quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte III

No terceiro capitulo de desabafos sobre a perda do bicampeonato, vou falar sobre o assunto mais evidente e melindroso para todos os benfiquistas, ou seja, as vendas.

Nesta pré-época até ao momento o Benfica já perdeu 4/5 jogadores do 11 ideal da época passada (ainda não se sabe ao certo como vai ficar a situação de Rodrigo). Um grande rombo nas aspirações dos Benfiquistas que não acreditam que após esta debandada seja possível sequer chegar à Europa.

A história corrobora estas expectativas. Para encontrar uma equipa que conseguiu ser campeã depois de apresentar 5 jogadores diferentes entre o 11 ideal da época em que foi campeão e da época imediatamente anterior é preciso recuar à longínqua época de 2013/2014. Essa equipa era o Benfica, treinado por Jorge Jesus. Vejamos então o que aconteceu nessa altura.

No final de 2012/2013 o Benfica tinha perdido o campeonato apesar de ter feito o maior número de pontos da sua história desde que o campeonato tinha passado a 16 equipas (77 pontos), e tinha perdido nas finais da Taça de Portugal e Liga Europa nos últimos minutos. A equipa ideal dessa época era constituida por Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Melgarejo, Matic, Enzo Perez, Salvio, Gaitan, Lima e Cardozo, sendo que Ola Jonh era o 12º jogador que fazia por vezes a equipa mudar de sistema de jogo para 4-2-3-1.

No final de 2013/2014 a equipa ideal do Benfica campeão nacional, vencedor das taças internas e finalista da Liga Europa passou a ser Oblak, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira, Fejsa, Enzo Perez, Markovic, Gaitan, Rodrigo e Lima. Existiu portanto uma mudança de 5 jogadores entre os dois onzes ideiais.

Obviamente a história não se irá repetir pois o treinador hoje em dia é Jorge Jesus. Como já se viu um treinador muito inferior aos dos adversários directos e que não terá qualquer capacidade de reconstruir uma equipa que perdeu tantos jogadores insubstituíveis.

Assim, nesta altura, restam-nos alguns insubstituíveis de à 2 épocas atrás para colmatar a saída dos insubstituíveis desta época que passou.

2 comentários:

  1. Só queria dizer que aprecio a tua posição sobre este assunto. Apesar de a tua posição ser completamente oposta à minha, devo dizer que este post é o primeiro comentário nesta direcção que eu vejo que pelo menos faz sentido. Continuo nervoso, mas menos. Dá-lhe aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que todos os benfiquistas estão nervosos. Até ao dia 31 de Agosto vai ser assim. Esta série de posts surgiu apenas por ler bastantes comentários de que o campeonato já estava perdido. O que eu quero demonstrar com isto é que em vários aspectos muito importantes partimos na frente para a próxima temporada. Manutenção de treinador, de uma espinha dorsal que já dura à vários anos e que tem muita experiência do nosso futebol (Luisão, Maxi Pereira, Cardozo e noutra linha Artur, Salvio, Enzo Perez, Gaitan, Jardel, Lima ou Ruben Amorim) e também jovens que já cá estavam ou que chegaram agora que podem perfeitamente ser os novos Markovics, Siqueiras, Rodrigos, etc. Obviamente sei que tantas saídas nunca são boas e que se não acontecessem seria muito mais fácil sermos campeões. Mas não são assim tão catastróficas quando maior parte dos substitutos já estão entre nós.

      Depois acima de tudo confio na capacidade de Jorge Jesus. Em 5 anos em que treinou o Benfica tivemos sempre grande futebol e em apenas um ano não lutamos pelo titulo até final. Portanto acredito que este ano não fugirá à regra :)

      Eliminar