segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Finalmente nova vitória sobre o Porto

Passados 3 anos tivemos finalmente uma nova vitória sobre o Porto. Bastou acabar com a brincadeira e criar uma equipa competitiva para que as possibilidades de tal acontecer aumentassem drasticamente. E aconteceu. O controlo antidoping também ajudou. As correrias e pressão intensas do Porto duraram apenas 15 minutos. Muito longe da preparação física do Caldas que na semana anterior pressionou a campo inteiro durante 45 minutos e ainda aguentou segunda parte e prolongamento. Isto numa equipa com jogadores que só treinam após saírem dos seus trabalhos. Verdadeiros milagres da preparação física.

É verdade que não fizemos um grande jogo (também é impossível fazê-lo nos autênticos festivais de apito do tugão). Enzo deve ter feito o jogo menos conseguido desde que chegou, mas a coesão da equipa manteve-se sempre lá. Foi por essa coesão e competitividade que eu me bati nos últimos 2 anos aqui no blogue. E é por isso que na época passada, mesmo com melhores opções para o ataque (eu sei que para alguns pode ser polémica esta afirmação), já estávamos em modo de sobrevivência enquanto nesta época temos 6 pontos de avanço.

Em termos individuais foi lindo ver Rafa a decidir o jogo naquele campo depois de tudo o que lhe têm feito no futebol português. E também foi lindo ver o jogo de Aursnes. Que jogador e que personalidade. Acelerou quando tinha de acelerar, travou quando tinha de travar, agressivo com e sem bola e sempre no sítio certo. É curioso como tem tudo aquilo que durante 2 anos se ouviu dizer sobre Weigl mas nunca ninguém viu.

Por fim falta destacar Roger Schmidt. É impressionante como já interiorizou o espirito do tugão e substituiu logo ao intervalo 3 jogadores amarelados. Percebeu que ter 3 jogadores do meio-campo e um lateral amarelados impossibilitavam a equipa de ser agressiva e com isso não aproveitava a vantagem de ter um jogador a mais. E percebeu também que desde a expulsão o jogo do Porto passou a ser chuto para a frente e lamber o chão a espera que as ameaças ao árbitro e a pressão doentia sobre o mesmo naquele estádio resultassem em expulsões de jogadores do Benfica. E iam resultar. Seria uma questão de oportunidade.

Da arbitragem houve um erro sem grande interferência que era o vermelho direto a Eustáquio em vez do segundo amarelo. Um "erro" COLOSSAL ao ignorar olimpicamente a agressão de Otávio a Gonçalo Ramos. E uma incógnita que foi a bola que Bruno Costa pareceu tirar de dentro da baliza. Depois ainda tivemos um novo nome a decorar. Bruno Jesus, o fiscal que acompanhou o ataque do Benfica na segunda parte. Denunciou-se logo num lance em que Otávio corta uma bola com o braço para fora e marcou lançamento para o Porto e confirmou com o fora de jogo tirado no golo e na azia após este ter sido validado pelo VAR.

Enquanto a agressão de Otávio causou estupefação por esse mundo fora, cá em Portugal foi mais uma vez varrida para debaixo do tapete e vai passar incólume, sem qualquer castigo. Até quem a reconhece fala daquilo de forma trivial. Como algo que acontece. Mas NÃO É NORMAL. Otávio agrediu pelas costas um colega de selecção. Depois de há uns meses atrás insultar muitos outros nos festejos do titulo do Porto. É inacreditável a proteção que um traste destes tem em Portugal. Um gajo que não teve qualidade para jogar na selecção do seu país de origem, que tem metade da quantidade e qualidade para a sua posição do aquela que existe na selecção Portuguesa, mas ainda assim um seleccionador "que não é adepto de naturalizações" decidiu convocar.

É esta a FPF de Fernando Gomes. Um homem que juntamente com Fernando Santos roubaram milhões ao estado desde 2014 e parece que nada aconteceu. Nem sequer pensaram em algo elaborado para o fazer. Tudo as claras. O homem que lidera o organismo que devia dar credibilidade ao futebol português é apanhado num esquema destes e continua incontestado na liderança desse orgão. Algo que podiam ter feito era pegar nesses milhões e investirem-no na tecnologia de linha de golo em Portugal. Digam lá que não é curioso que o país que se considera pioneiro na video arbitragem nunca tenha colocado este sistema. A razão é simples. É porque retira qualquer mão humana de uma decisão de arbitragem. Porque não existe ninguém para coagir ou comprar. E eles não conseguem viver com isso.

Mas voltando a parte futebolística agora é não adormecer por causa desta vantagem. Eles vão ser segurados como têm sido sempre nos últimos largos anos. Para eles não chegarem ao último terço da época a lutar pelo titulo têm de ser mesmo muito incompetentes. E mesmo assim... Quanto a nós temos já a Juventus (é crucial resolver já o apuramento) e depois destes 2 jogos intensos temos o Chaves que já venceu nos campos do Sporting e do Braga. O que não vão faltar pelo caminho vão ser jogos complicados e armadilhas. É preciso continuar com esta consistência porque só assim é que podemos ser campeões.

8 comentários:

  1. Lá está, um treinador que não deve nada a ninguém, não teve problemas em tirar de campo aqueles que neste momento têm mais estatuto, Enzo e João Mário. E andamos nós 3 anos a aturar um mono que tinha estatuto por causa do negócio ruinoso que fizeram ao Benfica.
    Que diferença de qualquer um dos 3 que temos agora no meio campo para o mono, que diferença e que personalidade. Mesmo assim, ainda este sábado ainda tive uma discussão ao dizerem-me que ah, mas ele com o Schmidt jogava a 8. Epa, a primeira decisão do Schmidt, mesmo antes de ter feito o primeiro treino, foi despachá-lo. E compará-lo com qualquer 8, sejam os do Benfica, sejam de qualquer outro clube, é um sacrilégio.
    Que prazer ver a personalidade desta equipa.
    Mentalidade e personalidade. E digo já, quem sería útil nesta equipa seríam Seferovic (melhor que os avançados atuais) e até Taarabt (jogando numa das 3 posições da frente (basta ver que saindo um deles, João Mário ou Neres ou Rafa, acabámos por ter de adaptar Ausrnes, porque nem o Diogo nem o Chiquinho têm mostrado pedalada). Até Pizzi, que tem golo que é algo que tem faltado muito a esta equipa. Agora Weigl NUNCA. É só ver (infelizmente, porque o vão devolver) os resultados do Monchegladbach (que iniciou bem o campeonato e até vinha de ganhar ao Bayern) desde que chegou lá a abécula, é ver o número ridículo de escassas vitórias desde que aterrou o mono.

    ResponderEliminar
  2. Pluribus unum as armadilhas estão a cada esquina ,porque isto está viciado e o BENFICA tem de ser competente e nunca dar por ganho nenhum jogo porque do nada aparece um ladrão !

    ResponderEliminar
  3. A CORJA da F.P.FRUTABOL tem de ser toda corrida, mais o Proença BRILHANTINAS. De que espera Rui Costa e Direção??? Já deveriam estar apresentar os candidatos propostos pelo S.L.B. com a respetiva justificação.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha! Até os weiglistas desapareceram !!

    ResponderEliminar
  5. Totalmente de acordo. Como normalmente costumo estar de acordo com quase tudo o que aqui é publicado.

    Em relação ao Octavio, as imagens falam por si.
    Têm de ser tiradas consequências.
    1- o jogador tem de ser castigado. O Benfica pode usar termos comparativos recentes, como o do Taraabt em Braga.
    2- o árbitro e os assistentes têm de explicar o que viram. Foi mostrado um amarelo ao Taremi, presumo que pelo empurrão pelas costas. Viram o empurrão mas não viram a chapada?
    3- o VAR tem de ser excluido. Se a equipa de arbitragem pode ter o benefício da dúvida, o VAR não tem desculpa. É inadmissível como não chama a atenção ao árbitro. Isto causa perplexidade como é visível até na imprensa internacional. Curiosamente na nossa MDCSQT não causa o menor incómodo.

    O Benfica não pode continuar calado perante estes casos. Aceito e concordo que não se venha para a comunicação social com declarações inflamadas, mas tem de denunciar estas duas situações gravíssimas e exigir das autoridades competentes as devidas consequências.
    Não só a agressão do Octávio, mas também o caso da bola que pareceu ter entrado.
    O VAR tinha obrigação de analisar. E a realização da TV tinha obrigação de mostrar todas as imagens que tem. Há câmaras bem colocadas para mostrar se era golo ou não.
    Mais uma vez essas imagens foram escondidas.
    Como as imagens de um penalty cometido sobre o Weigl aqui há uns 2 anos, que o árbitro marcou e que o VAR obrigou o árbitro a ir rever. Mostraram todas as imagens menos a do ângulo em que se via a falta.

    saudações benfiquistas,
    JP

    ResponderEliminar
  6. Post muito bem elaborado com grande visão sobre o passado e alertando também para as armadilhas que nos vão ser postas no caminho. Os Benfiquistas devem estar unidos e não começarem a ir na cantiga da C. Social e seus comentadores, pois assim que tivermos um desaire lá estarão eles para o famoso bota abaixo.

    ResponderEliminar
  7. Não esquecer Brooks que fez um jogaço contra o Caldas. Fortíssimo no desarme, na impulsão, muito raçudo e empenhado. Um protótipo do que um central deve ser. Outro reforço de qualidade.

    ResponderEliminar