sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

A estranha carreira de Nuno Almeida

Nuno Almeida. Um árbitro com um percurso bastante curioso.

Chegou a primeira categoria no tempo do apito dourado. Foi mesmo um dos arguidos do processo tendo sido pedido por Pinto da Costa para um jogo da Taça contra o Maia. Por causa do Apito Dourado desapareceu durante uns anos começando a reaparecer em 2011.

Depois do regresso nunca foi um dos preferidos do sistema tendo sido até conotado com o Benfica apesar de jogos como o Arouca 1-0 Benfica de 15/16 onde deixou por assinalar um penalty sobre Mitroglou e anulou um golo de forma desavergonhada no último lance da partida.

Quando chegou a sua última época antes de atingir o limite de idade, os 2 jogos de maior relevo que tinha no currículo eram um Porto vs Sporting numa meia-final da Taça da Liga e uma Supertaça entre Benfica e Sporting. Mas tudo mudou num piscar de olhos.

Paços de Ferreira vs Porto de 20/21. Juntamente com André Narciso, ambos protagonizaram um dos maiores escândalos do futebol português. Um roubo descarado que teve como recompensa apitar a final da Taça de Portugal entre Benfica e Braga onde protagonizou novo roubo digno de figurar nos tops do futebol português.

Quando se pensou que iria acabar aí a carreira, até por ter atingido o limite de idade, eis que foi convidado 2 anos consecutivos a continuar a apitar. Em ano e meio já leva 3 clássicos entre Sporting e Porto com 1 empate e 2 vitórias para o Porto. Pelo caminho vai cometendo "erros" atrás de "erros" ao nível de árbitros como Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Proença.

Nuno Almeida é por isto uma das faces mais evidentes da corrupção que existe atualmente na arbitragem. Bastou um roubo monumental a favorecer o Porto para passar de dispensável a imprescindível e logo nos anos em que pelos regulamentos já deveria ter abandonado a arbitragem. Um caso descarado de valorização da "incompetência" e mais um sinal para todos os outros árbitros que queiram continuar a fazer mais de 100k ao ano na arbitragem.

Portanto meus amigos. Depois do que nos fizeram novamente esta semana na MDCSDQT, com um árbitro destes e no campo de uma das equipas alinhadas com o Porto, esperem o inimaginável. Vai ser um roubo épico. Imaginem dos piores a que já assistiram e acreditem que, se o jogo o proporcionar, este vai lá aparecer destacado.

Sem comentários:

Enviar um comentário