benfica saia para o ataque com perigo quando Otavio trava essa jogada. Nada de amarelo.


Aos 8' foi Herrera a dar uma chapada em Jimenez. Nenhum cartão.


Aos 31' foi Soares a travar um contra-ataque. Outra vez sem cartão.


Aos 33' é Marcano a travar uma jogada perigosa. Nem sequer foi assinalada falta.


Aos 38' saiu finalmente o primeiro cartão para Sérgio Oliveira.


Mas uns minutos depois, aos 45', ficou mais um no bolso para Brahimi. E este de uma cor alaranjada.


E assim, no final dos primeiros 45 minutos, a pressão que o Benfica exerceu traduziu-se em várias jogadas perigosas travadas à margem da lei. E no meio disto tudo apenas um cartão quando já metade da equipa do Porto devia ter sido admoestada.

Começa então a segunda parte e nada mudou. Soares tem logo a abrir uma entrada fora de tempo sobre Ruben Dias. Sem cartão claro.


Já Grimaldo quando fez o mesmo aos 81' não teve tanta sorte e levou mesmo amarelo.


Mas antes disso, aos 50', Sérgio Oliveira candidatava-se a uma expulsão. Soares Dias, para não levantar discussões nos programas dos dias seguintes, decidiu nem assinalar falta.


Mais tarde, desta vez a meias com Filipe, tentou novamente ser expulso. Soares Dias ignorou mas Sérgio Conceição não. Tirou-o logo a seguir do campo.


Para coroar esta bela exibição não podia faltar o penalti da ordem.


Curiosamente por muito menos André Almeida tinha visto um amarelo antes.


E foi assim mais um clássico. Semelhante ao da primeira volta onde Jorge Sousa fechou os olhos a toda a pancada dos jogadores do Porto, mas conseguiu expulsar um jogador do Benfica em 2 minutos.

E como este existem muitos outros jogos onde o comportamento foi o mesmo. Quem não se lembra disto?



Quem não se lembra da facilidade com que Proença expulsou Emerson no célebre jogo do golo em fora-de-jogo de Maicon? Jogo esse onde perdoou amarelos atrás de amarelos a jogadores do Porto.

Quem não se lembra da facilidade com que Proença expulsou Siqueira numa meia-final da Taça de Portugal ainda antes dos 30 minutos?

Quem se lembra do último jogador do Porto expulso num clássico contra o Benfica?

Eu até diria que isto só vai acabar quando estes artistas se retirarem mas já aí estão Manuel Oliveira, Fábio Verissimo, Tiago Martins e João Pinheiro para continuar o legado. E não se admirem que no jogo de Alvalade saia um destes na rifa.

7 comentários:

  1. És muito desonesto Jorge Sousa não viu o penalty do Luisão e anulou um golo limpo mpor fora de jogo inexistente a Herrera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás certo quando ao golo e apenas isso. Mas fala nas 5 expulsões perdoadas ao FCP, incluíndo 3 ao filipe...

      Juntas isto aos 4 penaltis não marcados contra o sporting na Luz e percebe-se porque é que o Benfica não ganha os jogos grandes em Portugal.

      Só cá é que em 10 anos, o Benfica vs Porto é apitado por árbitros da mesma associação de futebol e sempre do clube visitante... enfim...

      Eliminar
    2. Jorge Sousa não anulou nenhum golo nesse jogo. Quando Herrera reagiu para rematar a bola depois da defesa de Varela, já toda a defesa do Benfica estava parada. É verdade que foi mal assinalado o fora-de-jogo mas não foi por Jorge Sousa. Foi o seu assistente.

      Quanto ao lance do penalti que falas ainda ninguém consegue dizer se foi bola no braço, se foi na perna ou se ressaltou da perna para o braço. A mim pareceu-me a última. Mas umas semanas antes na Madeira existiu uma mão bem mais evidente e ele não assinalou penalti favorável ao Benfica. Como já não o fez também em 2015/2016 quando Marcano num jogo contra o Nacional cortou um lance com o braço dentro da área. Se mantiverem o critério ao longo da carreira não me vais ver a criticar um árbitro por causa disso.

      Eliminar
  2. A diferença de critérios explica a frescura física do porto na segunda parte... eles podiam fazer tudo para recuperar a bola enquanto nós nem recuperar a bola podiamos fazer, tudo por causa do que o boi do apito permitia em campo.

    ResponderEliminar
  3. e o orelhas empre calado ao menos que diga algo que agite as aguas mesmo que nao tenha sido penlaty sobre o zivkocic que diga mesmo aasim eunuco de merda e o sergio oliveira devia ter sido expulso que fale

    ResponderEliminar
  4. Boa crónica...

    Há que divulgar para não cair no esquecimento.

    ResponderEliminar
  5. Já percebemos há muito tempo que o Benfica tem sido (e continua a ser) vítima de um complô alargado de criminosos e filhos de cabra do mais abjeto quilate. Lealdade e desportivismo para com o adversário, que invejam, que temem e odeiam, são coisas que essa escumalha não sabe o que é.
    O que eu não percebo é a ausência de reação da nossa direção, que não defende o clube, designadamente no respeitante à vergonhosa, à tendenciosa, à mafiosa nomeação dos árbitros. Por querermos aparecer como diferentes, não protestamos (como fazem o clube das quengas e os calimeros do Pátio das Cantigas) contra as nomeações e o trabalho dos árbitros que habitualmente nos prejudicam, nem contra a nomeação e o trabalho daqueles que habitualmente fazem jeitinhos aos dois rivais. E temos perdido (enquanto os outros dois têm ganho) muitos pontos à conta de sermos uns anjinhos, uns parrecos, uns patos-bravos, uns artolas, uns passarinhos e sei lá que mais.
    A quatro jornadas do final, e quando acabámos de ser atirados para o segundo lugar por mais uma arbitragem habilidosa (aconteça o que acontecer, este campeonato bem poderá chamar-se o Campeonato Soares Dias), tendenciosa, não será tempo de a direção começar a fazer barulho, a incomodar, a pressionar, como os outros estão fartos de fazer e continuam a fazer? Ou vamos deixar que nos comam por lorpas?
    É um dó ver ASD arbitrar o seu clube. Se tem medo das ameaças que lhe fizeram os criminosos na Maia e que parece que continuam a fazer-lhe de cada vez que o encontram, devia de comprar um cão e passar a arbitrar cumprindo as leis do jogo, ou então recusava-se a arbitrar os frutas, ou abandonava a arbitragem. Qualquer das soluções era de homem e de honesto.
    Ao Fontelas, que persiste em nomear para os jogos da frutaria um homem acagaçado por adeptos da frutaria, duas palavras: tenha vergonha!

    ResponderEliminar