sábado, 9 de agosto de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte VIII

Algo de extra ordinário aconteceu nesta pré-época. Este ano a comunicação social portuguesa trocou o habitual prémio de campeão de pré-época pelo ano de marretas da pré-época. E obviamente o prémio foi atribuido ao Benfica ainda antes dos jogadores se apresentarem no Seixal. É algo de tão evidente que parece que o futebol português gira em torno do Benfica (e gira mesmo).

O Benfica continua a acumular erros segundo comentadores, antigos treinadores, antigos dirigentes, blogueiros, blogueiros portistas (bastante populares por estes dias entre uma parte de benfiquistas) e até carraças. Tudo parece chegar a um consenso. O Benfica vai acabar. Se já pensava que íamos descer de divisão agora vou mais além. O Benfica nem sequer vai conseguir participar neste campeonato.

Desde que o Benfica começou a vencer mais vezes que se começou a falar na falta de aposta em jogadores portugueses. Mas nas últimas horas esta conversa atingiu níveis orgásmicos em tudo o que é local com o... empréstimo de alguns jovens da formação benfiquista. Houve tempos em que emprestar jogadores jovens era considerado normal. Hoje em dia não é assim. Emprestar é um escândalo. Quanto ao resto Jesus não aposta nos jovens. Assim de cabeça lembro-me apenas de André Almeida ter jogado vários clássicos e dérbis, meia-duzia de jogos na champions, mais de uma dezena na Liga Europa e até mesmo 2 finais europeias. Lembro-me de André Gomes ser titular em Alvalade, em Camp Nou, em pelo menos 3 clássicos contra o Porto, em 2 meias-finais europeias e numa final europeia entre outros jogos. Lembro-me de Ivan Cavaleiro jogar contra Sporting, Porto, na Liga dos Campeões e na Liga Europa (meias-finais e final). Lembro-me de Nelson Oliveira ter jogado em oitavos e quartos de final da Liga dos Campeões. Roderick também fez uns jogos mas foi de tal maneira mal tratado que ainda hoje me custa acreditar que é da nossa formação. Mas porquê falar nos que têm oportunidades ao mais alto nível quando se pode falar nos que saem?

Já o Sporting é o campeão da formação. Saídas de jogadores como Bruma, Illori e agora Dier mostram que ali se aposta forte na formação. Nem mesmo o facto de um ter saído à força e outro ter afirmado ser mal tratado belisca esta teoria. Juntando a isto a compra de egipcios, indianos, japoneses, argentinos, colombianos, escoceses, eslovenos ou algerianos mostra que se pretende dar uma base forte para os miudos crescerem. Mas porquê falar nos que saíram e nos estrangeiros quando se pode falar nos jovens da academia? Falemos então de jogadores como Adrien, André Martins, Cédric, William Carvalho ou Rui Patricio (quase todos acima dos 23). Só não convém é dizer que por exemplo André Almeida tem mais minutos na Liga dos Campeões que estes todos juntos.

Já o Porto também aposta forte na formação... de jogadores espanhóis. Neste caso não vale a pena falar muito. Ficamos apenas pela lembrança da aposta nesta pré-época do próximo prodigio português, Ruben Neves.

1 comentário:

  1. Como se ganhou tudo o ano passado eles têm de arranjar alguma coisa com que implicar... e este ano ainda não conseguiram implicar com a pedra do sapato preferida: o Jesus. Esta ano tal com foi o Cardozo no ano passado o Jesus só serve de arma de arremesso contra LFV...

    Eles vão continuar com os espasmos orgasmicos sempre que se lembrarem de mais uma treta para criticarem, mas assim que acabar a silly season muitos ou entram em depressão ou passam a ser tontos por não saberem que a época dos mesmos terminou.

    ResponderEliminar