quarta-feira, 22 de março de 2017

A partir da Madalena poderão sempre chamar o 102.

Um árbitro tem a legitimidade para ir ver um jogo de futebol. Mas é normal que o faça na bancada VIP de um clube que apita durante a época?


Um árbitro pode falar com os jogadores. Mas é normal no intervalo de um jogo ter esta intimidade com um jogador e nos primeiros 10 minutos da segunda parte mostrar 4 cartões a jogadores adversários sem justificação?


Cada jogo é um jogo. Mas é normal um árbitro em jogos de Benfica e Porto contra a mesma equipa (V. Setúbal), que fez o mesmo anti-jogo nos 2 jogos, dar 5 minutos de compensação no jogo do Benfica e 12 no jogo do Porto?

E é admissível um árbitro ao apitar para o final do jogo demonstrar desilusão pelo resultado?


Manuel Oliveira é um dos casos mais paradigmáticos do que é o futebol port(o)guês. É evidente a sua parcialidade mas todos fazem de conta que não reparam. Muita gente diz que o apito dourado voltou. Mas eu pergunto. Alguma vez desapareceu? Apenas tivemos umas "tréguas" com a saída  de alguns pontas-de-lança que ainda não tinham substitutos para eles. Convenhamos também que chegar ao nível de Benquerença, Proença ou Marco Ferreira não é fácil.

Por exemplo na época passada o plantel foi tão curto que usaram e abusaram de Jorge Sousa ao ponto de a meio da época este ter de arranjar uma lesão para não ter os jogos suficientes para ser classificado. A essa altura já tinha "cadastro" no Benfica vs Sporting da Supertaça, no Sporting vs Benfica da Taça de Portugal e nos jogos do campeonato Nacional vs Porto e Sporting vs Braga. Não fosse a "lesão" e tinha seguido o mesmo caminho de Marco Ferreira.

Mas na época passada e esta época deram-se a conhecer novos valores e digo-vos, o futuro vai ser muito triste. Tiago Martins, Luís Ferreira, Fábio Verissimo, João Pinheiro e Manuel Oliveira são do pior a que já assisti. A protecção da comunicação social a estes rapazitos já é evidente e o seu silêncio a cada roubo que protagonizam a prejudicar o Benfica e a favorecer Porto e Sporting é a confirmação de que vamos levar com eles muitas vezes.

Arbitragens, nomeações descaradas, conselho de disciplina já sem vergonha, comunicação social a atingir níveis de desonestidade estratosféricos, Sportv cada vez mais parcial nas repetições de lances e... vamos ver os observadores de árbitros. Ainda são dos poucos em que acredito. Mas se no final da época, pelo menos Luís Ferreira se mantiver na primeira categoria então vamos voltar a penar durante muito tempo. Não existe forma de sobreviver ao que está a acontecer actualmente no futebol português.

Sem comentários:

Enviar um comentário