domingo, 15 de julho de 2012

Um campeonato até à 17ª Jornada e outro a partir daí

Esta época ocorreu um fenómeno interessante. O campeonato dividiu-se em duas partes distintas. A primeira parte, a menos má, ocorreu até à 17ª Jornada. E apenas não foi tão má por estar em cima da mesa uma negociação de direitos televisivos que pode mudar o futebol português. De seguida os quadros com os penaltis e expulsões da equipa de Benfica e FC Porto:

Penaltis e cartões vermelhos assinalados a favor (fundo verde) e contra (fundo vermelho) o Benfica até à 17ª Jornada

Penaltis e cartões vermelhos assinalados a favor (fundo verde) e contra (fundo vermelho) o FC Porto até à 17ª Jornada

Como se pode verificar entre as duas equipas as contas até estavam equilibradas mas foi então que surgiu um "mayday" vindo do FC Porto a seguir à derrota de Barcelos (a partir de 1:00).



Para além disso como já referi atrás estava em jogo a negociação dos direitos televisivos do Benfica, e Luis Filipe Vieira numa entrevista dada à RTP1 afirmou que não iria ceder no valor que pretendia ficando, na minha opinião, a ideia que não iria renovar (a partir dos 21:00).



É a partir de aqui que tudo muda no campeonato:

Penaltis e cartões vermelhos assinalados a favor (fundo verde) e contra (fundo vermelho) o Benfica a partir da 17ª Jornada
Penaltis e cartões vermelhos assinalados a favor (fundo verde) e contra (fundo vermelho) o FC Porto a partir da 17ª Jornada
Mais uma curiosidade que ajuda a perceber porque é que o FC Porto foi o campeão. Quase sempre que foi necessário nos jogos mais difíceis, houve uma expulsão ou um penalti (às vezes os dois) para desbloquear esses jogos. Em termos de lances contra si raramente afectaram um jogo. As expulsões foram todas aos 90 minutos, enquanto que nos penaltis apenas 2 podiam afectar um jogo. No primeiro caso contra o Gil Vicente em casa foi marcado penalti aos 2 minutos mas ficou um vermelho por mostrar a Otamendi. Ainda assim foi assinalado um penalti 10 minutos depois a favor do FC Porto nesse jogo. No segundo caso, em Barcelos, originou a reviravolta no campeonato (e na vida de Bruno Paixão).

Quanto ao Benfica acontece exactamente o contrário. Muitos dos lances contra si aconteceram em momentos chave do campeonato, ou seja, contra os candidatos ao titulo. Em Braga um penalti contra si, com o Sporting 2 expulsões (uma em cada volta) e um penalti contra em Alvalade (neste jogo para além da dualidade de critérios ainda existiu um penalti claro sobre Gaitan por marcar). Na luz com o FC Porto uma expulsão de Emerson. Já para não falar no golo em fora-de-jogo um metro. Depois jogos como em Olhão em que foi expulso Aimar e que ficou de fora de 2 jogos importantes (Braga e Sporting).

Para finalizar apenas os totais:

Informação relativa aos lances chave (penaltis e expulsões) de Benfica e FC Porto.


4 comentários:

  1. What's the point?!?!?!?!?

    Tanta conversa serve para branquear isto...?

    A) o campeonato terminou 75-69
    B) com a vitória do SLB no jogo SLB x corruptos, apitado pelo pedro proença, teria terminado 72-72, com vantagem para o SLB.

    Este artigo fala de muitos jogos, mas na realidade, o que alterou a equipa que ficou em 1º lugar foi apenas um. Falem do Emerson, falem do JJ, falem até do Roberto, mas não se pode mudar que o único e exclusivo responsável pela atribuição deste campeonato foi o LADRÃO do pedro proença: validou um 3º golo em que foi mal auxiliada, mas já antes tinha validado 2 na sequência de uma mão do lucho e de uma falta sobre o witsel. E como se ainda não bastasse, expulsou estupidamente o Emerson quando não usou do mesmo critério mantendo o djalma em campo.
    O labrego do pseudo-treinador vitor pereira pode ter feita a sua lamuriazinha, mas o que decidiu o título foi somente o jogo de 2 de Março.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Han??? Não percebi? Com a vitória do SLB? Se havia um vencedor nesse jogo era o FCP,pois antes do 3º golo,houve uma falta mal assinalada que deu origem ao 2º golo do SLB e o famoso lance de andebol dentro da área do SLB,mas claro são como os burros...só vêm aquilo que querem ver. Quem não é benfiquista,já percebeu que o Benfica é como o resto do país,a culpa nunca é vossa,é sempre dos outros. É por isso que andamos a pagar os "vícios e os compadrios" dos corruptos da capital.

      Eliminar
    2. O único burro aqui és tu... Que não queres ver as coisas como elas são... Porque há inúmeros casos nesse jogo e tu só citas esses... Mas já que sabes tanto, gostaria que me explicasses como é que o Djalma, A.Pereira e o Maicon acabam o jogo e o Emerson não... Para não falar da falta escandalosa do Maicon sobre o Witsel que dá origem ao 2º golo... Quanto à análise perfeita!

      Eliminar
  2. os de gaia e que pagao os compadrios dos curroptos dos porcos sujos caopeoes pela proençada de este porctogal dos curroptos da invicta

    ResponderEliminar