domingo, 20 de maio de 2012

Cartões vermelhos em 2011-2012

Após mais uma época de roubos escandalosos fala-se muito dos penaltis que foram marcados e dos que ficaram por marcar. No entanto outro item crucial para se vencer ou perder um jogo são as expulsões. 

Curiosamente este item não é muito abordado na comunicação social sempre pronta a tentar passar a ideia de equidade nos erros e nos números no total de uma época.

Já que a comunicação social não faz o seu trabalho aqui ficam todos os vermelhos mostrados aos primeiros quatro classificados e seus adversários ao longo de toda época, bem como os totais de expulsões e minutos jogados com mais ou menos 1 jogador:

Benfica
Tabela com vermelhos mostrados ao Benfica e aos seus adversários ao longo da época 2011-2012
Tabela com vermelhos mostrados ao FC Porto e aos seus adversários ao longo da época 2011-2012

Tabela com vermelhos mostrados ao Braga e aos seus adversários ao longo da época 2011-2012
Tabela com vermelhos mostrados ao Sporting e aos seus adversários ao longo da época 2011-2012
Tabela com os totais de cartões para as quatro equipas. Ordenada pela diferença entre minutos jogados com mais e menos um jogador.










Destas tabelas pode-se destacar vários aspectos.

Apesar de o Benfica ter ficado em 2º e ser reconhecida como a equipa mais ofensiva da Liga, curiosamente em 30 jogos foram mais os seus jogadores expulsos que os adversários. Algo muito dificil de explicar e que a comunicação social não dá relevância.

Outro aspecto tem a ver com a diferença de entre os minutos com mais um jogador e os minutos com menos 1 jogador ao longo da época. A aliança Porto-Braga consegue ter uma diferença muito maior do que os clubes de Lisboa. Se somarmos as diferenças entre Porto-Braga e Benfica-Sporting obtemos 322 e -20 respectivamente (Benfica com diferença de 14 minutos e Sporting de -34 minutos!!!). De tão escandalosos que são estes números é ridículo nunca se ter visto isto num jornal.

Por fim e para terminar, a falta de vergonha suprema. O FC Porto em 2700 minutos do campeonato esteve os seguintes minutos com 1 jogador a menos:

0 - ZERO

Exacto. Não esteve um único minuto em inferioridade numérica.

Este é apenas mais um indicador do estado do futebol português. Para além destes números, o facto de a comunicação social se manter calada, mostra como ela funciona neste momento e que não é ao serviço do futebol português que se encontra.

12 comentários:

  1. Já adicionei o teu blogue lá nos gloriosos. Não sei porque ainda não tinhas solicitado isso...

    Desde que o blogue seja do Benfica e que tenha reciprocidade vai para os 'Gloriosamente Obrigatórios', seja qual for o sentido editorial que tiver, no BENFILIADO não há censura

    ResponderEliminar
  2. Grande malha o vosso blog. Só agora dei com ele. Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Grande post! Muito interessante. Continuação de bom trabalho.

    Já está adicionado ao meu lote de favoritos. Adicionem também o meu http://nosqueremosobenficacampeao.blogspot.pt/ e vão lá fazer uma visita!

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  4. Divulgado no fórum, Facebook e Twitter da nossa página ;)

    ResponderEliminar
  5. Mete gelo aziado! Vocês só dão pau, parece uma equipa de futebol americano. Não entendo como o super maxi não levou um único vermelho para não falar do Javi assassino. SHAME ON YOU!

    ResponderEliminar
  6. É muito fácil de explicar estes números... os jogadores dos clubes que são expulsos são os que mais fazem birra... enquanto que os que não são expulsos sabem comportarem-se como homenzinhos

    ResponderEliminar
  7. Trabalho bem feito e eficaz.

    GRÃO VASCO

    ResponderEliminar
  8. Pluribus, mais um grande trabalho. Parabéns! Claro que isto são contas que não lhes interessa fazer... Agora há ainda um aspeto que tu não sublinhaste nos comentários, embora a forma como organizaste o quadro mostre como ele estava na tua mente: como as expulsões alteraram o curso do jogo. É que no caso do "clube do sistema", 7 das expulsões serviram de "desbloqueador de jogo", pois estava a perder ou empatado... Dessas 7, 3 foram por vermelho direto. Terão sido 3 agressões? Pois... não foram. Foram os tais lances em que os árbitros resolveram usar de um critério "apertado". Enfim, mais um atestado de isenção desta Liga 2011-12.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já meti nos quadros o resultado do jogo no momento das expulsões por isso mesmo. Só não frisei isso porque ainda devo fazer um post sobre penaltis e depois juntar os dois para demonstrar isso. É uma coisa que se nota. Sempre que estão à rasca aparece o penalti e/ou a expulsão. No caso do jogo com eles na luz ate foi expulsão e golo em fora-de-jogo de metro. Mas a seu tempo vai ser colocado aqui. Fica atento;)

      Eliminar
  9. é assim a mais de 30 anos... -.-

    nem vale apena tentar mudar as coisas pela meneira legal...

    Matem o galinacio...(pinto)

    ResponderEliminar
  10. Este quadro está bom mas para ficar ótimo devia ter o resultado final, e assim podermos ficar a saber quais os efeitos da expulsões. Bravo..e quanto ao "anjinho" que diz que no SLB só se dá pau ele deve ser bem ceguinho, pois não deve saber o que é dar pau...pergunte ao Paulinho Santos que ele explica-lhe...Continue com o bom trabalho.
    Melo

    ResponderEliminar