quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Objectivo alcançado

Em mais um jogo cinzento o objetivo de chegar a final four da Taça da Liga foi alcançado. Com tantas alterações no 11 não era de esperar um grande futebol mas deixa-me triste que nem num jogo contra o Sporting da Covilhã em que temos de marcar 3 golos se mude para o 4-4-2. E assim em termos ofensivos foi mais do mesmo. Muita bola de um lado para o outro mas poucas ocasiões de golo.

Não vou relevar ninguém hoje. Apenas vou falar da caça que foi feita a Meite durante o jogo pelos comentadores e depois do jogo pelo Benfiquismo. Na Sportv aos 10' já estavam a dizer que ele devia sair e assim continuaram mais 35'. No final do jogo basta dar uma volta pelas redes sociais.

E o que me faz impressão nesta situação nem é tanto estarem a pegar no rapaz. Eu percebo que aquela postura pasteleira dentro de campo irrite os adeptos. Agora o que eu não entendo é que o titular faça o mesmo e a atitude de todos para com ele ser completamente o oposto.

É que mesmo com aquela postura eu olho para o jogo de Meite hoje e só lhe aponto um erro grave que foi ter permitido um remate do Covilhã a entrada da area. Algo que acontece sistematicamente com Weigl. Com bola não arriscou muito e por isso teve uma percentagem de passes certos à Weigl. Agora o que se notou uma diferença absurda foi no número de duelos que ele disputou comparando com o que é costume em Weigl.


Se muitos dos dados estatisticos são fortemente influenciados pelo adversário, existem outros que nem por isso. Duelos acontecem em todos os jogos independentemente do adversário. E o que é que se vê aqui? Weigl nos ultimos 2 jogos, em 180 minutos disputou 6 duelos!!! Meite em 45 minutos (com 1 amarelo) disputou 12. O dobro em 1/4 do tempo. É para perceberem bem como Weigl se esconde em todos os jogos. Sempre a correr de um lado para o outro mas sempre a evitar os duelos. Sempre a observar de longe a espera dos colegas. Se não tivesse a camisola do Benfica vestida até se confundia com o árbitro.

E não entendam isto como um "Meite e mais 10". Não. O Benfica tem de contratar urgentemente um 6 de raíz. Agora se querem criticar o Meite pela postura em campo mas elogiam tudo em Weigl então estão a ser hipocritas.

P.S. É curioso como o Benfica nos ultimos 2 anos sem Weigl conseguiu sempre seguir em frente nas Taças. Podem argumentar que eram adversários fracos mas vou relembrar aqui alguns onde ele participou. 

Quartos-Final da Taça Portugal 2019/2020. Foi titular na Luz contra o Rio Ave e recuou para central com a equipa a perder por 2-1. Vencemos 3-2.

Quartos-Final da Taça da Liga 2020/2021. Foi titular na Luz contra o V. Guimarães e saiu na segunda parte a perdermos por 1-0. Empatamos 1-1 e vencemos depois nos penalties.

Primeira Eliminatória da Taça de Portugal 2021/2022. Entrou contra o Trofense a vencermos por 1-0. Sofremos o empate e o jogo foi a prolongamento.

Segunda Eliminatória da Taça de Portugal 2021/2022. Saiu com o Paços de Ferreira a perdermos por 1-0. Vencemos 4-1.

Primeira Jornada Fase de Grupos da Taça da Liga. Entrou em Guimarães a vencermos por 3-2. Empatamos 3-3.

De resto foi titular em duas finais da Taça de Portugal perdidas para Porto e Braga e uma Meia-Final da Taça da Liga perdida para o Braga.


10 comentários:

  1. Belo post, mas a sentença do Meitê foi traçada assim que chegou ao Benfica. Um pouco à semelhança do Gabriel. Não querendo atacar o jogador, para alguns o Weigl irá jogar sempre bem independentemente de estar convocado ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu escrevi um post no inicio da época a dizer que ele ia ser o novo Gabriel. Vão meter o Meite ou qualquer um abaixo para validar o outro.

      Um gajo que comenta um jogo tem o poder de arrumar com um jogador aos olhos do adepto. O Pedro Henriques esteve dos 10 aos 45 minutos a dizer incessantemente que o Meite devia sair. Porque não dava isto ou aquilo a equipa, etc. O mesmo Pedro Henriques na época passada fez o mesmo ao Gabriel. Sempre que ele falhava um passe assinalava o momento. Com o Weigl é exatamente o contrário. Se faz porcaria calam-se, se faz um passe banal são logo elogios sobre a qualidade de passe.

      O Meite ontem fez um jogo normal para quem faz 1 jogo a cada mês e meio. Começou mal mas na segunda metade da primeira parte limpou o meio campo todo sozinho. Recuperou mais bolas em 45 minutos do que o Weigl em 3 ou 4 jogos. Em termos de passe teve uma precisão como o Weigl. Mas eu nem quero ir por aí porque era o Covilhã. Agora na questão da disputa de duelos já vou porque demonstra claramente quem é que dos 2 tem a pior postura em campo.

      Eliminar
    2. Só para enfatizar o ponto da força que um comentador tem é ver como várias pessoas começaram a ver o Weigl de outra forma após aquele video do jogo com o Sporting. Nos 2 jogos a seguir já estiveram atentos ao que ele fazia dentro de campo e começaram a ver que aquilo é mesmo padrão. Mas como ninguém na Comunicação Social ousa tocar nele não reparam antes. E muita gente continua a não reparar. Só vêm quando faz um passe certo.

      Eliminar
  2. "Sempre a correr de um lado para o outro mas sempre a evitar os duelos. Sempre a observar de longe a espera dos colegas. Se não tivesse a camisola do Benfica vestida até se confundia com o árbitro."

    Sou forçado a comentar porque isto me fez rir e lembrar uma situação há umas semanas. Há uns jogos atrás estava a ver um jogo do Benfica na Luz não me recordo qual, e com o ruído de fundo não conseguia ouvir os comentários. À conta disso não sabia se a Floribela alemã estava em campo ou não, o jogo continua e nada, simplesmente não o vejo em campo, "queres ver que o mono ficou no banco? Não é possível" e o resultado continua em 0-0 e eu sem ver o pino uma única vez, até que numa falta a meio-campo, o jogo pára e as câmaras acabam por filmar o árbitro. E olha quem aparece ao lado do mesmo: o mocinho da Baviera. Olha afinal tem estado a jogar e não se via. Olho para o tempo. 36 minutos da 1ª parte. Isto no trinco titularíssimo do Benfica. Isto é para rir para não chorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está aí os ultimos 2 jogos dele. 6 duelos. É para lá de ridiculo. Um médio que em 180 minutos só disputou 6 bolas. Mas o curioso é que ele corre muito. Parece que está ali a fazer 90 minutos de jogging (porque a velocidade é sempre a mesma). Por isso é que eu digo que ele parece um árbitro. Acompanha as jogadas mas quase nunca lá vai. Fica sempre a 1/2 metros de distância.

      Eliminar
  3. Nada de novo... E novamente a atitude dos Benfiquistas com o alemão leva-me a fazer a pergunta que muitas vezes lançaram aqui: onde está a exigência?

    Depois admiram-se que o Benfica não jogue nada... Jogar com 10 é difícil. E ainda acham que o problema é o Jesus estar ultrapassado (começo a duvidar que esteja visto que consegue com 10 fazer o que faz) e não no facto dele insistir no visconde da Baviera.

    Quem já jogou futebol com os amigos... O Weigl é tal e qual todos os jogadores ao fim de duas horas que insistem em continuar a jogar... Mas enquanto há malta que pelo menos corre com bola, ele nem isso.

    ResponderEliminar
  4. > Com bola não arriscou muito e por isso teve uma percentagem de passes certos à Weigl.

    Em 45m ele teve a bola 41 vezes, mais de metade que o Weigl em Famalicão (71).

    Teve uma percentagem de passes certos à Weigl, mas fez quase o mesmo número de passes longos (5 v 6) apesar de ter feito pouco mais de metade dos passes (35 vs 64)

    Apesar de ter uma percentagem de passes certos equivalente fez passes mais longos e teoricamente deve ter arriscado um pouco mais.

    O francês não é um 6 mas pode vir a ser, o Jesus fez isso com o Matic, que era um 10… De certeza que consegue com este.

    ResponderEliminar
  5. > Com bola não arriscou muito e por isso teve uma percentagem de passes certos à Weigl.

    Em 45m ele teve a bola 41 vezes, mais de metade que o Weigl em Famalicão (71).

    Teve uma percentagem de passes certos à Weigl, mas fez quase o mesmo número de passes longos (5 v 6) apesar de ter feito pouco mais de metade dos passes (35 vs 64)

    Apesar de ter uma percentagem de passes certos equivalente fez passes mais longos e teoricamente deve ter arriscado um pouco mais.

    O francês não é um 6 mas pode vir a ser, o Jesus fez isso com o Matic, que era um 10… De certeza que consegue com este.

    ResponderEliminar
  6. Weigl é isso e mais um jogador que foge
    dos duelos prejudica os colegas e a equipa é difícil de compreender que um treinador com tanta experiência não veja isso e o mesmo se aplica ao defesa esquerdo chamado Grimaldo.

    ResponderEliminar
  7. Como eu digo a malta que não acredita nisto... Até o Renato ouviu críticas dos benfiquistas e este gajo safa-se sempre.

    O Meite é barrete... Mas o gajo que faz pior que ele é estrela.

    ResponderEliminar