sábado, 19 de dezembro de 2015

Querem mesmo fazer comparações com a época passada?

Tudo tem saudades de tempos passados. Este é uma caricatura do Benfica BI Campeão diz meio mundo na televisão, redes sociais e blogosfera. Tem-se ouvido de tudo nestes dias. Uma é a de que o Benfica tem apenas 60% de vitórias. É verdade. Tem neste momento 22 jogos, 13 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, marcou 44 golos e sofreu 21. Mas e o Benfica da época passada? Esse tinha 23 jogos, 14 vitórias, 4 empates (sendo que um foi a Supertaça) e 5 derrotas, marcou 40 golos e sofreu 18. Curiosamente mais ou menos os mesmos 60% de vitórias desta época.

Este ano estamos em 3º lugar a 7 pontos do primeiro mas a essa parte eu já volto. Saímos da Taça de Portugal em Alvalade com uma arbitragem das mais asquerosas a que assisti (e onde se juntaram 2 fatores históricos importantes. apenas 2 vitórias em Alvalade para a Taça e quase sempre eliminação da Taça quando Jorge Sousa apita o Benfica nesta competição). Na Liga dos Campeões passamos a fase de grupos e na Supertaça perdemos contra o Sporting. Na época passada vencemos a Supertaça ao Rio Ave apenas na marcação de penalties. Estávamos em primeiro no campeonato. Tinhamos sido eliminados da Taça de Portugal em casa pelo Braga. E fomos eliminados das provas europeias apenas com 5 pontos.

Na época passada por esta altura o melhor 11 e mais utilizado era constituido por Julio César, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Gaitan, Enzo Perez, Salvio, Lima e Jonas. Esta época como melhor 11 temos Júlio César, Nelson Semedo, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Gaitan, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Jonas e Mitroglou.

Na época passada não tínhamos tido muitas lesões. Apenas Ruben Amorim e esporadicamente um ou outro jogador de fora. Esta época já perdemos Nelson Semedo e Luisão por vários meses e Fejsa na maior parte do tempo tem estado lesionado. Sem contar que Jonas está com um problema fisico e Gaitan também não jogou nos últimos jogos. Também Renato Sanches começou na equipa B e apenas nos últimos tempos começou a ser chamado.

Mesmo tendo em conta estas diferenças a equipa sem fio de jogo e aborrecida desta época, com menos um jogo, tem mais golos marcados que o rolo compressor da época passada (que tinha apenas aquele trio de argentinos no meio campo). Em termos defensivos tem mais 3 golos sofridos que a defesa de betão da época passada.

Na época passada em termos de jogos de elevada dificuldade (Liga dos Campeões, Porto, Sporting e Braga) tínhamos uma vitória no Dragão, empate com Sporting e duas derrotas com o Braga. Na Liga dos Campeões apenas uma vitória em casa com o Mónaco. Nesta época uma vitória em Madrid e duas em casa contra Astana e Galatasaray e uma vitória em Braga. O mais negativo foram claramente as 3 derrotas contra o Sporting e o jogo no Dragão

Na época passada Jesus preparou a época com vários meses de antecedência e com um núcleo duro muito forte. Nesta época Rui Vitória foi para onde o mandaram e nem tempo teve para conseguir avaliar todos os jogadores que o Benfica tem à sua disposição. Para além disso teve de apostar em jovens e em 5 meses conseguiu criar 3 soluções bastante válidas para o plantel. Os chamados Maneis mas que neste caso não custaram de 5 milhões para cima.

Na época passada e tirando os jogos com o Benfica o Sporting tinha 5 empates e uma derrota (com o Guimarães de Rui Vitória) e o Porto tinha 4 empates. Esta época o Sporting tem 2 empates e o Porto 3 empates.

Em termos de campeonato alguma da diferença de pontos explica-se pelos adversários estarem mais fortes mas não é a única razão. Tem existido uma verdadeira tentativa de afastar de vez o Benfica da luta pelo titulo. Diria que o mais rápido possível dado os incontáveis jogos em que o Benfica já foi prejudicado e Porto e Sporting beneficiados. Mas mais do que os penalties ficam os 4 jogos realizados contra Porto e Sporting. Em todos eles sem excepção os jogadores do Benfica foram verdadeiros sacos de porrada. Tudo valeu numa dualidade de critérios gritante e vergonhosa.

Depois existe o potenciamento da comunicação social de todos os desaires do Benfica e a desvalorização das vitórias. Fala-se vezes sem conta das 4 derrotas com os dois rivais. No caso do Sporting está lá apenas o treinador que esteve no Benfica 6 anos e que trabalhou com muitos dos jogadores durante 4/5 anos. Conhece-os melhor do que ninguém. Ainda assim no jogo da Taça de Portugal Rui Vitória conseguiu surpreender mas Jorge Sousa tratou de equilibrar as coisas. Em relação ao Porto perdemos perto dos 90 minutos num campo onde infelizmente perdemos mais de 80% das vezes nos últimos anos. Jesus por exemplo apenas lá venceu para o campeonato na sua sexta época.

Esta semana falou-se do jogo do Benfica na Madeira como se fosse o pior jogo de todos os tempos. Tondela 1-2 Sporting, Tondela 0-1 Porto, Boavista 0-0 Sporting, Porto 0-0 Braga. Arouca 0-1 Sporting, Sporting 1-0 Belenenses, Nacional 1-2 Porto. Todos estes jogos, apenas para citar alguns, passaram ao lado desta escória. Tudo jogos bem jogados. O Benfica com o União da Madeira num campo miserável onde cada bola saltava em 3 ou 4 buracos antes de chegar a um jogador, contra uma equipa que teve a sua linha de médios à entrada de área, criou mais oportunidades do que o Sporting em 50% dos seus jogos neste campeonato. No entanto nós é que não jogamos nada. Parece que nos faltou um Jorge Sousa, um Xistra, um Cosme Machado (igual aquele que se viu na visita do Sporting a Arouca), um Nuno Almeida, um Hugo Miguel ou até mesmo um Tonel.

Em termos da desvalorização temos por exemplo a vitória do Benfica em Madrid contra o actual primeiro classificado da Liga Espanhola, jogando com 2 miudos que naquela altura tinham meia duzia de jogos na equipa A. Mais uma vez a equipa que não joga nada marcou 3 golos em 2 jogos ao Atlético. Na Liga Espanhola o Atlético tem 7 golos sofridos em 15 jogos.

Com o Braga foi outro momento de desvalorização deste Benfica. Num autentico banho táctico de Rui Vitória a Paulo Fonseca apenas sobraram os 2 golos madrugadores e "sorte do Benfica" como explicação para a vitória no campo da "equipa que melhor futebol pratica em Portugal". Já o Sporting, a equipa mais coesa, sofreu 4 golos em Braga. Logo a seguir ao jogo foi dado o mote. Nenhuma equipa devia ter sido eliminada. Num jogo em que uma equipa foi eliminada conseguiu-se bajular as 2 equipas. Já na semana anterior existiu o Setubal 2-4 Benfica ou Académica 4-3 Belenenses. Alguém ouviu falar da qualidade desses jogos?

Para terminar relembrar outros factos. Em 2009/2010 com Quim, Maxi, David Luis, Luisão, Fábio Coentrão, Javi, Di Maria, Aimar, Ramires, Saviola e Cardozo tinhamos apenas mais 2 pontos do que neste momento. E já tinhamos salvo jogos no ultimo minuto contra Maritimo, Guimarães (jogando 30 minutos contra 9), Naval e Olhanense.

Agora pensem um pouco e digam se é justa esta perseguição a este treinador e a esta equipa. Que amanhã iniciem mais uma série de vitórias. Ganhar cada jogo tem de ser o pensamento dos jogadores. E podem ter a certeza que os nossos adversários só não perderão muitos pontos se os continuarem a salvar como têm feito até agora.

5 comentários:

  1. OS NUMEROS SÃO VISTOS COMO SÃO..... MAS VEJAMOS A COISA DE OUTRA MANEIRA.....

    RESULTADOS À 13 JORNADA 2015/2016 e 2014/2015:
    TOTAL
    2015/2016:
    9 Vitórias ; 1 Empate ; 3 derrota ( 69.2% de vitórias )
    2014/2015
    11 Vitorias; 1 Empate; 1 derrota ( 91,66% de vitórias)
    _________________________________________________________
    CASA
    2015/2016
    6 vitorias; 1 derrota ( 85.71% de vitórias )
    2014/2015
    5 Vitorias; 1 Empate ( 83.33% de vitórias )
    _________________________________________________________
    FORA:
    2015/2016
    3 vitorias; 1 Empate; 2 derrota ( 50% de vitórias )
    2014/2015
    6 Vitórias; 1 derrota ( 85.71% de vitórias )
    Nota : No ano passado, as únicas percas de pontos até à 13 jornada foram contra o Scp em casa (1-1) e Braga fora (1-2), jogos estes que tiveram a arbitragem de Marco Ferreira e Pedro Proença ( escusado será dizer o que se passou ).
    Reparem nos jogos fora e a quebra de vitórias.
    GOLOS À 13 JORNADA 2015/2016 e 2014/2015:
    TOTAL:
    2015/2016
    31 marcados ( média/jogo2.4 ); 09 Sofridos ( média/jogo 0.7 )
    2014/2015
    30 marcados ( média/jogo2.3 ) 07 Sofridos ( média/jogo 0.5 )
    _________________________________________________________
    CASA:
    2015/2016
    21 marcados; 3 sofridos
    2014/2015
    14 marcados; 2 sofridos
    (-1jogo em casa)
    __________________________________________________________
    FORA:
    2015/2016
    10 marcados; 6 sofridos
    2014/2015
    16 marcados; 5 sofridos
    (+ 1jogo fora )
    Nota : Comparando as médias de golos marcados e sofridos, pouco há a dizer à excepção de as médias inverterem ligeiramente
    OUTROS DADOS À 13ª JORNADA:
    O estádio da luz é para ambos os anos um elemento importante para as vitórias, se bem que em sentido contrário, entre os jogos fora do ano passado para este ano houve uma diferença de 35.71% de não vitórias e aqui está um dos grandes problemas do actual Benfica;
    O Benfica perde em média 0.85 pontos por cada jogo;
    O Benfica em cada 3 jogos, um deles não marca e não ganha, ao contrário da época passada que marcou em todos os jogos. ( não confundir com a média );
    Com praticamente os mesmos golos marcados e sofridos de ambas as épocas, há uma diferença pontual actual de -6pontos em relação ao ano passado;
    O Benfica esta época só consegui marcar o primeiro golo fora à 9 jornada, sendo que 80% golos marcados fora, foram em 2 jogos (contra o ultimo classificado e em casa emprestada, no ano de estreia na primeira liga e na ultima jornada);
    O Benfica nos jogos em que perdeu pontos não marcou golos;
    O Benfica só ganhou um jogo pela margem mínima (curiosamente em casa), os restantes, 3 vitórias por margem de 2 golos, 5 vitórias por margem superior a 3 golos, incluindo neste a maior goleada do campeonato (6-0);
    O Benfica só sofreu golos em 2 vitórias;
    A CONCLUSÃO fica para o leitor…. de todo modo o comparativo não é para realçar o trabalho de jj ou menosprezar o trabalho de Rui Vitória, mas sim para que se veja onde o Benfica está a falhar e reflectir um pouco nesta numerologia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os teus números são engraçados, mete aí os números das arbitragens.

      nelo

      Eliminar
    2. Os meus numeros apenas pretendem demonstrar que as diferenças entre a época passada e esta época não são assim tão grandes. Melhor na Champions do que na época passada. Pior no campeonato. Taça de Portugal na mesma se bem que é diferente sair da Taça em Alvalade do que sair em casa a jogar com o Braga e na Supertaça derrota este ano contra o Sporting e vitória o ano passado nos penalties contra o Rio Ave.

      Mas se quiseres mesmo falar de arbitragens então podes falar de muitas coisas este ano. Mesmo muitas coisas. Ainda não chegamos a meio do campeonato e este ano já está lado a lado com alguns dos piores anos que vi em termos de arbitragens.

      E aproveitando este facto o primeiro golo que marcamos fora de casa foi à 2ª Jornada. Foi é mal anulado.

      Quanto ao que o Benfica tem de fazer internamente é melhorar. Eu sinto que isso está a acontecer. E está a acontecer com muitas baixas na equipa.

      Eliminar
  2. No ano passado tinhamos treinador, este ano Não!
    Por isso no ano passado, recuperámos e fomos Campeões. Este ano vamos ver se nos conseguimos apurar para a liga europa...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar