quarta-feira, 16 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte II

Hoje vou falar sobre os treinadores dos 3 grandes.

O Sporting não quis Leonardo Jardim e contratou um treinador com bastantes provas dadas chamado Marco Silva. No seu vasto currículo constam uma estupenda súbida de divisão e duas brilhantes idas à Europa. Na única participação europeia almejou um fantástico 4º lugar na fase de grupos da Liga Europa, apenas ultrapassado por Friburgo, Slovan Liberec e Sevilha. Ponto alto da competição foram os sensacionais 3 empates conseguidos e o grande futebol praticado.

O FC Porto, futuro campeão, mudou também de treinador. Contratou Lopetegui, já uma certeza a nível mundial e com uma experiência em clubes séniores invejável. Segundo a wikipédia começou a carreira de treinador no Rayo Vallecano sendo injustamente despedido à décima jornada. Mais tarde, e após brilhantes desempenhos como comentador no programa laSexta, veio a treinar o Real Madrid... de Castilla na terceira divisão espanhola. Após este inicio deslumbrante chegou às selecções jovens espanholas onde atingiu o nível supremo com a conquista de um europeu de sub19 e outro de sub21.

Quanto ao Benfica manteve o seu treinador. Jorge Jesus no seu podre peculio como treinador do clube em 5 anos apenas arrecadou 2 títulos de campeão nacional, 1 taça de Portugal e 4 taças da Liga. As participações europeias foram sofríveis baqueando nos quartos, meias e final (2 vezes) da Liga Europa e nos quartos de final da Liga dos Campeões. Em termos de jogadores apenas conseguiu lançar para a ribalta nomes como Di Maria, Ramires, David Luiz, Fábio Coentrão (todos já campeões europeus, Di Maria e Coentrão também campeões espanhois), Javi Garcia (campeão inglês), Garay, Enzo Pérez (vice-campeões mundiais a par de Di Maria), Witsel, Matic, Markovic, Rodrigo, Gaitan ou Salvio.

Olhando aos perfis e às circunstâncias em que cada treinador começa a época é facilmente perceptivel que o Benfica parte em grande desvantagem em relação aos seus mais directos competidores. Como todos sabem a manutenção de um treinador é bastante nociva e sendo esse treinador Jorge Jesus, homem arrogante que não percebo nada de bola, ainda pior se torna.

3 comentários:

  1. aliás todo o plantel anda a querer fazer a folha ao Jesus! é só ver os jogadores que saíram do clube e fartaram-se de dizer mal do treinador LOL

    o Oblak e o Markovic com medo do Jesus já fugiram pq tinham medo de ser comidos ao pequeno almoço :D

    estamos perdidos... agora só mesmo com o Vitó das arábias é que nos safemos... e n deve faltar muito para os jornalistas muito ciosos dos altos interesses do Benfica proporem isso... ou então o outro Bruno Carvalho que queria meter no clube o grande hiper treinador que desapareceu do mapa e ninguém mais ouviu falar... eu nem me lembro do nome.. ou nem quero ;)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. ;) Tento demonstrar desta maneira que se calhar não somos Nós que devemos estar tão preocupados. E acima de tudo tento demonstrar com factos.

      Como já vi lá no Benfiliado eles aproveitam agora e talvez os primeiros jogos onde normalmente não se joga tão bem para poderem falar. É que depois quando a coisa começa a correr bem ao Benfica eles ficam logo todos ocupados.

      Eliminar