quarta-feira, 25 de abril de 2012

Em quantas jornadas o FC Porto defrontou a equipa que na jornada anterior defrontou o Benfica?

Após Roberto Sousa, do Marítimo, ter ficado novamente de fora do jogo com o FC Porto por castigo, devido a ter atingido o limite de cartões contra o Benfica (foi assim nas 2 voltas), fiquei com curiosidade em perceber em quantas situações o FC Porto defronta numa jornada, o adversário do Benfica na jornada anterior e vice-versa.

Sendo os jogos com os grandes o acontecimento do ano para os clubes mais pequenos, que fazem desses jogos autenticas finais, indo aos limites do esforço físico e da agressividade (tirando os 4/5 clubes que facilitam contra o FC Porto), penso ser claro para todos que a equipa que jogue contra um desses clubes após ter defrontado na jornada anterior um grande, sai sempre beneficiado.

Assim sendo aqui ficam essas ocorrências nesta década.

Em primeiro lugar o Benfica:






Desde a época 2000/2001, apenas na época 2004/2005 o Benfica teve este beneficio por 2 vezes (uma em cada volta). Em  nenhum outro ano isso aconteceu.

Agora passemos ao FC Porto:







































No caso do FC Porto ficamos com um post bem comprido. Desde 2000/2001 esta situação ocorreu com o FC Porto 35(!!!) vezes, sendo que 33(!!!!!!!!!!!) dessas ocasiões foram distribuídas em 2 das últimas 4 épocas (épocas que coincidem, já com a consolidação do Benfica consumada, após os piores anos do clube). 

Levando para o domínio das percentagens é possível verificar que no total de jogos que o FC Porto efectuou para a Liga nestas últimas 4 épocas, 27,5% desses jogos foram contra equipas que o Benfica defrontou na jornada anterior.

É claro que só as probabilidades não provam nada em relação à viciação dos sorteios. No entanto este tipo de probabilidades teimam sempre em ficar do lado do FC Porto.

12 comentários:

  1. Excelente artigo!

    Eu já tinha verificado isso mesmo logo quando houve o "sorteio" da calendarização da 1ª Liga nacional e franzi o sobreolho, pois não achei inocente...

    De facto, o viciamento do nosso campeonato nacional é por demais evidente. Já na época passada os sorteios para a Taça de Portugal em que calhava sempre um adversário de escalão inferior aos Portistas é quase duma improbabilidade estatística... até chegou-se a suspeitar do "sistema de bolas frias & quentes".

    De qualquer maneira, pergunto o que fazem os dirigentes do Benfica nesses sorteios, de fato e gravata "Armani" ou "Hugo Boss", e caneta "Mont Blanc"? É só para aparecerem na televisão? Não deveriam, no mínimo, fazer um comentário de que estão ao menos a ver o que estão a tentar fazer?

    Enfim, acho os nossos dirigentes demasiado acomodados/coniventes com esta situação e isto preocupa-me bastante, pois deixa-me extremamente desconfiado das intenções deles.

    E Pluribus Unum!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do artigo. E já que é dado a este tipo de pesquiza, se lhe fosse possível, gostaria que fizesse um apanhado também dos últimos anos na TAÇA DE PORTUGAL, comparando o nível de adversário que o FCP enfrenta eliminatória após eliminatória, comparando com o SLB ou mesmo o SCP. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Isso não é tudo. Ainda no ano passado o FCP fez 11 jogos em casa nas primeiras 19 jornadas. Nos últimos 6 jogos com o campeonato já ganho é que jogou 4 vezes fora.

    ResponderEliminar
  4. Decidiram implantar tantos condicionalismos mas esqueceram-se "disto". Coincidências...

    ResponderEliminar
  5. Muito bom artigo e vou partilhar no meu blog.

    Provas não falta que isto é todo controlado e nós caladinhos......

    ResponderEliminar
  6. ...e o tapado do Vieira é o meu grande amor......olé, olé.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    Antes de mais, sou benfiquista com muito orgulho e vaidade, e fico vermelho de raiva, cada vez que vejo ou ouço qualquer coisa que põe em causa a honestidade da concorrência. Fico Vermelho de raiva porquê?
    Porque depois de tanta coisa que se diz, que se lê, que se vê, e o resultado é sempre o mesmo (FCP ganha, ou outros observam), já se fizeram investigações, acusações, e sei lá mais o quê acabado em ões e parece que é tudo mentira. Vejo-os a rir e a gozar com os restantes e nada se prova, até já se ouviram elementos ligados á "estrutura" azul e branca a denunciar algumas práticas, mas depois eles vão "apertadinhos" jogar uma partida decisiva a casa do SLB e além de ganharem, ainda fazem lá a festa, com luz ou sem luz. NINGUÉM CONSEGUE PARAR ISTO!!!!
    Relativamente a esta situação concreta, desde 2002??? e então não existe ninguém no Benfica que Investigue e se for caso de isso, investigue e denuncie???
    VAMOS ABRIR A PESTANA!!! SE OS OUTROS FIZERAM, GANHARAM, SABEMOS COMO, ENTÃO PORQUE NÃO ACABAMOS COM ISTO... VAMOS ATÉ AO FIM! VERDADE DESPORTIVA JÁ!
    Saudações a todos os Desportistas

    ResponderEliminar
  8. Boas! Gostava de dar um acrescentozito! Já tentaram comparar o grau de dificuldade dos jogos do FCP e do Benfica, nas jornadas imediatamente anteriores aos jogos das competições europeias?? Ou dos jogos posteriores?? E... só havaliando por esta época ... em que jogos é que fomos prejudicados (prontos, considerem só aqueles mais evidentes, ok)?? Pois é ... Coincidências do catano!!!

    ResponderEliminar
  9. Ao ver a facilidade com q s marcam penaltys aos andrades quando o resultado está empatado ou estão a perder, também devia ser interessante essa estatística: penalty marcados a favor de Benfica e corruptos com as equipas a ganhar ou quando ainda não estão...

    ResponderEliminar
  10. Sabem que essas equipas têm uma semana para recuperar? E que não, não é o PC que faz a calendarização, certo?

    ResponderEliminar
  11. Isto já é atingir o ridiculo é o que é ... LOL

    ResponderEliminar
  12. Anónimo e VitorFCP. O que eu apresento aqui são factos. Não prova que a calendarização é viciada mas que a diferença entre os 2 é enorme. E a questão não tem a ver com o tempo de recuperação mas sim com possíveis castigos. Caso não tenham reparado na primeira volta os 3 elementos habituais do meio-campo do Marítimo não jogaram contra vocês e na segunda Roberto Sousa voltou a não jogar.

    Quanto à calendarização obviamente não é o PC que a faz. Mas que ele tem muitos amigos, isso é inquestionável. As escutas estão no youtube para quem as quiser ouvir. E não se admirem se daqui a uns anos voltarmos a conhecer mais uns casos e alguma coisa destas esteja presente tal como esteve o caso do Deco para reduzir um castigo. Mas pelo vistos não há problema em relação às escutas. Desde que não contem em tribunal e ninguém seja condenado, está tudo muito bem. Para a maioria de vocês isso até nem importa, se bem que vos devia deixar um pouco perplexos. Afinal este país também é o vosso.

    ResponderEliminar