sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Continuam a tentar ressuscitar o fantasma Jorge Jesus

"Rui Vitória só aproveitou o trabalho de Jorge Jesus". É esta uma das mensagens a passar pelos anónimos em blogues e por alguns jornalistas sempre que o Benfica perde um jogo. Aqueles que amiúde, fazem uns pequenos almoços com Bruno Carvalho, Saraiva e Jorge Jesus.

Faz sentido a estratégia. Afinal de contas a saída de Jesus foi o que mais abalou o Benfica nos últimos anos. Treinador num rival, desacreditar o novo e passar a imagem que o Benfica tinha sido fundado em 2009 graças ao senhor 8 milhões fez parte da estratégia há 2 anos atrás.

Mas e anos depois existe uma coisa que não podem nem conseguem apagar. A realidade.

E essa é que Rui Vitória tem o recorde de pontos de um campeão nacional (mesmo assim existe quem tenha coragem de afirmar que esse campeonato foi demérito de outros e não mérito dele). Nas últimas 2 épocas fez 170 em 204 pontos possíveis (83%). Antes do Benfica venceu uma Taça de Portugal... a Jorge Jesus, e com 1/3 de anos de carreira e apenas 2 anos num clube grande tem mais Taças de Portugal que ele. É o detentor do recorde de vitórias fora de casa no campeonato e teve o melhor ataque das últimas 2 épocas.

E pegando neste último ponto do que mais se ouve é: "O Benfica de Rui Vitória não joga nada". "Não tem ideia de jogo", etc. Para isso aqui fica o número de golos das últimas 2 épocas:

Benfica - 160 golos
Sporting - 147 golos
Porto - 138 golos

Em termos defensivos vou pegar numa que ouvi hoje: "Guardiola elogiou o Benfica como sendo a equipa que melhor defendia na Europa e isso era verdade quando tinha a equipa do outro [Jesus]". Os números mais uma vez demonstram o contrário:

Benfica 2015/2016 - 22 golos sofridos. Maior parte dos jogos com defesa da época anterior.
Benfica 2016/2017 - 18 golos sofridos. Apenas com Luisão do tempo de Jesus.

Hoje aproveitam-se da péssima campanha europeia desta época para o atacar. Eu sou novo mas já vejo futebol há alguns anos e nunca tinha visto o Benfica passar a fase de grupos da Liga dos Campeões em 2 épocas consecutivas. E em Portugal nos últimos anos talvez só Jesualdo Ferreira tenha feito o mesmo no Porto.

O Monaco de Leonardo Jardim, semi-finalista da época passada, vendeu meia equipa, mas contratou outros tantos por mais de 100 milhões. Mesmo assim fez 2 pontos. Por muito que alguns queiram não existem milagres.

Depois olhamos para o mestre da táctica e em 7 épocas (a terminar a 8ª) tem 1 passagem. Tem 15 vitórias em 47 jogos. Hapoel, Lyon, Otelul (2x), Basileia, Zenit, Spartak Moscovo, Celtic, Anderlecht (2x), PSG, Monaco, Legia e Olympiacos (2x). Ou seja, apenas uma vitória contra uma equipa da primeira linha europeia. O PSG já com o apuramento garantido numa última jornada. Rui Vitória já venceu o Atlético de Madrid e o Borussia Dortmund.

Outra preciosidade: "Rui Vitória também não valoriza jogadores e muitos até regridem". É preciso não terem vergonha nenhuma. Andam a chorar as saídas de jogadores de "nível mundial", que por acaso foram todos lançados por Rui Vitória, e têm a coragem de dizer isto logo a seguir??? Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Renato Sanches e Gonçalo Guedes para esta gente foi obra do acaso. Depois ainda temos a melhor época de Gaitan com Rui Vitória. As melhores épocas de Mitroglou na sua carreira com Rui Vitória. As melhores épocas de Pizzi com Rui Vitória, A melhor época de Jonas com Rui Vitória... Mas dizem que é tudo por acaso.

O que eu acho mais engraçado nesta teoria de o Benfica dos últimos 2 anos ser ainda de Jorge Jesus é que ela não aplica ao próprio. Chegou ao Sporting e com a base deixada por Jardim e melhorada por Marco Silva e fez um grande campeonato. Na época seguinte, com 30 milhões investidos, com o maior orçamento da história do Sporting e com a equipa há sua maneira, em Janeiro já estava fora de todas as competições. Esta época mais 30 milhões e já está a 4 pontos da liderança.

Por isso já chega desta conversa. Deixem Rui Vitória trabalhar em paz. E acima de tudo tenham RESPEITO pelo homem que já conquistou coisas que ninguém conquistou no Benfica. Construiu uma equipa em 2015/2016 e 2 anos e mais de 200 milhões depois está a formar outra. Infelizmente em futebol ninguém faz uma equipa de repente. Mas ele com o tempo vai fazê-la. E vai voltar a calar muita gente.

23 comentários:

  1. As contas são simples: Em dois anos e 9 títulos nacionais em disputa, Rui Vitória ganhou 6 títulos e os outros ganharam bola! Ou melhor, para ser mais justo, Jorge Jesus, Paulo Fonseca e Inácio ganharam os restantes, cada qual com 1 título. Portanto, o nosso treinador não pode ser tão mau assim. Conviver com a quantidade incrível de lesões que têm acontecido no Benfica, saídas de jogadores importantes e ainda conseguir superar os problemas lançando jovens da B é obra. Claro que nem tudo é perfeito e também tem cometido erros, mas temos de tentar ser justos. Com a paixão de sempre pelo Benfica mas justos.

    ResponderEliminar
  2. Tá calado não sabes o que dizes.
    Vai aprender a ver futebol e depois podes falar. Diz lá qual é o modelo de jogo e as ideias do RV!!

    Sempre qualidade individual absurda é uma fraude. Nem potenciar jogadores sabe. Cervi, Rafa, Carillo Zivkovic e nenhum serve para a esquerda.

    E sim, o cavalho marinho é outra fraude maior, mas para esse eu tou-me a cagar e para o que a CS corrupta diz.

    Quero um treinador À Benfica, com ideias de jogo de equipa grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa da falta do modelo de jogo, é o que se ouve desde que ele chegou. Não é nova. Mas quando ganha, já passa a haver modelo herdado fo JJ. Cuidado em emprenhar pelos ouvidos por uma imprensa muito... "ética".

      Eliminar
    2. Mas quem é este anónimo das 02:13? Um dragarto? Só pode. E percebe tanto de futebol como eu de criquet!


      Caro Pluribusunum7, excelente post. Obrigado.

      - O Sonho de Damião -

      Eliminar
  3. Depois da mais vergonhosa campanha europeia e de se ver a equipa a jogar algo inqualificável, de RV ter dito de um clube bicampeão europeu que há mais vida além da Europa, ou que o que se tinha feito antes é que tinha sido acima da média, este encómio ao mesmo é só mesmo um exercício de absurdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra o livro do F.J. Marques, adopta o manual do Azevedo de Carvalho e afilia-te nos Super Cagões ou Juve Leo. Vais sempre a tempo, rapazinho.

      Eliminar
    2. Faz-te sócio dos dragartos Ó Joca!

      - O Sonho de Damião -

      Eliminar
    3. Se saís-te da Europa tem de haver mais vida para além disso. Que eu saiba ainda não acabou o campeonato nem as Taças.

      E infelizmente para o Benfica e para as equipas portuguesas o que o Benfica fez 2 anos seguidos é mesmo acima da média. E quando da equipa que construis-te perdes Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Gaitan e Mitroglou e ainda tens jogadores como Jardel, Grimaldo, Fejsa ou Pizzi muito longe do seu melhor nível começa a ser impossível.

      Eliminar
  4. FDX ... ver o Benfica a jogar dá dó, e o pior, é que já não é de agora. Argumentos técnicos e táticos, "é boca", zero, não se vê nada! Pior cego é aquele que não quer ver! Foi bom enquanto durou mas o ciclo de Rui Vitória terminou! E o pior é que o Benfica tem um plantel que dá pra fazer 10 vezes melhor do que aquilo que se vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra o livro do F.J. Marques, adopta o manual do Azevedo de Carvalho e afilia-te nos Super Cagões ou Juve Leo. Vais sempre a tempo, rapazinho.

      Eliminar
    2. Saraiva, faz como as avestruzes e enfia a cabeça num buraco qualquer ... rapazinho!

      Eliminar
    3. Vocês têm de ver melhor isso. Quando é para atacar o Vieira é o planeamento que foi mal feito e o plantel é uma merda.

      Quando é para atacar o Rui Vitória o plantel já é um luxo e ele é que não tem mãos para aquilo.

      Eliminar
  5. Finalmente ainda há quem tenha um pingo de bom senso e dois olhos na cara!! Parabéns pela análise.

    ResponderEliminar
  6. 100% de acordo. Muito bom. Deixam-se levar pela propaganda dos dragartos. Há alguns aqui infiltrados.

    ResponderEliminar
  7. É isso mesmo! O ano passado, apesar da onda de lesões, o RV conseguiu encontrar soluções e fomos campeões, com todo o mérito. Este ano estamos a reconstruir uma equipa a partir da defesa com dois miúdos (Svilar e Rúben)que têm meia dúzia de jogos nos seniores. Estamos a alterar o sistema utilizado nas últimas 8 épocas, com a introdução do Krovinovic e 3 médios em vez de 2. É claro que tudo isto leva o seu tempo a 'encaixar'. Na Champions pagámos um preço muito alto, com azares e roubos à mistura. Mas o campeonato está completamente em aberto. Com tranquilidade e com o nosso apoio, a equipa ficará mais forte e seremos novamente campeões!

    Força BENFICA!

    ResponderEliminar
  8. Tenham juízo! Todos tenham juízo. Qual é o jogador lançado por Rui Vitória que tenha sido aposta sem ser por lesões ou falta de escolha devido ao pouco rendimento? Porque é que em 3 anos Jimenez continua a cair nas alas quando o que é necessário é que se fixe entre os centrais? Ah está a lançar o Rubén e o Svilar, a reconstruir! Porra! É um acaso! Ou foram primeiras escolhas? Varela não resulta, lança o miudo. Lisandro, Jardel não rendem, lança Rúben. Epá.... Zero ideias de jogo. Zero! O modelo estava a assentar? No 433? Então se estava que merda de jogo foi este com o CSKA? Nada está a assentar. Apenas está a jogar o Krovinovic. O Benfica do Rui Vitória sempre viveu de individualidades. Ou eles carburam, ou a equipa não tem meios para chegar à frente com qualidade. É pontapé para a frente e ver se alguém apanha a merda da bola. É um suplício. Já o ano passado era a mesma merda. A tática assentava na pressão ao portador de bola. Porque é que isso não existe este ano? É que se é modelo táctico devias ter. Mas eu explico porque não têm: NÃO TEMOS O GUEDES. Agora vão dizer que o Jimenez ou o Sferovic não podiam fazer essa pressão? Tenham juizo. Aprendam a ver bola. Como o professor diz há vida além do Benfica e se gostam do Benfica como eu, aprendam a ver futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Qual é o jogador lançado por Rui Vitória que tenha sido aposta sem ser por lesões ou falta de escolha devido ao pouco rendimento?"

      Essa está boa. Apostar num jogador é tirar outro que está bem fisicamente e a render.

      Eliminar
    2. Exacto! Isso é o que quer dizer apostar. Quando há escolhas e disponibilidade de todos a escolha num que se distingue por ser melhor que os outros.

      Mas se de tudo o que escrevi pegas nisso, é porque não tens muito para dizer. O Benfica não é isto. Não é “às vezes o mais importante não são os treinos”.

      Eliminar
    3. Mas o que é que isso interessa? Apostar, trocar, escolher quem está melhor.
      É tudo a mesma coisa!

      Só um idiota, ignorante e desonesto intelectualmente pode vir com esse tipo de teoria ou argumentação já que não toma em consideração as condições físicas e psíquicas de cada jogador em cada momento e apenas o faz com a intenção desonesta de dizer mal e de ter argumentos para deitar abaixo quem anda a fazer o seu trabalho honestamente.

      Eliminar
  9. Acho que nenhum benfiquista está satisfeito com o rendimento da equipa. O problema é que o futebol tem coisas que às vezes são difíceis de explicar. Podemos querer já a saída do Rui Vitória, assim como em Mónaco também já devem ter perdido a paciência com o Leonardo Jardim. Eles não ganharam nenhum jogo ainda! Será que o Jardim já não presta? Saíram alguns craques mas entraram outros muito bons como Tielemans, Jovetic, Keita Baldé, etc. Agora, quando se diz que o Rui Vitória não sabe desenvolver jogadores, eu só dou o exemplo do Renato Sanches. Acho que ninguém duvida que ele brilhou foi nas mãos do Rui Vitória. Então quer dizer que o grande Ancelotti não entende nada de futebol? Sim porque foi com Ancelotti que Renato Sanches passou de Golden Boy a flop. Imaginem! Chamar o motor do nosso meio-campo no 35 de flop! Isso era para encerrar já hoje a carreira do Ancelotti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é não falar no Zidane e no Ronaldo, um verdadeiro flop que não consegue marcar um golo! Com tão bons jogadores e já estão a 10 pontos do Barça.
      E o Florentino? Um incompetente que se não tivesse dinheiro não conseguia ganhar nada!

      Eliminar
    2. Motor do nosso meio campo? O Renato Sanches? O jogador com maior percentagem de passes falhados da história do Benfica? Era motor porquê? Porque ia a correr com a bola da defesa aos encontrões aos adversários até a perder? E claro que não calçou no Bayern e o que calçou foi sofrível. Da mesma forma que agora no Swansea pouco ou nada joga... Infelizmente pra ele, foi prematuramente vendido. Não amadureceu o suficiente pra dar o salto, ainda mais para um clube como o Bayern. Mas o futebol é um negócio. Excelente negócio para o Benfica, péssimo para o Renato. E sim, quer se queira que não, é um flop.

      Eliminar
  10. A cambada dos carneiros e dos sapos legionarios esta cada vez mais infiltrada neste blog

    ResponderEliminar