sábado, 11 de dezembro de 2021

Anatomia deste Benfica

O Coluna após o jogo com o Dinamo fez um post onde abordou um lance aos 70' minutos de jogo. Esse lance é de Rafa a fazer um sprint de 60/70 metros para ir recuperar uma bola em frente a nossa defesa. Por vezes estes lances são esporádicos mas no caso deste Benfica são frequentes. Aqui ficam alguns exemplos.


Rafa, principalmente em jogos da Liga dos Campeões, devido a sua velocidade é encarregado de fazer dobras ao nosso trinco quando a nossa pressão é ultrapassada. Outra forma de minimizar não jogarmos com um trinco também pode ser vista neste último lance contra o Dinamo de Kiev. Se repararem no inicio do lance um dos centrais está mais adiantado em relação ao resto da defesa. Quando estamos a pressionar a saída de bola dos adversários um dos centrais salta para o meio-campo para atacar qualquer bola que entre naquela zona.

Falo nisto porque a nova trend é a de que Weigl afinal precisa de mais 2 jogadores no meio. A verdade é que isso já acontece. Em momento de pressão salta um central para o meio e em transição defensiva é Rafa que muitas vezes vai ao meio fazer dobras. É por isso que eu digo vezes sem conta que nos ultimos anos no Benfica tudo anda a ser feito para encaixar Weigl na equipa.

Eu já tinha deixado aqui os dados estatisticos de Weigl no ultimo jogo. Mas vou deixar também os de Rafa para se perceber melhor a gravidade da situação. Mais até do que a falta de recuperações de bola o que mais choca são os duelos individuais. O trinco do Benfica foi o jogador que menos duelos individuais disputou em todo o jogo. Fugiu. Escondeu-se. Acobardou-se. Num jogo em que decidia a passagem aos oitavos de final da Champions (4 dias depois de num derby ter feito o mesmo). E depois olhamos para o nosso melhor desiquilibrador e participou em 15!! 5x mais do que o nosso trinco em menos 10 minutos.


Isto tudo é tão ridiculo que ficamos a pensar no Benfica de 2009/2010 com Weigl. Saía Saviola ou Cardozo para entrar Sidnei e o Di Maria ainda andava a dobra-lo. Se fosse no Benfica de 2015/2016 saía Jonas ou Mitroglou para entrar Lisandro Lopez e o Gaitan ainda andava a dobra-lo. É isto o Benfica de hoje. O Benfica do homem que um dia disse isto.


10 comentários:

  1. Sem querer ser advogado de defesa do Weigl, acho que ele estava "tapado" nos amarelos e talvez parte da falta de agressividade tenha sido por recomendação do Jesus. Não concordo com isso, atenção. Tapado ou não tapado tem que dar tudo num jogo tão importante, mas se for o treinador que tanto o tem protegido e dar indicações, então a responsabilidade é do treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já ouvi essa. Mas o jogo estava 2-0. Um golo sofrido nem que fosse aos 90' deixava-nos e em risco de ir de vela. Imagina a bomba atómica que seria no clube se com tudo para passarmos eles empatassem. Se fosse esse o problema tinha saído. Para lá ter um a menos mais vale lá não estar. E que eu saiba ele não estava em risco para o Famalicão quando fez o mesmo contra o Sporting.

      Infelizmente ele é isto. Estão aí as imagens de outros jogos que o comprovam. E se eu tivesse os jogos todos e tempo para os rever encontrava mais de uma dezena de lances iguais a esse.

      Eliminar
    2. Sem dúvida, se é para ter um gajo a meio gás, e desta vez vamos aceitar que é porque está tapado, é tirá-lo e pôr um que não se importe(m) de ser queimado. Olha, o Paulo Bernardo penso que não teria nenhum problema em ver amarelo se tivesse que ser. E quem diz o Paulo Bernardo diz também o Meitê que nem sei se estava no banco. E é aqui que voltamos à casa de partida, não há alternativas para os lugares de trinco e defesa-esquerdo. Querem mesmo que acreditemos que não conseguiram encontrar alguém de jeito para essas duas posições?

      Eliminar
  2. É triste, mas a mensagem não passa. É curioso que os benfiquistas têm o desplante de ainda o considerar dos melhores em jogo (curioso que nem a Sofascore, nem a GoalPoint nem a Uefa, sequer o consideram perto), quando tem este comportamento miserável em campo, obrigando vários jogadores da equipa a correr o dobro para o compensar, isto quando devería ser o oposto, uma vez que a principal função de um médio defensivo é compensar a equipa, dar-lhe equilíbrio. Tudo ao contrário. Depois aparece sempre todo sorridente nas fotos dos golos, colando-se ao sucesso produzido pelos outros e isso vai-lhe garantindo passar por entre os pingos da chuva.
    No Benfica continuam a compactuar com esta vergonha do Weigl e mais 10. Se fizerem as contas aos milhões que já perdemos desde que está cá (campeonato 2019/20 perdido, pré-eliminatória da Champions, jogadores da equipa desvalorizados - diría todos), é fácil perceber o descalabro que foi esta contratação. É triste mas é isto que temos.
    Isto enquanto jogadores como Gilberto são mal amados (curioso que a Uefa considere diferente), Otamendi só agora começa a ser reconhecido, porque os adeptos do Benfica são preconceituosos e têm um arquetipo de jogador todo chique e tudo o que saia disso é para ser queimado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que não passa. Eu já me mentalizei para 2 anos e meio disto. Só mesmo algum clube/treinador nos pode salvar disto. Mas já não acredito nisso. Disseram-me que no Verão passado andaram 2 empresários (um deles o Mendes) a tentar arranjar comprador para ele e não conseguiram. Eu acredito nisso porque o Braz antes de entrar no Benfica, ainda na TVI, deu uma informaçao de que o Benfica estava a aceitar propostas pelo Weigl. Na capa da abola chegou a aparecer o mesmo. Portanto mesmo dentro do Benfica quiseram vendê-lo. E é por isso que eu digo que alguma coisa ele tem de ter no contrato. Só pode ser isso. Ou então como sabem que a maioria dos adeptos os crucifica se ele for encostado estão a proteger-se. Seja o que for não é para o bem do Benfica.

      Isto é como tu dizes. Está tudo ao contrário. O trinco, aquele jogador que deve equilibrar a equipa e fazer dobras aos colegas, no Benfica é quem desiquilibra a equipa e tem de ser dobrado pelos colegas. Inclusivamente por um dos nossos melhores jogadores que devia estar sempre fresco fisica e mentalmente para desbloquear jogos.

      Eu um dia destes dei por mim a pensar no Nene. Foi um dos melhores jogadores e melhores marcadores da historia do Benfica e era assobiado pelo terceiro anel por não andar a morder os calcanhares aos defesas. Hoje temos um trinco como o Weigl e a cada passe de 2 metros recebe uma ovação. Se fosse hoje por exemplo um Isaias não tinha feito mais do que uma época no Benfica.

      Olha como tratam o Almeida por exemplo. Um dos 5 jogadores que foram tetra campeões pelo Benfica. Se fosse o Veloso hoje em dia também "levava". Infelizmente hoje em dia é esta a nossa cultura futebolistica.

      Eliminar
    2. Triste, o caso do Almeida é sintomático, como já não há Taarabt nem Gabriel para pôr a culpa, o Almeida nesse jogo deu um jeito do caraças. A culpa é sempre de outro. Mesmo que sejam os outros que vão compensar as suas falhas e ausenciaa. Não admira que João Mario já tenha dado o estoiro, outros se seguirão. O video que saiu da conta do Twitter de um sportinguista podia ter sido o tiro nos pés que nos ajudaria a sair disto mas não. Há uns tempos li um livro que contava a história de um dos cultos religiosos americanos responsáveis por suicidio colectivo massivo nos anos 80. Um dos comportamentos sociais que evidenciavam é que quantas mais evidencias houvessem e quanto mais pessoas desmascaravam o pastor e as suas ideias, mais os seguidores reforçavam a sua crença, cortando por isso os laços com familiares e pessoas que as queriam bem tentando evitar o que tragicamente veio a acontecer. É um comportamento social estranho, mas funcionamos por vezes assim. Para não passar s vergonha de estar errado, quanto mais óbvios forem os teus argumentos, mais eu vou reforçar o que comecei a defender, ao ponto do ridículo. Este caso do Weigl é isto tal e qual, como acharam que era a última bolacha do pacote, cada evidência óbvia do erro, leva a que o defendam ainda mais.

      Eliminar
  3. A vergonha que o Benfica anda a esconder com os ditos comentadores da BTV a tapar o sol com uma peneira ,o Weigl e Grimaldo são um barrete que destroiem qualquer equipa, devido a falta de intensidade e incapacidade de desenpemhar o verdadeiro papel de trinco de Weigl .Grimaldo destruiu Ferro como central porque o problema nunca foi o Ferro e sim Grimaldo um mau defesa esq. e Jesus não vê isto? qualquer sócio a 4,5 anos que assiste aquela via verde no lado esq.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Grimaldo ajudou a destruir o Ferro. Mas na minha opinião o Ferro também é um passarinho. Tal como Grimaldo safaram-se durante um ano com Lage enquanto tivemos um meio-campo forte que não deixava la chegar quase nada. Mas não acho que tenha qualidade para o Benfica. Já na formação não achava.

      Eliminar
    2. Independentemente disso Ferro não é tão mau como Grimaldo o fez parecer. Não acho material para o Benfica (curioso que os mesmos adeptos weiglistas defenderam durante muito tempo que era melhor que Rúben Dias), mas pareceu pior porque teve de lidar constantemente com as falhas posicionais de Grimaldo e já com Weigl em campo que não compensa ninguém.
      É curioso também que o próprio Grimaldo deixou de ser consensual como era até há 2 anos. A entrada de Weigl na equipa expôs as suas falhas de forma que fics impossível não notar. Até chegar Weigl, Grimaldo era idolo de boa parte que não viam as suas falhas defensivas (que por exemplo ajudaram a que se perdesse o penta que muitos se queixam repetida e estupidamente - para ser penta tivemos de ser tetra porra!) porque normalmente tínhamos um médio que compensava. Sem isso pufff, lá se foi o melhor lateral esquerdo do mundo e arredores. Agora já o criticam que não sabe defender, pelos vistos só desaprendeu há 2 anos com a chegada de Weigl.
      Será que para notarem a porcaria que Weigl é tem de chegar uma coqueluche pior que ele? Fds :(

      Eliminar
  4. Que mais há a dizer sobre isto? Nada... enfim... é o Weigl a defender em campo e a direcção fora dele... zero, zero, zero...

    ResponderEliminar