quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Entre a alegria e a revolta

Alegria por voltar a ver o grande Benfica. O Benfica com um futebol a Benfica. Muito do que eu falei neste post explica porque hoje tivemos esse Benfica. Como tivemos a espaços nos últimos 2 anos quando certas peças mudaram. E é aí que aparece a revolta. Revolta por sujeitarem o Benfica a 2 anos e meio depressivos. Os erros até se podem cometer. Mas não os reconhecer e insistir neles sujeitando o Benfica a humilhações atrás de humilhações é imperdoável.

Vejam o jogo que o Florentino fez. Vejam a diferença GRITANTE entre ele e o Weigl. Quantos jogos é que não seriam precisos para Weigl recuperar 14 bolas!? Mas esta diferença é algo de novo? Não. Há mais de 2 anos num Benfica 2-0 Guimarães que ficou evidente. Esse jogo devia ter sido o fim de Weigl no Benfica mas não só não foi o fim dele como nos 2 anos seguintes a direcção do Benfica deixou-o sem um concorrente de raíz para a posição. Porque sabiam que era isto que ia acontecer. Porque acharam que se construíssem uma super equipa cheia de jogadores internacionais dava para vencer a mesma e para disfarçar a mediocridade que ele é. E assim com isso não precisavam de assumir um dos maiores erros de gestão do Benfica dos últimos largos anos.

Só espero é que depois destes últimos jogos não voltem atrás. Weigl tem de sair de uma vez por todas e é preciso arranjar mais soluções para o meio-campo. Que venha o Aursnes e se não houver dinheiro para mais que recuperem o Gabriel que sempre foi o melhor médio na ideia de jogo do Lage que era semelhante a esta (isto caso não existam problemas disciplinares com ele).

Para além disso é preciso o defesa-esquerdo porque o Florentino e o Enzo não vão conseguir limpar sempre tudo como limparam hoje. Por fim na frente o Horta também encaixava ali que nem uma luva e tal como no caso do Gabriel se não houvesse dinheiro para mais era aproveitar o Rodrigo Pinho como um segundo avançado.

E é só isto que peço. POR FAVOR não Nos voltem a levar para o pesadelo dos últimos 2 anos e meio.

13 comentários:

  1. Deixo aqui o que escrevi hoje à noite no Coluna também.

    Se tivermos que poupar em alguém a contratar, que seja no avançado, e provavelmente no segundo guarda-redes, ou nos dois. Com os avançados que temos, mesmo que o Rodrigo Pinho saía, temos finalizadores suficientes, sendo que o Ramos e o Araújo sabem jogar bem fora da área, e em apoio nos flancos. O Yaremchuk é bom jogador, ele vai mostrar muita mais qualidade numa equipa que não tenha que estar sempre a compensar o Weigl e o Grimaldo. Tem que ser servido em condições, ele é forte dentro da área. O Musa pode ser uma boa surpresa, tem que ganhar ritmo, teve covid semanas antes de chegar ao Benfica, e uma entorse durante a pré-época. Ganhando mais um ou dois quilos de massa muscular vai render mais, pois é um jogador que sabia jogar bem fora da área no Boavista, fazendo boa pressão. O Vlachodimos não vai aceitar ficar como suplente, por isso se o Benfica comprar um titular, vai ser sempre um dos jogadores negociados de imediato, até porque é um dos jogadores com maior valor de mercado no plantel.

    O ideal seria:

    - 2 guarda-redes: Uğurcan Çakır e Vladan Kovačević.

    - 1 lateral esquerdo: já não deve ser possível ao Benfica chegar ao Pervis Estupiñán. Deve sair por valores a rondar os 20 milhões, ou mais, pois o Villarreal comprou-o por 16,40 milhões, tem contrato até 2027, e vai querer um salário alto. É esperar que o Ristić tenha qualidade, e vender o Grimaldo pelo o valor possível, indo buscar alguém, nem que seja um jogador livre, cujo o forte seja defender. Não abundam laterais esquerdos de qualidade nesta altura do mercado, a não ser que se esteja disposto a apostar num jogador de futuro, o que seria um grande risco.

    - 2 médios: Fredrik Aursnes e Al Musrati. Pelo que supostamente estão a pedir pelo Sangaré, dá para comprar ambos. Como opção de recurso, o Mady Camara, tem dois anos de contrato e o Olympiacos foi eliminado da Liga dos Campeões.

    - 1 extremo: Ricardo Horta ou Gonçalo Guedes. Ao nível do salário não é fácil o Guedes, mas só tem dois anos de contrato, e o Valência foi buscar o Samuel Lino por empréstimo ao Atlético de Madrid, por isso deve estar a prepara-se para o vender este mês. O Samuel Lino tinha sido um excelente negócio, 6,50 milhões.

    - 1 avançado: Umar Sadiq. Caro, só deve sair por mais de 20 milhões, e o Almería tendo subido de divisão, não precisa de vender a qualquer custo. Fora que acho que é a posição que menos precisamos de reforçar, de todas as mencionadas.

    Continuo a preferir o Al Musrati ao Fredrik Aursnes, não só pelo seu aspeto físico e capacidade de pressão, mas também porque está adaptado à nossa liga (e aos árbitros), vai ter nacionalidade portuguesa, e tem maior experiência nas competições europeias.

    No mínimo dos mínimos, temos que adquirir um lateral esquerdo, um médio e um extremo, reintegrando o Gabriel no plantel (eu sei que é praticamente impossível nesta altura, mas é um custo zero para o Benfica, e tem contrato até 2024). Vender o André Almeida, Taarabt, Grimaldo, Weigl e o Meité. O Roger Schmidt escolheu o Chiquinho, por isso o Gil Dias e o Diogo Gonçalves também devem sair. Chegando um extremo de qualidade, ficar com o Chiquinho e o Diego Moreira (a fazer jogos na equipa B e na Youth League) como quarta e quinta opções, parece-me equilibrado. Na calamidadede não vir sequer um extremo, até preferia o Taarabt como médio esquerdo suplente, que é a sua posição de origem. Nunca poderia era ser com o Grimaldo.

    Ainda temos praticamente um mês, mas a maioria dos negócios vai ter que esperar por vendas primeiro, e pela confirmação da entrada na Liga dos Campeões, por isso vamos ter que aguardar pela última semana de Agosto.

    Interessante que no Transfermarkt o Weigl tem o maior valor no plantel, 22 milhões, e o Grimaldo o mesmo do Rafa e Neres, 20 milhões. Agora na realidade vendê-los, é outra história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idealmente era mais ou menos isso tudo mas parece impossível. Mesmo entrando na Champions. Se for verdade que vamos ter prejuizo (e falou-se em 30M) depois de fazer mais de 100M em vendas e mais de 60M na Champions na época passada, então vamos ter de baixar a massa salarial e de forma drástica.

      Com as mudanças que falei no texto não é garantia de títulos mas voltaremos a ser competitivos. Depois é conseguir despachar os excedentários. Só no Vertonghen e no Weigl são perto de 12M por ano. Se juntarmos depois mais meia dúzia de outros que não entram nas contas do treinador o valor sobe para uns 25M.

      Quanto ao transfermarkt não sei o que é que eles usam para estimar os valores mas obviamente que em muitos casos estão totalmente desfasados da realidade. No caso do Weigl pior que o valor da transferência é até o salário que ele recebe. Tem ainda 3 anos de contrato aqui a receber 3M limpos. Ele não vai pedir menos que isto e um contrato inferior a 4 anos. São valores que até mesmo as equipas médias/altas das grandes ligas têm dificuldade em pagar por um médio.

      Eliminar
    2. Quanto a posição de lateral esquerdo, aqui ficam duas boas opções a custo zero.

      Faouzi Ghoulam - https://www.transfermarkt.pt/faouzi-ghoulam/profil/spieler/126656

      Ismaily - https://www.transfermarkt.pt/ismaily/profil/spieler/124028

      Um ano de contrato, mais um de opção. Vendendo o Grimaldo, dá para prémio de assinatura e salários.

      Eliminar
  2. 100% de acordo.

    aqui fica quem eu vendia pela melhor oferta ou até oferecia como é o caso do weigl:
    - weigl, grimaldo e joao mario vendia pela melhor oferta ou então oferecia
    - chiquinho vendia ou usava para baixar uma compra
    - nuno santos (o que esteve no paços a ultima epoca) e umaro embalo usava para contratar o luiz junior ao famalicao. este luiz junior é muito bom. nuno santos (50% do passe) + embalo (50% passe) +2 milhoes seria a minha oferta pelo luiz junior ou pelo samuel portugal.

    aqui fica o meu 11 titular:

    ody/ helton,
    gilberto, otamendi, morato, bah,
    tino, enzo,
    neres, ramos, rafa
    h.araujo

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou sincero e prefiro um sistema com 2 avançados na maioria dos jogos. Vejo com bons olhos ter um jogador como João Mário a equilibrar mais a equipa em jogos com equipas de mesma valia mas na maioria dos jogos do tugão é preciso mais presença na área. É verdade que não temos aquele verdadeiro segundo avançado e é por isso que eu até falo no Rodrigo Pinho. Parece-me aquele com melhores carateristicas para isso mas fisicamente também tem sempre muitos problemas.

      Eliminar
  3. o BENFICA para contratar novos jogadores tem de se libertar dos jogos que tem e que são dispensáveis para diminuir o custo das compras, isto é que é boa gestão.

    por exemplo, o Feyanord quer 15 milhões pelo Aurness, porque não incluir chiquinho e meite no negocio para reduzir o preço para 8 milhões.
    outro exemplo: porque não incluir nuno santos, tomas tavares, embalo ou outro dispensavel para reduzir o preço do luiz junior do famalicao ou do samuel portugal do portimonense?

    o BENFICA tem de usar o que sobra para o que falta. esta é a pratica da boa gestão de um clube ou de qualquer empresa que quer o sucesso. Aprende Rui Costa. isto é um ensinamento que te dou de borla.

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Mas também estamos sempre sujeitos a essas equipas necessitarem e quererem os jogadores.

      O grande problema foi terem usado certos jogadores para não serem responsabilizados da porcaria que fizeram. Taarabt, Gabriel, Meite, Pizzi ou Seferovic não são assim tão maus como os pintaram nestes ultimos 3 anos e a prova disso é que com eles, antes da chegada de Weigl, eramos uma equipa competitiva. Mas no Benfica deixaram que a imagem deles fosse destruída. Mesmo a nível de profissionalismo. Depois fica difícil colocar estes jogadores. O mais estranho é jogadores que foram titulares indiscutiveis, com uma imagem imaculada e grande imprensa não terem compradores.

      Eliminar
  4. 14! recuperações de posse!!Quando é que Weigl sequer fez metade em 2 anos e meio de titularidade por decreto? E mesmo sempre a passar para a frente (10 passes aproximativos) apresenta 90% de acerto de posse. 2 anos e meio e 3 campeonatos perdidos depois, voltámos a ter meio campo! Sabotagem pura, incrível. E mais incrível é num clube onde tudo e todos são colocados em causa, este mono ter uma legião de fãs e defensores. Um jogador que com ele a titular, o Benfica apenas ganha 49,5% dos jogos (Taarabt 58%, João Mário 59% - influenciado por ter jogado tantas vezes com ele, Gabriel 76,6, - apenas a a partir de 2019/20 e Meitè 67% - 3 das 4 derrotas de Meitè foram com Weigl ao lado). Todas as duplas são melhor sem ele do que com ele.
    Incrível como mesmo com todas essas evidência de prejuízo do Benfica o defendam tanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se o Benfica não o vende vai bastar um mau jogo do Florentino para começarem novamente as pressões. Se depois de um banho de realidade destes ainda se vêm dezenas de artistas a quererem a sua titularidade basta imaginar como será no dia em que tivermos um jogo menos conseguido.

      Eliminar
  5. A culpa vai morrer solteira até ao próximo hara-kiri.

    ResponderEliminar
  6. Ainda há muito ceguinho na NET a defender o WEIGL, este trabalho de arrasar o gajo tem que continuar

    ResponderEliminar
  7. Já comentei em alguns lados e aqui vou só lançar a pergunta que tem de ser feita aos Weiglistas... 90% de passes acertados e vocês babam-se mesmo que sejam passes para o lado. 90% e os números impressionantes na defesa... Já começaram a pedir uma estátua ao Florentino?

    ResponderEliminar