sábado, 5 de janeiro de 2013

O projecto Duarte Gomes e a velha máxima do dividir para reinar

Duarte Gomes.

Este é o mais recente árbitro a afirmar-se benfiquista. Começa a tornar-se um clássico no futebol português tal acontecer. Proença, por exemplo, em cada entrevista que dá faz questão de o frisar e nos jogos em que os candidatos ao titulo participam faz questão de demonstrar a sua isenção prejudicando o Benfica e beneficiando o Porto mesmo quando alguns muitos dos lances polémicos não oferecem qualquer dúvida. 

Depois de Proença é Duarte Gomes a gritar ao mundo, numa sala cheia e com a presença da imprensa, de que é benfiquista. Frisando naturalmente que se deve ser isento em qualquer. À moda de Proença claro. Vamos então a alguns factos sobre Duarte Gomes que demonstram claramente que este é um dos árbitros do sistema e que o seu futuro passará por receber beijinhos e abraços depois de oferecer algum titulo ao Porto.

  • Fez e faz parte da equipa de Pedro Proença como árbitro de baliza juntamente com Jorge Sousa e os assistentes Bertino Miranda e o distraído Ricardo Santos. Que luxo de equipa dirão os amantes da corrupção.




  • As estatísticas em termos de vitórias, empates e derrotas de Benfica e Porto são reveladoras. Pensavam que não existia ninguém melhor do que Proença nesse aspecto? Enganaram-se. Aqui ficam esses dados.
Todos os jogos oficiais do Benfica arbitrados por Duarte Gomes.

Todos os jogos oficiais do Porto arbitrados por Duarte Gomes


Com Duarte Gomes o FC Porto ainda não sabe o que é perder em 22 jogos. Nem mesmo com jogos em Alvalade, Luz, Braga, Guimarães, Madeira ou Bessa o FC Porto teve problemas com este árbitro.

Quanto ao Benfica uma média de vitórias de apenas 65% e apenas aumentada nos últimos anos em que o Benfica se está a tornar demasiado forte para estes senhores.

Mas nem só de senhores do apito vive o futebol português. Até porque sozinhos não faziam o que lhes é permitido fazer.

É por isso mesmo que este ressurgimento de alguns habitués da blogosfera benfiquista não é estranho. Mesmo tendo dado a época como perdida antes dela começar e de terem gasto bastantes energias na campanha eleitoral do candidato Anti Vieira, eles não desistiram. O jogo que pode definir a época aproxima-se e todos parecem querer dizer que estão presentes.

Existem algumas dificuldades nos tempos que correm para estes gurus do futebol e de gestão. As coisas não correram como as suas previsões faziam crer.

A prestação do plantel miserável construído no inicio da época não ajuda nas suas análises. Depois das eleições apenas um empate em Barcelona para a Liga dos Campeões e em Moreira de Cónegos para a Taça da Liga. De resto apenas vitórias.

A comunicação nesta época também não tem tido nada a apontar. Quando foi necessário falar da arbitragem falou-se e de uma forma que demonstra conhecimento de como as coisas são feitas nos bastidores. Foi mesmo dado a entender que todas as movimentações estão a ser observadas. O timing e conteúdo de algumas intervenções também tem sido perfeito.

A critica na não aposta na formação, outro ex libris dos senhores dos petardos, sofreu também um duro revés. André Gomes e André Almeida vão mostrando enorme qualidade enquanto na equipa B outros se vão mostrando.

Nem mesmo a falta de rotação do plantel por parte de Jesús pode ser criticada desta vez. Olhando os dois candidatos ao titulo vemos o Porto a jogar sempre com os mesmos jogadores do meio-campo para a frente. E quando isso não acontece lá surgem as dificuldades que vão sendo ultrapassadas com a ajuda dos apitos. Quanto ao Benfica já vimos mais de 20 jogadores a jogar em jogos oficiais sempre respondendo com um nível alto.

É por todas estas razões que é necessária alguma imaginação. É verdade que muito dos conteúdos que essa malta vai escrevendo já têm mais barbas que o próprio Barbas. Mas entre o esmiuçar dos erros de miúdos, alguns dos tão pedidos jogadores da formação, através de vídeos, surgiu uma verdadeira novela. A novela de um Benfiquista chamado Tiago.

Ao que parece o Tiago tão idolatrado quando criticou a actual direcção, foi comprado por Vieira. Tiago com todo o seu poder de influência entre os seus leitores de blogue poderia ameaçar seriamente a continuidade de Vieira e este, numa jogada de antecipação trouxe-o para o seu lado a troco de um tacho.

Dito assim desta forma irónica já dá para rir, mas ainda é mais hilariante a forma como a grande noticia foi obtida. Pelo menos pelo que consegui perceber, esta grande verdade surgiu através de um comentário num blogue. Comentário esse feito por um anónimo. No entanto este anónimo não é como os outros. Este anónimo transpira credibilidade e o facto de ninguém o conhecer não é impeditivo de acreditar que é um tipo sério. Ou seja, o ridículo não tem limites.

Estes senhores vão continuar por aí. Vendo coisas negativas onde elas não existem e esperando por um resultado negativo no clássico para aí sim voltarem à carga. Voltarem às convocatórias para as AG do clube onde irão lançar mais uns petardos e insultar novamente os 83% de benfiquistas que acreditam neste rumo. Quanto aos senhores do apito terão novamente "via verde" para nos roubarem porque a comunicação social só dará tempo de antena a tipos como estes.

P.S. Se o tal Tiago por acaso chegar a ler este post e se de alguma forma se sentir ofendido por eu ter "desvalorizado" a sua influência no mundo benfiquista, peço desculpa. Aproveito também para mandar um abraço depois de toda a perseguição de que foi e ainda é alvo. A forma como foi insultado no seu blogue a cada post que fez foi asquerosa. Algo parecido com os típicos costumes do sistema.

2 comentários:

  1. muito bom este post , acho que a critica é boa desde q seja seria e construtiva , mas existem relamente ai blogues e gentinha que valha me deus , com benfiquistas daqueles , o benfica esta fodido , é literalmente assim a sorte é que é só meia duzia de otarios mas la que incomodam incomodam .

    ResponderEliminar
  2. Mt bom post ,e aki me solidarizo com esse tal de Tiago,o k ele fez era o k essa minoria de aldrabões e seguidores á procura de tacho(como no tempo do preso VA tiveram).

    Abraço

    ResponderEliminar