quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A crescer

Já sei que depois deste jogo, em certos blogues e na comunicação social, apenas se vai falar nas 4 derrotas que o Benfica já averbou na competição. Da CS percebo porque o Benfica demonstrou algumas coisas boas demais para serem faladas. De alguns benfiquistas também já não espero muito. Existe há muito tempo uma cruzada contra esta direcção, que se intensifica sempre que aparece um mau resultado ou uma má exibição.

Eu gostei do jogo que o Benfica realizou. Desde o jogo há 15 dias já demonstrámos um crescimento assinalável. Hoje criámos algumas situações de golo contra uma das equipas que melhor defendem no mundo. Com mais acerto na finalização (tivemos mais oportunidades hoje do que em Madrid, São Petesburgo ou na Alemanha na carreira europeia de há 2 anos) e sem o roubo incrível de que fomos alvo, tínhamos conseguido no mínimo o empate.

Em termos individuais vou destacar Douglas. Senti algumas melhorias a nível defensivo (ainda longe do que é necessário) mas sobretudo em termos ofensivos esteve muito bem. Jogando com 2 médios mais combativos como nos últimos jogos é possível disfarçar os seus problemas a nível defensivo e aproveitar o que ele pode dar em termos ofensivos. Acho que hoje ganhámos mais uma opção credível.

Vou destacar negativamente a forma física que estamos a apresentar. De uma equipa cheia de lesões, passámos para uma equipa que praticamente não tem lesões mas que não aguenta mais do que 20/25 minutos um ritmo elevado. Jogadores como Fejsa, Pizzi, Sálvio ou Seferovic são os que estão piores. Perdemos quase todas as bolas divididas e não ganhamos um ombro a ombro. Fejsa por exemplo anda a jogar a passo e hoje no primeiro golo foi fatal. Ou estamos perante um master plan que vai deixar a equipa nos píncaros até ao final da época ou temos um preparador físico que anda a fazer experiências a meio da época. O que eu sei é que se não melhoramos rapidamente a vertente física não vamos conseguir ultrapassar os próximos obstáculos.

Com o resultado do outro jogo do grupo fica mais difícil para o Benfica manter-se nas provas europeias. Vai ser necessário ir vencer ao campo do CSKA com um resultado que nos permita ter vantagem no confronto directo, ganhar o último jogo e esperar que o Manchester derrote o CSKA. Era importante não ficar já de fora. Temos demasiados jogadores no plantel para ficarmos a jogar 1 jogo por semana a partir de Janeiro.

Domingo vamos ter mais um jogo difícil. Por isso não dificultem mais do que aquilo que já nos está a ser preparado. Eles querem aplicar-nos o golpe fatal. Mas nós temos de resistir até ao inicio do ano. Nessa altura estaremos muito melhor. Se na 18ª jornada sairmos de Braga a depender apenas de nós temos tudo para festejar o Penta.

9 comentários:

  1. O problema está no esquema tático. O Leicester foi campeão com jogadores de menor nível que estes, à parte do Douglas que comete erros ao nível dos infantis! Esquema tático errado = menos produtividade por mais que corram a,b ou c.
    Nós não temos jogadores pró 442 da época passada e não temos rotinas para o 433 de ontem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui para o amigo José concordo que não temos um treinador. Temos muito mais do que isso. E tenho pena que pelo menos os Benfiquistas não dêm valor ao que ele já fez nos últimos 2 anos.

      Eliminar
    2. E os apanha bolas são também uma treta.

      Eliminar
  2. ............estamos em Dezembro e o nosso treinador ainda não sabe qual é a equipa base, e muito menos qual o sistema a utilizar, não sou treinador.........mas também não canto FADO mas sei apreciar quem o canta bem............

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vejo as coisas de outra forma. Eu digo que ainda só estamos em Novembro e Rui Vitória já encontrou 2 substitutos para Ederson e Lindelof. Já lançou também Diogo Gonçalves e está a implementar um novo esquema táctico que nos permita encarar os jogos grandes de outra forma. Coisa que não temos há muitos anos.

      Eliminar
  3. Comentário muito perspicaz e certeiro que eu assino por baixo.
    1. Douglas é muito bom. Precisa de aprender a defender. Está perto.
    2. Menos lesionados. Muito bom. As lesões estão ligadas à parte psíquica que está a ser recuperada aos poucos.
    3. Hà fragilidades físicas que estão a ser recuperadas e melhoradas.
    4. Uma verdade. Temos sido roubados em quase todos os jogos. Incluído os jogos dos miúdos.
    5. Gostava que o Benfica se mantivesse fora da Europa, concentrar-se no Penta e nos troféus internos.
    6. Eles querem aplicar-nos o golpe fatal. Nem mais. Já tentaram mas falharam. Tentarão outra vez.
    7. Não podemos perder pontos até ao Natal ou aumentar a distância até ao fim do ano.
    8. Começam a fraquejar fisicamente. Tanto um como o outro. Nem os litros de Red Bull os safa.
    9. A 2ª volta vai ser nossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho as mesmas ideias. Apenas não estou de acordo com a parte da Europa. Preferia que o Benfica continuasse. Temos um plantel muito extenso, com muita gente do meio-campo para a frente e acho que não é benéfico jogar 1 vez por semana a partir de Janeiro e deixar tanta gente de fora.

      Os outros começam a pagar a factura de utilizar sempre os mesmos e a alta rotação. Não existem milagres.

      Acredito que na segunda volta, com a maioria das deslocações difíceis já realizadas, vamos limpar quase tudo. Mas para isso é importante ainda estarmos em boa posição para conseguirmos o titulo. Se já estivermos afastados vai ser difícil motivar os jogadores.

      Eliminar