sábado, 15 de março de 2014

Jesus hoje como à 2 mil anos atrás.

Jorge Jesus desde à muito tempo que se tornou um alvo de chacota nacional. São videos no youtube, posts no facebook e programas desportivos com espaços semanais dedicados ao gozo e achincalho deste grande treinador.

Qual é então o problema de Jorge Jesus? O problema é que é um grande treinador. Incomensuravelmente melhor que a pandilha de treinadores que são colocados nos píncaros pela comunicação social portuguesa nos últimos anos (Jesualdo, Domingos, Leonardo Jardim, Villas Boas, Vitor Pereira, Paulo Fonceca e por aí fora) e pela forma como subiu na carreira sem padrinhos e com muito trabalho indo em sentido inverso ao do funcionamento básico do futebol em Portugal. Se juntar-mos a isto o facto de ser treinador do Benfica torna-se então o alvo a abater.

O país já parou para crucificar Jorge Jesus no incidente em Guimarães onde Jesus defendeu um dos NOSSOS. Tornou-se um tal assunto de estado que Jesus no espaço de um mês já estava a ser ouvido nos tribunais enquanto outros casos como as agressões dos jogadores do Porto no túnel da Luz levaram 3 anos a ser resolvidos. O país parece querer parar novamente por Jorge Jesus mostrar 3 dedos a um treinador inglês e por ter afastado Shéu e Rui Costa quando Jesus estava calmo e quem estava alterado era o treinador adversário (sobre este assunto falo mais à frente). Mas o país não parou quando um fedelho com a camisola da selecção "nacional", sem o mínimo de qualidades futebolísticas ou humanas para tal, fez ISTO. Nem sequer ninguém da selecção "nacional" deu relevo ao caso nem a comunicação social mostrou alguma indignação pelo gesto. Fosse um jogador do Benfica e o mundo desabava. Não se ouviria falar da troika durante uma semana, e pedia-se ao selecionador nacional, ao presidente da federação, ao primeiro ministro, ao presidente da republica, ao duque de Bragança e quem sabe à UEFA e à FIFA o afastamento imediato desse jogador não só da selecção mas também do futebol. Para além deste caso ainda existe outro treinador português, o happy one, que não só ninguém mostra qualquer repugnância pelos seus gestos lá fora, digamos simpaticamente que com pouca classe, como ainda por cima é aplaudido cada vez que os faz.

Relativamente ao que se passou em Inglarerra não gostei tanto da atitude dos 3 dedos levantados como da forma que Jesus afastou Raúl José, Rui Costa e Shéu, apesar de eu achar que os 3 ao irem ter com Jesus só estavam a dar mais importância a um caso que iria ficar por ali. Agora uma coisa é chamar à atenção e outra é crucificar e fazer deste episódio um crime que não pode passar sem punição.

Não gostando da atitude de Jesus também é importante perceber porque é que Jorge Jesus perde o controlo emocional em várias alturas. E a essa pergunta eu vou dar a minha opinião. Jesus perde o controlo emocional porque está constantemente a ser enxovalhado e humilhado não só pela comunicação social como por muitos benfiquistas que ainda não perceberam a importância que Jesus teve e tem no Benfica. Jesus perdeu 2 títulos nos últimos 2 anos por causa das arbitragens e ninguém o defendeu. Todas as culpas desse insucesso foram atiradas para cima dele. Jesus já foi inclusivamente criticado por dar importância demais às competições europeias quando essas campanhas têm dado ao Benfica uma imagem de respeito internacional que à muitos anos não tínhamos. Jesus já defendeu adeptos atacados pela policia ou jogadores que estavam prontos a ser queimados pelos próprios adeptos (Maxi Pereira e Luisão). Jesus é o único que no final dos jogos tem falado dos erros grosseiros de árbitragem. Jesus faz isto tudo sozinho. Jesus tem carregado nos últimos 4 anos o peso inteiro de um clube com a dimensão do Benfica nos seus ombros. Jesus defende o Benfica como poucos o fizeram e o que tem recebido em troca são Pedros Ribeiros a humilharem-no todas as semanas com graçolas sobre o discurso e até sobre as raízes do mesmo. Pedros Ribeiros que entre outras coisas até já foram convidados para participarem num jogo de beneficiência ao lado de grandes nomes do Benfica e do futebol internacional. Esses mesmos que dão em troca ao Benfica e ao seu treinador espetáculos semanais degradantes de piadinhas de mau gosto e gozo de tudo o que Jesus diga ou faça. É por tudo isto que aos Pedros Ribeiros, às histéricas da internet e à comunicação social eu digo a alto e bom som.

VÃO TODOS PRO CARALHO.

Quanto ao facto de dizerem que os jogadores não gostam de Jesus vou deixar que os actuais e antigos jogadores falem sobre esse assunto.




"Jorge Jesus acreditou na minha qualidade." - Matic

Javi Garcia agradece a Jorge Jesus.

"Jorge Jesus fez-me um homem." - Fábio Coentrão

Witsel defende continuidade de Jesus no Benfica.

David Luiz e Ramires apoiam o brilhante Jorge Jesus.

P.S. - Espero que o Jorge Jesus mantenha a calma que tem tido até este momento. Que se concentre apenas no seu trabalho e não ligue aos ataques que lhe são e serão dirigidos nas próximas semanas. Que mantenha a humildade que tem tido em todas as conferências de imprensa como foi o caso da de hoje. Precisamos de um Jesus concentrado apenas no essencial para tornar esta época num ano épico. Que Jesus e os jogadores o façam por eles depois de tudo o que aconteceu no passado. Que mostrem o dedo do meio todas as semanas dentro de campo com a raça, o querer, a ambição e união que têm demonstrado em todos os jogos.

P.P.S. - Para o Pedro Ribeiro tenho a dizer que é deveras engraçado vê-lo indignado com os empurrões de Jesus. Deveria preocupar-se mais com a sua vida e com os seus actos. É que ao pé de si Jesus é um menino de coro.

2 comentários:

  1. Completamente de acordo.

    PS: Ainda hoje acho que o Trappatoni não ficou porque não esteve para aturar a ingratidão que foi sobejamente demonstrada num ano que devia ser de festa mas que foi igual a tantos outros.

    ResponderEliminar
  2. Ovação de pé!

    Nada a acrescentar.

    ResponderEliminar